Formatei acidentalmente uma unidade que tinha fotos importantes e arquivos de trabalho, e agora estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperar os dados perdidos. Alguém já teve sucesso com a recuperação de dados de uma unidade formatada, e há ferramentas seguras ou etapas que eu deveria tentar primeiro?
Já apaguei a unidade errada antes e, sim, aquela sensação no estômago chega rápido. A primeira coisa que aprendi foi simples. Pare de gravar nela imediatamente.
Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a unidade principal do sistema, não instale aplicativos, não copie arquivos para ela, não continue usando como se nada tivesse acontecido. Cada gravação reduz suas chances porque os dados antigos são substituídos setor por setor.
Verifique os backups antes de fazer qualquer coisa complicada
Eu começaria por aqui porque isso economiza tempo, dinheiro e muita varredura sem sentido. Muitas pessoas já têm a sincronização em nuvem ativa e se esquecem disso até que algo dá errado.
Veja primeiro estes lugares:
- Lixeira e áreas de excluídos recentemente do OneDrive, Google Drive ou iCloud
- Time Machine no Mac
- Histórico de Arquivos no Windows
Se seus arquivos estiverem em um backup, você resolve isso em minutos em vez de passar horas vasculhando os resultados da recuperação.
O software de recuperação geralmente é o próximo passo
Se nenhum backup aparecer, eu iria direto para uma ferramenta de varredura. Para unidades formatadas, Disk Drill funcionou melhor para mim do que a maioria das opções que testei. Ele roda no Windows e no Mac, e lida com sistemas de arquivos comuns sem exigir muita configuração.
A forma segura de fazer isso:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, nunca na formatada
- Execute uma varredura no disco formatado e analise o que ele encontrar
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade
Também testei opções gratuitas. O PhotoRec encontra muita coisa, embora pareça mais rudimentar e os nomes dos arquivos frequentemente voltem corrompidos ou ausentes. O Recuva é mais fácil se você estiver no Windows, mas já vi ele falhar quando a partição foi mais afetada do que em uma formatação leve.
Quando o software falha, os laboratórios são a última chance
Se os arquivos importam o suficiente, fotos de família, registros fiscais, trabalho de clientes, coisas que você não pode recriar, um laboratório de recuperação é o próximo passo. Custa mais, às vezes muito mais, mas eles têm ferramentas que usuários comuns não têm.
Uma coisa que muitas pessoas ignoram é o tipo de formatação. Essa parte importa mais do que o aplicativo que você escolher.
- A Formatação Rápida normalmente apaga o mapa do sistema de arquivos, então o sistema operacional deixa de saber onde os arquivos estão, mas os dados brutos muitas vezes ainda permanecem lá por um tempo
- A Formatação Completa é pior. Nos sistemas Windows atuais, ela grava zeros em toda a unidade e verifica se há erros. Depois que os setores são sobrescritos, ferramentas de recuperação para consumidores não conseguem trazer os arquivos antigos de volta
Então sim, aja rápido. Pare de usar a unidade. Verifique os backups. Se não existir backup, faça uma varredura nela com uma ferramenta como Disk Drill antes que qualquer outra coisa toque no disco. O tempo importa muito aqui, e esperar torna o trabalho mais difícil.
Formatado nem sempre significa perdido. A grande diferença é que tipo de unidade é e que tipo de formatação foi feita.
Se isso foi em um HDD e você fez uma formatação rápida, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis se você parou de usá-lo rapidamente. Se isso foi em um SSD, suas chances caem muito porque o TRIM apaga blocos em segundo plano. Essa parte costuma ser bastante ignorada. Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer quanto à urgência ser toda a história. O tipo de unidade importa tanto quanto o tempo.
O que eu faria:
- Verifique primeiro a saúde SMART com CrystalDiskInfo ou DriveDx. Se a saúde parecer ruim, clone a unidade antes de fazer a varredura.
- Faça uma imagem por setores, não uma cópia de arquivos. Use o ddrescue no Linux ou as ferramentas de imagem do R-Studio.
- Faça a varredura na imagem, não no disco original. Mais seguro. Mais rápido para tentar de novo.
- Teste mais de um scanner. O Disk Drill é sólido para fotos e documentos comuns. O R-Studio tende a se sair melhor em partições danificadas e sistemas de arquivos mistos.
- Recupere para um disco diferente. Nunca de volta para a origem.
Mais uma coisa. Se você reformatou de um sistema de arquivos para outro, como de NTFS para exFAT, nomes de arquivos e pastas costumam ficar bagunçados. A recuperação de fotos ainda é razoável, documentos de escritório são incertos.
Se você quiser um passo a passo simples, este análise do Disk Drill e recursos de recuperação explicados vale a pena ver.
Se você informar HDD ou SSD, formatação rápida ou completa, e Windows ou Mac, o pessoal aqui pode dar conselhos menos no chute.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @sonhadordobosque insistiram o suficiente: se os arquivos forem realmente insubstituíveis, não comece com cinco aplicativos de recuperação diferentes só porque são fáceis de baixar. Cada montagem, varredura, reconexão e momento de “deixa eu tentar mais uma coisa” aumenta a chance de piorar a situação, especialmente se a unidade tiver problemas de hardware subjacentes.
O que mais importa é isto:
- Foi uma formatação rápida ou formatação completa
- É um HDD, SSD, cartão SD ou pen drive USB
- Você continuou usando depois da formatação
- A unidade está se comportando normalmente ou clicando / desconectando / travando
Se for um HDD ou USB saudável e tiver sido uma formatação rápida, você ainda tem uma chance bem real. Se for um SSD, eu seria muito menos otimista do que algumas pessoas aqui, porque o TRIM pode fazer a recuperação dar errado rapidamente, mesmo quando você fez tudo certo.
Minha visão é um pouco diferente do conselho habitual de “faça a varredura imediatamente”. Se os dados têm alto valor, crie uma imagem primeiro e depois experimente na imagem. Isso lhe dá uma fonte limpa para trabalhar. Depois disso, claro, tente o Disk Drill, já que é uma das opções mais fáceis de usar e geralmente se sai bem com fotos, documentos e casos comuns de recuperação de unidade formatada. Mas eu não julgaria o resultado com base em apenas uma passada. Scanners diferentes encontram restos diferentes.
Além disso, verifique se a “formatação” foi feita por uma câmera, Windows, macOS ou outro dispositivo. Formatações feitas por câmera às vezes deixam estruturas de fotos recuperáveis de uma forma que as formatações de desktop não deixam.
Se você quiser outro tópico com dicas práticas de recuperação de disco formatado, vale a pena ler isto: dicas de recuperação de USB formatado após apagamento acidental.
Publique o tipo de unidade + tipo de formatação + SO. Neste momento, as pessoas só podem dar palpites semi-informados, para ser sincero.