Excluí acidentalmente vídeos e fotos importantes do cartão SD da minha GoPro e estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperá-los antes que se percam para sempre. Eu realmente preciso de ajuda para encontrar etapas seguras de recuperação da GoPro ou um software que funcione, porque esses arquivos são importantes e não usei muito o cartão desde que isso aconteceu.
Já precisei recuperar clipes ausentes da GoPro mais de uma vez e, sim, este é um dos trabalhos de recuperação mais complicados. Às vezes, a filmagem ainda está no cartão. Às vezes, parece recuperável, mas então o arquivo abre e se corrompe na metade. Essa parte é péssima. Recuperar vídeo de câmera de ação é uma história bem diferente de restaurar um JPG ou arquivo do Word excluído.
Faça isto antes de qualquer outra coisa
Pare de usar o cartão SD.
Nada de novas gravações. Nada de formatação. Nenhuma ferramenta de reparo. Não deixe a câmera continuar gravando nele.
Quando um clipe da GoPro é excluído, a entrada do arquivo geralmente é removida primeiro, enquanto os dados brutos do vídeo permanecem no cartão até que algo novo seja gravado por cima. Aprendi isso da pior forma depois de gravar por cima de um cartão que eu achava que estava “vazio”. Se você continuar usando-o, suas chances caem rápido.
Algumas coisas valem a pena verificar antes de começar a varredura:
- Lixeira da nuvem da GoPro ou Itens Excluídos Recentemente, se você paga pela assinatura
- Qualquer cópia que você tenha transferido antes para o seu laptop ou drive externo
- Arquivos LRV no cartão, já que esses clipes de pré-visualização às vezes são a única coisa que resta
- Se a câmera pede para reparar o arquivo quando você coloca o cartão de volta
Se nada disso funcionar, então sim, siga para o software de recuperação.
Por que as gravações da GoPro são mais difíceis do que as pessoas esperam
Muita gente trata a recuperação de vídeo como recuperação de fotos. Eu também fiz isso no começo. Não é a mesma coisa.
Câmeras mais novas raramente gravam um único MP4 organizado em uma sequência limpa. Uma GoPro geralmente grava o vídeo principal, o áudio, arquivos de pré-visualização em baixa resolução, informações de GPS, miniaturas e outros metadados quase ao mesmo tempo. No cartão, partes de um mesmo clipe acabam espalhadas por toda parte. E nem sempre em ordem.
Então um aplicativo de recuperação escaneia o cartão, encontra partes de um MP4, junta o que acredita que pertence ao arquivo, e você acaba com um nome de arquivo e um ícone. Aí você dá play, e ele trava, não mostra duração ou corta depois de 12 segundos. Já vi os três casos.
Isso acontece muito com:
- Modelos GoPro Hero
- Drones DJI
- Câmeras Insta360
- Câmeras Sony, Canon, Nikon e Panasonic recentes
- Câmeras veiculares
Para esse tipo de trabalho, só a varredura não conta toda a história. A lógica de reconstrução faz muita diferença.
O que eu tentaria primeiro
Eu começaria com o Disk Drill.
O motivo é simples. O modo Advanced Camera Recovery dele é voltado para vídeo fragmentado de dispositivos como GoPros, drones e câmeras veiculares. Em vez de presumir que o clipe excluído foi armazenado como um único bloco limpo, ele procura fragmentos de vídeo dispersos e tenta reconstruí-los em algo reproduzível. Para filmagens de câmeras modernas, essa abordagem faz mais sentido do que a antiga rotina de recuperação por assinatura de arquivo.
As etapas são bem simples:
- Conecte o cartão SD ao computador com um leitor de cartões
- Abra o Disk Drill
- Escolha o cartão de memória
- Selecione Advanced Camera Recovery
- Execute a varredura
- Visualize o que ele encontrar
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar, nunca de volta no mesmo cartão
A parte da visualização importa. Eu gosto de ver se um clipe abre antes de perder tempo exportando uma pilha de arquivos inúteis. O Disk Drill também incentiva você a criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão, o que está de acordo com o que as empresas de recuperação de dados costumam fazer quando um cartão parece instável ou começa a apresentar erros de leitura. Já fiz isso uma vez em um cartão com lentidão aleatória, e isso me poupou de forçar a mídia original.
Se você quiser outras opções
O PhotoRec é o gratuito que eu manteria por perto.
Ele recupera uma enorme variedade de tipos de arquivo e não custa nada, o que é ótimo. O problema é a usabilidade. Não há um processo sofisticado de reconstrução específico para câmeras. Não há um fluxo de visualização adequado. Nenhuma ajuda para organizar a bagunça depois. Muitas vezes você acaba olhando para uma montanha de arquivos recuperados com nomes genéricos, tentando descobrir qual deles é o seu passeio de bicicleta e qual é um fragmento corrompido. Funciona, mas é bruto.
O UFS Explorer está no outro extremo.
É uma ferramenta séria. Mais técnica. Mais controle. Em casos difíceis, às vezes se sai melhor do que o aplicativo médio para consumidores. Mas não é a primeira coisa que eu entregaria a alguém que quer seus clipes da GoPro de volta hoje à noite. O fluxo de trabalho é mais pesado, e ainda não prioriza o tipo de caminho de recuperação focado em câmera que torna o Disk Drill mais fácil para filmagens fragmentadas de action cam.
