Posso recuperar dados de um disco rígido externo WD após a formatação?

Formatei acidentalmente meu disco rígido externo WD e perdi fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos pessoais. A unidade estava funcionando bem antes, e eu realmente preciso de ajuda para descobrir se há uma maneira segura de recuperar os dados sem piorar a situação. Procuro orientações sobre recuperação de dados de disco rígido externo WD após formatação acidental.

Lidei com alguns WD My Passport com defeito e, sim, é péssimo toda vez. A maioria dos meus funcionou bem por anos, então eu nunca os tratei como algo frágil. Aí um começa a dar problema e seu estômago despenca.

A primeira coisa que eu faria é desconectá-lo e parar de mexer nele. Se os arquivos foram apagados, ou se a unidade está travando, reconectá-la repetidamente é como piorar uma situação ruim. Mais leituras, mais gravações, mais chances de a unidade destruir o que restou.

Abra o Gerenciamento de Disco pelo menu do botão Iniciar. Se a unidade aparecer lá com o tamanho correto, eu ainda tentaria a recuperação por conta própria. Se ela não aparecer lá, ou se você ouvir cliques, zumbidos ou ruídos de raspagem, eu pararia por aí e procuraria um laboratório de recuperação. Um barulho assim geralmente significa que o problema já não é mais de software.

O que funcionou para mim

Se o computador ainda reconhece a unidade, eu começaria com um software de recuperação. Depois de testar vários ao longo do tempo, o que eu sempre acabo usando de novo para unidades My Passport é o Disk Drill. O principal motivo é que ele lê os sistemas de arquivos com os quais essas unidades costumam aparecer, NTFS, FAT32 e exFAT, e não esconde o que é útil atrás de uma bagunça de menus.

1. Instale no seu computador, não na unidade WD.
  2. Depois conecte o My Passport.
  3. Selecione a unidade e inicie a varredura com Search for lost data.
  4. Escolha Universal Scan se quiser uma verificação mais completa.
  5. Enquanto ele verifica, confira os arquivos encontrados. Eu geralmente olho primeiro em Deleted or lost, depois em Reconstructed.
  6. A ferramenta de visualização importa mais do que as pessoas imaginam. Se uma foto abre ou um documento é exibido corretamente na prévia, eu trato isso como um sinal forte de que o arquivo é recuperável.
  7. Selecione o que você quer e clique em Recover.

Se o seu caso for mais simples

Também já usei o Recuva para erros menores. Se você apagou alguns arquivos e a unidade está normal no restante, ele serve. Interface antiga, profundidade limitada, mas para uma exclusão acidental simples, ele resolve com frequência suficiente.

Para problemas mais complicados, como uma partição perdida ou um disco que de repente aparece como não inicializado, o TestDisk é uma daquelas ferramentas que as pessoas mencionam por um motivo. É grátis e, em alguns casos, ele restaura a tabela de partição para que os arquivos voltem a aparecer sem uma recuperação completa. Eu não chamaria isso de algo amigável. Um passo errado e você se complica ainda mais. Se você não se sente confortável lendo cada aviso com calma, eu pularia essa opção.

A parte que muita gente não percebe sobre unidades My Passport

1. Não remova a unidade do gabinete, a menos que você já saiba com o que está lidando. Muitos modelos My Passport usam criptografia de hardware pela placa USB dentro do gabinete. Aprendi isso da pior forma anos atrás. Você tira a unidade sem o gabinete, conecta de outro jeito, e os dados parecem embaralhados ou o volume aparece como RAW. Se a porta do gabinete estiver danificada, um técnico reparando e soldando a placa original geralmente é o caminho mais seguro.
  2. Se você ativou o WD Security e definiu uma senha, vai precisar dessa senha. Não existe truque esperto para contornar isso. A unidade precisa ser desbloqueada primeiro com a ferramenta da WD antes que um software de recuperação consiga ver arquivos utilizáveis.

Depois de recuperar seus dados, configure algum tipo de backup. Não precisa ser nada sofisticado. A WD agora indica o Acronis, o que é ok, mas eu também mantive as coisas simples com uma segunda unidade externa mais o OneDrive ou o Google Drive para os arquivos que eu odiaria perder duas vezes. Uma vez já foi o bastante para mim, para ser sincero.

Sim, se você formatou a unidade WD e depois parou de usá-la, suas chances de recuperação costumam ser razoáveis. A formatação rápida é o melhor cenário. A formatação completa é pior, especialmente nas versões mais novas do Windows, porque sobrescreve mais dados.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de gravar qualquer coisa na unidade. Discordo um pouco sobre reparar a partição como um passo inicial após uma formatação. Se o disco estava saudável antes, recuperar os arquivos primeiro é mais seguro do que tentar reconstruir estruturas e torcer para que nada piore.

