Qual é o melhor software de benchmark?

Estou à procura de um software de benchmark confiável para testar o desempenho do meu computador. Já experimentei alguns, mas não tenho certeza de quais são precisos e fáceis de usar. Alguém pode recomendar as melhores opções?

Melhor software de benchmark? Ah, isso é como perguntar qual cobertura de pizza é melhor – depende do que você está testando! Mas vamos fatiar isso rapidinho.

1. Cinebench – Se você quer mostrar os músculos do seu CPU, o Cinebench resolve. É como aquele teste de ‘levanta e coloca’ da academia para o seu processador. Super direto e confiável.

2. 3DMark – Testar a GPU? Este é o seu companheiro. É como um videogame que esmaga sua placa de vídeo até ela chorar. Fire Strike e Time Spy são meio que os padrões de ouro.

3. CrystalDiskMark – Testando SSDs ou HDs? Este programinha cospe suas velocidades de leitura/gravação mais rápido do que você pode dizer ‘por que meu PC está tão lento??’

4. UserBenchmark – Ok, é controverso. Alguns amam, outros acham meio… tendencioso. Mas é simples, rápido e compara seu sistema com outros (embora… leve os resultados com um grão de sal).

5. PCMark – Este é para o desempenho geral do sistema, tipo, ‘Como seu computador lida com tarefas diárias?’ Ótimo se você não está só jogando.

Escolha geral? Talvez comece com Cinebench e 3DMark. São respeitados e não vão fazer você se sentir como se estivesse decifrando hieróglifos antigos. Sua chamada, no entanto.

Por que ninguém está falando sobre o HWMonitor ou o AIDA64? Quero dizer, se você leva a sério os testes, não pode ignorar esses. O HWMonitor é excelente para monitorar as temperaturas e voltagens do CPU enquanto realiza benchmarks—porque, sério, qual é o ponto de forçar o sistema se você não sabe que ele está prestes a pegar fogo?

O AIDA64, por outro lado, é o playground dos nerds. Diagnósticos completos do sistema e testes de estresse para seu CPU, RAM e mais—é como o canivete suíço dos benchmarks, sem aquela interface exageradamente chamativa que te faz sentir que está lançando uma nave espacial (estou falando de você, 3DMark).

Além disso, Unigine Heaven e Superposition merecem destaque como benchmarks de GPU com alguns dos visuais mais bonitos disponíveis. Quer saber se sua GPU aguenta o apocalipse? Rode o Heaven nas configurações ultra.

Quanto ao @vrijheidsvogel recomendando o UserBenchmark – é, eu passo. Parece mais um anúncio do sistema do que uma ferramenta objetiva. Claro, é rápido, mas eu não confiaria nos resultados além da superfície. Cinebench e 3DMark são boas opções, como sugeriram, mas não ignore as ferramentas menos chamativas. Afinal, desempenho é mais do que apenas números bonitos, certo?

Certo, vamos direto ao ponto—software de benchmark, hein? Vamos manter isso compacto, mas informativo. Enquanto Cinebench, 3DMark, e outros já tiveram seu momento de destaque graças a posts anteriores, vamos incluir alguns azarões ou heróis menos comentados nessa corrida.

1. Geekbench
Prós: Benchmarking multiplataforma (Windows, macOS, Linux, Android, iOS—sim, até o seu celular pode se exibir). Ele cobre o desempenho de CPU e GPU com simulações de tarefas do mundo real, então é menos sobre pontuações sintéticas brutas e mais sobre capacidade prática.
Contras: Um pouco simplificado demais, carece de profundidade de teste de estresse comparado a algo como AIDA64.

2. PassMark PerformanceTest
Prós: Oferece uma ampla gama de testes para CPU, GPU, memória e até gráficos 2D/3D, tudo envolvido em uma interface sem complicações. Além disso, há um enorme banco de dados de comparação online.
Contras: Tende a favorecer certas configurações de hardware, então os resultados podem nem sempre contar a história completa.

3. Novabench
Prós: Leve, rápido e GRATUITO. Bom para usuários casuais que querem uma checagem rápida sem se aprofundarem em diagnósticos.
Contras: Não força o hardware tanto quanto ferramentas pesadas como 3DMark ou Unigine Heaven. Não é ideal para overclockers sérios.

E espere—aqui vai uma opinião impopular—não concordo completamente com a crítica ao UserBenchmark. Claro, não é perfeito (aqueles resultados parecem duvidosos às vezes), mas para uma comparação básica e rápida, ainda pode servir ao seu propósito. Só não tome nenhuma decisão de compra com base nele. Use como um esboço geral, não uma verdade absoluta.

Agora, voltando ao que não foi mencionado ainda—vamos falar sobre o Prime95 para teste de estresse de CPU. Quer descobrir se o seu overclock ou configuração de refrigeração vai implodir sob pressão? O Prime95 abre a câmara de tortura para o seu processador.
Prós: Leva o seu CPU ao limite; ótimo para testar estabilidade.
Contras: Brutal nas temperaturas—se o seu sistema de refrigeração não for eficiente, pode parecer que o seu PC está se transformando em uma torradeira.

Por fim, aqui está minha opinião: Se você é um usuário casual, fique com o Cinebench ou o Geekbench pela simplicidade. Gamers e fãs de GPU? Vá de 3DMark ou Unigine Heaven. Mas para os profissionais que precisam de diagnósticos completos de hardware, AIDA64 ou HWMonitor são imbatíveis. No final, a ferramenta certa depende de quão fundo você deseja ir nesse buraco de coelho.