Precisa de ajuda para recuperar arquivos excluídos no Mac sem o Time Machine

Excluí acidentalmente arquivos importantes no meu Mac e depois percebi que nunca configurei o Time Machine. Já verifiquei a Lixeira e procurei backups recentes, mas ainda não consigo encontrá-los. Eu realmente preciso recuperar esses documentos para o trabalho, então estou procurando a maneira mais segura de recuperar arquivos excluídos em um Mac sem o Time Machine.

Já passei por isso uma vez no meu Mac e, sim, esvaziar a Lixeira parece horrível por uns 10 segundos. Mesmo assim, isso nem sempre significa que os arquivos se foram para sempre. O erro que as pessoas cometem é continuar usando o Mac normalmente depois que isso acontece. Em Macs com SSD, o espaço apagado é reutilizado rápido. Quando o macOS grava por cima desses blocos, a chance de recuperação cai drasticamente.

Eu seguiria esta ordem.

1. Verifique o Time Machine e o iCloud primeiro

Este é o caminho mais rápido quando funciona.

1. Abra a pasta onde o arquivo costumava ficar.
  2. Entre no Time Machine e volte para um backup de antes de esvaziar a Lixeira.
  3. Restaure o arquivo.
  4. Depois, entre em https://www.icloud.com/pt-br e verifique Apagados recentemente para arquivos ou fotos.

Se qualquer um desses serviços estivesse funcionando como deveria, a recuperação levaria minutos, não horas.

2. Verifique se há snapshots APFS

Muitos usuários de Mac deixam passar essa. O macOS costuma manter snapshots APFS locais por conta própria, mesmo em sistemas sem uma rotina completa do Time Machine. Eu abriria o Utilitário de Disco, escolheria o volume de Dados APFS e veria se existem snapshots de antes da exclusão. Se houver algum, seus arquivos ainda podem estar lá.

3. Tente um software de recuperação

Se os backups não mostrarem nada, eu iria para isso rapidamente. Disk Drill geralmente é a opção mais fácil para a maioria das pessoas em Macs mais novos, incluindo Apple Silicon. Os passos são bem simples:

1. Instale o aplicativo.
  2. Selecione a unidade onde os arquivos apagados estavam armazenados.
  3. Execute uma varredura.
  4. Visualize o que ele encontra.
  5. Recupere para uma unidade diferente, se tiver uma.

Existem ferramentas gratuitas, como o PhotoRec, e eu já usei coisas assim antes. Funciona, mais ou menos. O problema é o resultado. Muitas vezes você recupera os arquivos sem os nomes originais, sem a estrutura de pastas e com uma pilha de trabalho de organização depois.

Mais uma coisa: SSDs usam TRIM. Isso importa. O TRIM ajuda a apagar dados excluídos mais rápido do que os antigos discos rígidos jamais conseguiram. Então o tempo importa muito aqui. Se você continuar usando o Mac, instalar aplicativos aleatórios, baixar coisas ou copiar arquivos por aí, você piora a recuperação. rápido.

Eu verificaria o Time Machine e o iCloud primeiro. Se eles não mostrarem nada, inicie uma varredura de recuperação imediatamente. Já vi pessoas recuperarem arquivos mesmo depois de esvaziar a Lixeira, principalmente quando pararam de usar o Mac imediatamente e lidaram com a recuperação primeiro.

Pare de usar o Mac agora mesmo. Isso importa mais do que qualquer outra coisa. Cada nova gravação reduz as chances de recuperação, especialmente em SSDs.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não gastaria muito tempo fuçando primeiro no Utilitário de Disco se os arquivos forem realmente importantes. Mais cliques, mais gravações, mais risco. Seja breve e passe para a recuperação a partir de outra unidade.

O que eu faria.

1. Se os arquivos estavam no iCloud Drive, verifique o iCloud Drive na web, não apenas Apagados Recentemente. Às vezes os documentos ainda aparecem lá.
  2. Verifique a recuperação específica do app. Pages, Word, Excel, Adobe e Notas costumam manter cópias de salvamento automático, temporárias ou de histórico de versões.
  3. Procure nestas pastas:
    ~/Library/Containers
    ~/Library/Autosave Information
    /private/var/folders
    Abra o Finder, Ir, Ir para a Pasta.
  4. Se os documentos foram enviados por e-mail ou mensagem antes, pesquise no Mail, Mensagens, Slack, Discord ou Teams por anexos.
  5. Se o FileVault estava ativado e o Mac foi muito usado desde a exclusão, suas chances caem rápido. SSD + TRIM é brutal.