O que eu faria:

1. Verifique se a unidade monta e mostra o tamanho correto.
  2. Não copie arquivos para ela.
  3. Se os dados forem muito importantes, faça primeiro uma imagem byte a byte com algo como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue.
  4. Analise a imagem, ou a unidade, com o Disk Drill. É uma das melhores opções para recuperação de disco rígido externo WD formatado porque lida com exFAT, NTFS, FAT32 e faz um bom trabalho com assinaturas de fotos e documentos.
  5. Recupere os arquivos para um disco diferente.

Alguns pontos práticos que as pessoas ignoram:

• Nomes de arquivos e estrutura de pastas costumam sobreviver a uma formatação rápida, mas nem sempre.
  • Fotos e documentos de escritório geralmente são recuperados melhor do que grandes projetos de vídeo fragmentados.
  • Se o BitLocker ou a segurança WD estavam ativos, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente.
  • Se o SMART mostrar muitos setores defeituosos, faça a imagem primeiro. Nao continue reanalisando o original.

Para uma formatação acidental simples em uma unidade WD saudável, a recuperação por software funciona com frequência suficiente para tentar antes de pagar um laboratório.

Se você quiser um guia simples, este guia de recuperação de unidade formatada da Western Digital é razoável: assista a este passo a passo de recuperação de disco rígido externo WD.

Sim, normalmente você pode recuperar dados de um HD externo WD após a formatação, mas a resposta depende de que tipo de formatação aconteceu e se você continuou usando a unidade depois.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas, mas eu reforçaria uma coisa: antes de fazer várias varreduras profundas, pense em criar primeiro um clone/imagem se os arquivos forem realmente insubstituíveis. Um software de recuperação é ótimo, mas leituras repetidas em um dispositivo externo instável podem transformar uma unidade recuperável em peso de papel bem rápido. Isto explica muito bem por que criar uma imagem de disco antes da recuperação de dados pode proteger seus arquivos.

Alguns pontos extras que importam:

• Formatação rápida = chance bem maior.
  • Formatação completa = pior, mas nem sempre sem esperança.
  • Dispositivos externos baseados em SSD são mais complicados porque o TRIM pode apagar dados recuperáveis mais rapidamente.
  • Dispositivos externos WD que eram criptografados ou protegidos por senha podem complicar bastante tudo.

Eu não começaria tentando ‘reparar’ a unidade formatada. Isso pode dar errado. A opção mais segura é recuperar para outro disco. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui para recuperação de dados de HD externo WD formatado porque pode escanear tanto registros perdidos do sistema de arquivos quanto assinaturas de arquivos. Salve tudo o que for recuperado em outro lugar, nunca de volta na mesma unidade WD. Se as pré-visualizações parecerem boas, isso geralmente é um sinal razoável.

Se a unidade estiver fazendo cliques, desconectando ou extremamente lenta, pare. Isso já é mais caso de laboratório, para ser sincero.

Sim, muitas vezes é recuperável após uma formatação, mas eu dividiria isso em duas perguntas: foi apenas formatado ou a unidade também está instável?

Concordo em grande parte com @cacadordeestrelas, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer sobre interromper o uso imediatamente. Onde eu discordo um pouco: antes mesmo de pensar em software, verifique a saúde do WD com algo simples como o CrystalDiskInfo ou a leitura SMART em outro utilitário. Se a saúde estiver ruim, não faça uma sessão longa de recuperação na unidade original.

Alguns detalhes específicos da WD que as pessoas não percebem:

• Alguns modelos My Passport dependem da ponte USB para criptografia por hardware, mesmo sem você definir uma senha manualmente.
  • Se a placa do gabinete falhar, retirar a unidade do gabinete pode fazer os dados recuperados parecerem ilegíveis.
  • Se a formatação mudou o tipo de sistema de arquivos, a qualidade da recuperação pode cair mesmo que os arquivos brutos ainda estejam lá.

Sobre o Disk Drill:
Prós:

• Bom suporte para NTFS, exFAT, FAT32
  • Boas visualizações, úteis para verificar fotos/documentos antes da recuperação
  • Mais fácil de organizar os arquivos encontrados do que em muitas ferramentas

Contras:

• Verificações profundas podem levar muito tempo
  • A recuperação bruta pode perder nomes/pastas originais
  • Os limites da recuperação paga podem incomodar as pessoas

Se a unidade estiver saudável, o Disk Drill é uma primeira tentativa por software razoável. Se ela desconectar, fizer cliques ou ficar muito lenta, pule o faça você mesmo e vá para um laboratório. O maior erro após a formatação é tentar ferramentas demais em sequência no mesmo disco físico.