Recuperação de cartão CF depois que as fotos desapareceram da câmera?

Estou tentando recuperar fotos que desapareceram repentinamente do cartão CF da minha câmera após uma sessão. O cartão estava funcionando bem, mas agora as imagens sumiram e estou preocupado que elas possam ter sido excluídas ou que o cartão possa estar corrompido. Eu realmente preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de fotos de cartão CF ou recomendações de software para não piorar a situação e, com sorte, conseguir recuperar as imagens.

Isso já aconteceu comigo depois de um trabalho pago, e sim, a sensação é horrível. Você chega em casa, conecta o cartão CF, e o computador age como se nunca o tivesse visto antes. Ou metade dos arquivos sumiu. Já recuperei cartões em estado pior do que esse, então ainda não faça nada precipitado. Se o cartão CompactFlash não estiver fisicamente quebrado ou encharcado a ponto de não ter conserto, suas fotos e clipes ainda têm uma boa chance.

O que fazer primeiro

Faça estas três coisas antes de mexer em qualquer aplicativo de recuperação.

1. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera. Nada de fotos de teste. Nada de arrastar arquivos para ele. Cada gravação coloca os dados antigos em risco.
  2. Não o formate. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão precisa ser formatado, ignore. Clicar nisso só piora o trabalho de recuperação.
  3. Use um leitor de CF de verdade. Não conecte a câmera por USB esperando resultados confiáveis. Já tentei isso uma vez. Péssima ideia. O ideal é que o cartão seja montado por meio de um leitor dedicado para que a ferramenta de recuperação veja o dispositivo de armazenamento em si.

Verifique se o computador vê o cartão

No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Você está procurando uma coisa simples: o cartão aparecendo com aproximadamente a capacidade correta.

Se ele aparecer ali, mesmo que a partição pareça danificada, você ainda tem um caminho a seguir em casa.

Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão tiver dano físico, então o software não vai ajudar muito. Nesse ponto, um laboratório é o próximo passo, como o centro de recuperação de dados da CleverFiles.

Sobre software de recuperação

Se o sistema detectar o cartão, o uso de software costuma ser o caminho. Há um passo a passo no YouTube aqui, caso você queira ver o processo primeiro:

Já testei algumas ferramentas ao longo do tempo. As gratuitas às vezes funcionam, às vezes não.

O PhotoRec encontra arquivos, claro, mas o fluxo de trabalho é complicado. Ele joga o material recuperado em pastas genéricas, remove os nomes e transforma a organização em uma bagunça. O Recuva é mais fácil, embora eu tenha tido resultados fracos com formatos RAW de câmeras Nikon e Canon.

Disk Drill tem sido a opção menos irritante na minha experiência. A visualização ajuda. O suporte a tipos de arquivo de câmera é melhor do que o que obtive com a maioria das ferramentas gratuitas. Já usei em arquivos CR2, NEF, ARW e alguns arquivos de vídeo grandes de cartões Lexar mais antigos.

O processo que eu sigo

1. Instale o aplicativo de recuperação no disco do seu computador. Não no cartão CF. Parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.
  2. Faça primeiro uma imagem completa do cartão se ele parecer instável. Um backup byte a byte oferece uma fonte mais segura para escanear. Se o cartão começar a falhar ainda mais durante a recuperação, você ainda terá a imagem.
  3. Escaneie o cartão ou a imagem. Deixe terminar. Não cancele cedo só porque a primeira passada parece vazia.
  4. Visualize o que ele encontra. Abra as imagens. Percorra os vídeos. Um nome de arquivo não significa nada se o arquivo estiver corrompido.
  5. Restaure os dados recuperados em outro lugar. Salve no seu disco interno ou em um SSD externo. Nunca grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Se os seus arquivos de vídeo voltarem estranhos

Já passei por isso uma vez com imagens de evento. Os clipes foram recuperados, mas alguns não abriam corretamente.

O VLC às vezes corrige contêineres de vídeo danificados se você alterar o comportamento de entrada e codec para reparar arquivos corrompidos automaticamente. No Windows, o Untrunc também vale a pena conferir. Ele pode reconstruir cabeçalhos se o corpo do arquivo estiver lá, mas a parte inicial estiver destruída.

O que fazer com o cartão depois da recuperação

Só mexa no cartão depois que seus arquivos estiverem seguros em dois lugares.

Depois, se quiser testá-lo, execute o CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no Mac. Se os erros continuarem aparecendo, eu não confiaria nesse cartão para trabalho pago novamente. Se ele parecer estável, formate-o na câmera, não no computador.

Resumindo, pare de gravar nele, não formate, use um leitor de cartão, confirme que o cartão está visível no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco e depois recupere os arquivos para outra unidade. Essa ordem importa mais do que as pessoas pensam.