Se eu estivesse lidando com filmagens apagadas de uma GoPro, drone DJI ou algo parecido, eu seguiria esta ordem. Primeiro o Disk Drill. PhotoRec se eu precisasse de uma alternativa gratuita. UFS Explorer se o caso parecesse mais complicado e eu quisesse mais controle.
Primeiro, clone o cartão para um arquivo de imagem e trabalhe a partir da cópia. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer nisso, porque com cartões microSD, uma única sessão de leitura com erro pode piorar as coisas rapidamente. Use USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd, se você souber usar.
Depois, verifique o básico que a maioria das pessoas ignora:
- Pastas DCIM e MISC em busca de arquivos ocultos.
- Arquivos CHK da correção de erros do Windows.
- Cache de importações do GoPro Quik no seu celular ou PC.
- Danos no diretório exFAT. Se o cartão ficou estranho depois de remover a bateria, os arquivos ainda podem existir, mas o índice pode estar corrompido.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD de GoPro, principalmente porque a visualização prévia economiza tempo e ele também lida bem com a recuperação de fotos. Se seus clipes foram divididos em arquivos de capítulo, procure por timestamps e tamanhos correspondentes. Recupere todas as partes e depois teste no VLC.
Se os arquivos MP4 voltarem corrompidos, tente usar untrunc ou recover_mp4 com um clipe de amostra íntegro do mesmo modo da GoPro, mesma resolução, mesmo fps. Essa etapa resolve muitos casos de arquivo encontrado mas não reproduz.
Para fotos, organize por assinatura de arquivo e data. Para vídeo, espere recuperação parcial se o cartão recebeu novas gravações. Se as imagens forem muito importantes, pare com o faça você mesmo depois de criar a imagem do cartão. Esse é o ponto em que um laboratório tem a melhor chance.
Além disso, este guia curto é bom se você quiser um passo a passo visual rápido sobre como recuperar vídeos apagados de GoPro e cartão SD:
veja esta dica rápida para recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro
O principal é não salvar os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão. É assim que as pessoas destroem os últimos setores limpos.
Uma coisa que eu acrescentaria que @mikeappsreviewer e @codecrafter só mencionaram de passagem: verifique se os arquivos foram realmente excluídos ou apenas desindexados pelo cartão após um desligamento incorreto. Em cartões exFAT, já vi clipes da GoPro sumirem da câmera, mas ainda aparecerem se você montar o cartão em um computador e executar uma varredura com reconhecimento do sistema de arquivos em vez de apenas uma varredura profunda bruta.
Por isso eu normalmente faço duas passagens, não uma:
- varredura do sistema de arquivos para nomes originais/estrutura de pastas
- varredura por assinatura para o que restou
O Disk Drill é bem decente para isso porque consegue fazer as duas coisas sem tornar o processo super irritante, e para recuperação de GoPro isso importa mais do que as pessoas pensam. Se você conseguir recuperar os nomes MP4 originais, organizar os clipes certos fica muito mais fácil do que vasculhar 800 arquivos recuperados genéricos.
Uma pequena discordância da ideia de colocar o cartão de volta na câmera e ver se ela oferece reparo: eu não faria isso. Câmeras não são ferramentas de recuperação. Às vezes elas consertam as coisas gravando novos metadados, que é exatamente o que você não quer agora.
Além disso, se o cartão for de um modelo Hero recente e seus vídeos perdidos forem longos, verifique arquivos segmentados como GX01xxxx, GX02xxxx etc. As pessoas recuperam um segmento e acham que o resto sumiu, quando na verdade está dividido em vários arquivos.
Se nada aparecer de forma limpa, veja também esta discussão sobre recuperação de filmagens da GoPro e dicas de recuperação de cartão SD. Há alguns casos reais ali que são mais úteis do que o conselho genérico de apenas escanear.
Um ângulo extra em que ninguém realmente bateu muito: verifique a integridade do cartão antes de confiar em qualquer resultado de recuperação. Um microSD com falha pode recuperar arquivos que parecem bons na lista, mas corrompem durante a cópia. No Windows, o CrystalDiskInfo não ajuda muito com cartões SD, então eu normalmente observo leituras lentas, erros de cópia ou o cartão ficando offline. Se isso acontecer, pare de refazer a varredura repetidamente.
Discordo um pouco de tentar ferramentas demais em sequência no cartão original, mesmo em modo somente leitura. Com cartões instáveis, passagens repetidas não saem de graça.
Minha ordem seria:
- Adaptador com proteção contra gravação, se você tiver um
- Fazer uma imagem única se o cartão estiver estável
- Recuperar a partir da imagem
- Verificar os MP4 recuperados com o MediaInfo, não apenas com o VLC
Por que o MediaInfo? Ele informa se os cabeçalhos do contêiner estão intactos, se a duração é real, se existem informações de codec e se o arquivo é apenas um placeholder.
Sobre o software, o Disk Drill é um meio-termo razoável.
Prós:
- pré-visualização fácil
- bom para recuperação mista de fotos e vídeos
- pode recuperar a partir de uma imagem
- mais simples do que ferramentas forenses mais pesadas
Contras:
- é pago se você precisar da recuperação completa
- ainda pode retornar MP4 fragmentados que precisam de reparo
- não é a opção mais profunda para trabalho avançado em sistema de arquivos
É aí que eu complementaria @codecrafter, @waldgeist e @mikeappsreviewer: após a recuperação, valide imediatamente cada clipe importante e duplique-o em duas unidades. Um arquivo recuperado não está realmente recuperado até que de fato reproduza do início ao fim.