Se você precisar de um software de recuperação de arquivos, o Disk Drill é a primeira ferramenta que eu testaria no Mac. Instale-o em uma unidade externa, se possível, escaneie a unidade interna e recupere os arquivos para um disco diferente. Essa parte é importante. Não restaure de volta no mesmo volume do Mac.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo de recuperação de arquivos excluídos no Mac é útil:
guia passo a passo para recuperar arquivos excluídos no Mac

Se forem documentos de trabalho e tiverem valor financeiro, desligue o Mac e leve-o a uma empresa de recuperação de dados. Fazer por conta própria é aceitável até o ponto em que os arquivos valem mais do que a taxa do serviço.

Um ângulo em que nem @mikeappsreviewer nem @cacadordeestrelas realmente insistiram o suficiente é o versionamento no nível do app. No macOS, alguns documentos não estão realmente “sumidos” mesmo quando o arquivo está. Clique com o botão direito na pasta pai ou reabra o app que o criou e verifique coisas como Procurar Todas as Versões, Recentes, Arquivos Recuperados ou painéis de AutoRecuperação. Os apps da Microsoft em particular podem ser sorrateiros ao manter cópias temporárias.

Verifique também as configurações de privacidade do Spotlight. Parece estranho, mas já vi arquivos “sumirem” porque a pasta foi excluída da indexação, e aí as pessoas presumem exclusão. Use o Terminal também:
mdfind 'filename'
e
find ~/ -name '*part_of_filename*' 2>/dev/null

Eu meio que discordo de ir fundo demais em pastas temporárias manualmente, a menos que você saiba o que está procurando. Isso vira mergulho em lixão digital muito rápido.

Se os arquivos foram realmente excluídos, use o Disk Drill, mas faça isso com cuidado. Melhor colocar o Mac no comportamento mais próximo possível de somente leitura, depois escanear e recuperar apenas para armazenamento externo. Se os documentos importam, também vale a pena ler isto: discussão sobre o melhor software de recuperação de arquivos de disco rígido para Mac

Versão curta: primeiro histórico do app, segundo busca no Terminal, terceiro varredura de recuperação. E sim, pare de usar a máquina. Tipo, pare mesmo, seriamente.

Um ângulo extra que eu acrescentaria ao que @cacadordeestrelas, @vrijheidsvogel e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se os arquivos já estiveram dentro de uma pasta de aplicativo sincronizado que não fosse o iCloud. Dropbox, OneDrive, Google Drive, Box, até mesmo exportações do Notion podem manter arquivos excluídos em suas próprias lixeiras na web por 30 dias ou mais. Muita gente esquece que a pasta parecia “local” no Finder, mas na verdade era gerenciada pela nuvem.

Eu também verificaria:

• lista de arquivos recentes do app Preview
  • tags na barra lateral do Finder, se você usava tags
  • /Volumes caso os documentos tenham sido salvos em um disco externo por engano
  • contas de trabalho compartilhadas na web, especialmente o histórico de versões do Microsoft 365

Pequena discordância com o conselho de “fazer a varredura imediatamente”: se os documentos forem extremamente valiosos e seu Mac tiver um SSD soldado com FileVault ativado, eu pararia antes de usar ferramentas por conta própria e consideraria um profissional primeiro. Macs modernos não são bons alvos para recuperação.

Se você seguir pela rota de software, o Disk Drill é a escolha prática para a maioria dos usuários de Mac.

Prós:

• interface fácil
  • boa visualização de arquivos
  • lida razoavelmente bem com APFS
  • mais rápido de usar do que ferramentas de linha de comando

Contras:

• não faz milagres contra o TRIM
  • a melhor recuperação geralmente precisa de outra unidade
  • pode encontrar muito lixo, o que exige triagem
  • recursos pagos podem ser necessários para recuperação completa

Se o Disk Drill encontrar os arquivos, recupere apenas para uma unidade externa, nunca de volta para o disco interno do Mac.