Espero que você consiga recuperar suas fotos. Já passei por isso, e ir devagar ajudou mais do que qualquer outra coisa.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: verifique a câmera antes de presumir que o cartão engoliu seus arquivos. Já vi câmeras perderem o rastreamento do diretório, e depois as fotos ainda aparecerem quando o cartão é colocado em um leitor. Se a câmera mostra 0 imagens, mas o espaço usado no cartão parece mais ou menos correto, isso aponta mais para dano no sistema de arquivos do que para exclusão real.

Minha ordem seria esta.

1. Coloque o cartão CF em modo de proteção contra gravação, se o seu adaptador tiver isso.
  2. Tente um segundo leitor de cartões. Leitores ruins causam muitos casos falsos de corrupção.
  3. Verifique o espaço usado versus o espaço livre. Se um cartão de 32GB mostra 28GB usados, seus dados provavelmente ainda estão lá.
  4. Faça primeiro uma imagem do cartão. Eu me importo mais com esta etapa do que com ferramentas de reparo.
  5. Escaneie a imagem com o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação.

Discordo um pouco sobre executar o CHKDSK logo no início. Não faça isso. Ele reescreve metadados e às vezes piora a recuperação de fotos. Deixe os reparos para depois da recuperação, ou simplesmente pule essa etapa e aposente o cartão.

Para trabalho com fotos, o Disk Drill tende a se sair melhor com arquivos RAW e reconstrução de pastas do que ferramentas gratuitas mais antigas. Se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia em vídeo de recuperação de fotos de cartão CF é fácil de seguir.

Se o cartão mostrar a capacidade errada, desconectar sozinho ou esquentar, pare. Isso é caso para laboratório, não para tentativa de conserto em casa.

Eu na verdade acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @himmelsjager só mencionaram de leve: verifique se os arquivos estão apenas ocultos ou se a pasta DCIM foi embaralhada. Já vi cartões CF em que a câmera não mostrava nada, o Finder/Explorer não mostrava nada, mas o espaço ainda estava sendo usado e os arquivos de imagem estavam lá com atributos corrompidos ou entradas órfãs.

Algumas coisas que eu não faria ainda:

• não execute nenhuma opção de reparo que a câmera ofereça
  • não deixe o Windows escanear e corrigir
  • não confie na primeira visualização de pasta vazia

Se o cartão montar, tente visualizar os arquivos ocultos primeiro. No Windows, attrib -h -s /s /d X:\*.* às vezes faz as coisas voltarem a aparecer se for apenas um problema de diretório/atributo. Isso tem menos impacto do que partir direto para o reparo do sistema de arquivos. Eu sei que algumas pessoas vão direto para um software de recuperação, mas às vezes as fotos nunca foram realmente excluídas.

Se isso falhar, sim, faça uma imagem do cartão e escaneie a imagem. Nisso eu concordo. O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de fotos em cartões CF porque lida razoavelmente bem com formatos RAW e permite visualizar antes de restaurar. Eu recuperaria para outra unidade e depois compararia a contagem e os tamanhos dos arquivos, não apenas os nomes.

Mais uma coisa prática: se sua câmera gravou arquivos sidecar ou pequenas prévias em JPEG, recupere esses também. Eles podem ajudar você a descobrir o que está faltando.

Além disso, este tópico em recomendações de software de recuperação de dados para cartão CF com fotos da câmera ausentes vale a leitura.

Se o cartão desconectar aleatoriamente, informar o tamanho errado ou fizer o leitor enlouquecer, pare de mexer nele. Normalmente é aí que o faça você mesmo vira perda de dados.

Uma pequena coisa que eu verificaria, que @himmelsjager, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer só contornaram parcialmente: a câmera estava configurada para gravar em um número de pasta diferente ou em um modo estranho de numeração de arquivos? Alguns corpos de câmera “perdem” a pasta atual e fazem parecer que o cartão está vazio quando os arquivos na verdade estão em outra subpasta DCIM.

Discordo um pouco de tentar corrigir atributos cedo demais se o cartão estiver se comportando de forma instável. Se o leitor perder a conexão mesmo uma vez, pule os ajustes espertos e vá direto para uma imagem por setores.

Minha abordagem depois de confirmar que o cartão é detectado:

• ler o cartão no Linux, se possível, porque ele tende a montar volumes FAT danificados de forma mais discreta
  • copiar primeiro apenas uma imagem bruta
  • inspecionar essa imagem em busca de cabeçalhos JPEG e assinaturas RAW antes de fazer uma recuperação ampla
  • depois executar o Disk Drill na imagem, não no cartão original

Prós do Disk Drill:

• bom suporte a formatos RAW/foto
  • as visualizações são realmente úteis
  • organização mais fácil do que em ferramentas básicas

Contras do Disk Drill:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muitos duplicados
  • a recuperação da estrutura de pastas nem sempre é perfeita

Mais uma dica prática: se você recuperar tanto RAWs completos quanto visualizações JPEG incorporadas, compare os carimbos de data e hora. Isso muitas vezes diz se os arquivos estão realmente ausentes ou apenas parcialmente danificados. Se o cartão já tiver apresentado um erro de CF na câmera antes disso, eu o aposentaria mesmo que a recuperação funcione.