Posso recuperar arquivos de um pen drive após excluir fotos?

Apaguei acidentalmente fotos do meu pen drive e esvaziei tudo antes de perceber que eram as únicas cópias. O drive tem fotos de família que eu realmente preciso recuperar, e tenho medo de que usá-lo mais possa sobrescrever os arquivos. Existe uma maneira segura de recuperar fotos excluídas de uma unidade flash USB?

Se fosse o meu pendrive, eu começaria com software de recuperação, desde que a unidade ainda se comporte como uma unidade normal. A história muda se ela ficar desconectando, mostrar 0 bytes, nunca montar, parecer morta ou esquentar sem motivo. Nesse ponto eu pararia de mexer nela. Para a bagunça comum de eu apaguei coisas e agora preciso de volta, software é a primeira coisa que eu tentaria antes de transformar isso em um serviço caro de laboratório.

O primeiro passo é chato, mas importante: pare de gravar qualquer coisa no USB agora mesmo. Nada de copiar arquivos para ele. Nada de formatar. Nada de passar limpeza. Em unidades flash, arquivos excluídos geralmente pulam o caminho normal da Lixeira. O sistema marca o espaço como disponível, e seus dados antigos ficam ali até que novos dados caiam por cima. Já vi gente perder arquivos recuperáveis por salvar um vídeo aleatório no mesmo pendrive cinco minutos depois. Péssima ideia.

Antes de fazer a varredura, eu faria uma verificação manual rápida. Muitos arquivos excluídos acabam sendo apenas ocultos, movidos ou copiados para outro lugar antes.

1. Mostre os arquivos ocultos no USB e procure de novo.

2. Verifique pastas como $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se a unidade foi conectada a um Mac em algum momento.

3. Procure no Desktop, Downloads, Documents do seu computador e em qualquer pasta onde você costuma jogar coisas quando está com pressa.

4. Verifique backups e pastas de sincronização, OneDrive, Google Drive, Dropbox, Histórico de Arquivos, o que quer que você use.

Se nada disso aparecer, então sim, eu passaria para um aplicativo de recuperação.

A maioria dessas ferramentas funciona mais ou menos da mesma forma, mesmo que os menus e rótulos sejam uma bagunça:

1. Instale o software no seu computador, não no pendrive.

2. Conecte o USB e selecione-o dentro da ferramenta de recuperação.

3. Execute uma varredura de arquivos excluídos ou arquivos perdidos.

4. Deixe a varredura terminar. Não pare antes se os arquivos forem importantes.

5. Use filtros se houver, tipo de arquivo, nome, data, tamanho.

6. Visualize os arquivos quando o aplicativo oferecer suporte.

7. Selecione o que você quer recuperar.

8. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, nunca de volta no mesmo USB.

Estou repetindo a última parte porque as pessoas deixam isso passar. Recuperar os dados de volta no mesmo pendrive é como você sobrescreve o resto do que estava tentando salvar. Fiz isso uma vez anos atrás. Não fiz duas vezes.

Coisas que eu olharia primeiro:

1. Disk Drill. Esse é o que eu testaria primeiro em um caso normal de arquivos excluídos. O layout é fácil de seguir, ele lida com FAT32, exFAT e NTFS, e a ferramenta de visualização ajuda bastante. Se uma foto ou documento abre na visualização, eu normalmente considero isso um bom sinal de que a recuperação vai sair limpa. Também tive mais sorte com ele quando a unidade tinha alguma bagunça no sistema de arquivos, não apenas exclusão simples.

2. PhotoRec. Feio, grátis e teimoso de um jeito bom. Eu o mantenho por perto porque ele desenterra arquivos quando outras ferramentas voltam quase de mãos vazias, especialmente se o sistema de arquivos estiver danificado. A desvantagem é pesada. Nomes de arquivos e estrutura de pastas muitas vezes voltam destruídos, então você acaba organizando uma montanha de arquivos na mão. Boa opção de emergência. Nada divertida.

3. Data Rescue. Já vi fazer um trabalho sólido, embora eu nunca tenha gostado de navegar pela interface dele. Se a primeira varredura deixar passar coisas, esse é um que eu usaria para uma segunda tentativa. Às vezes uma segunda ferramenta vê coisas que a primeira deixou escapar.

4. Recuva. Antigo, só para Windows, ainda útil para trabalhos simples. Se você apagou alguns documentos, JPGs, PDFs ou outros tipos de arquivo comuns de uma configuração básica de USB, ainda vale tentar. Eu não confiaria nele primeiro para casos estranhos ou formatos mais novos, mas para exclusão simples de arquivos ele ainda é mencionado por um motivo.

Uma coisa que eu não executaria no começo é o CHKDSK, nem qualquer comando de reparo da mesma família. Essas ferramentas servem para corrigir problemas no sistema de arquivos. Não são ferramentas para desfazer exclusão. Já vi comandos de reparo deixarem a recuperação mais feia ao alterar dados de diretório antes que os arquivos importantes fossem copiados. Minha ordem é simples: recupere primeiro, repare depois.

Então, se o seu USB ainda aparece normalmente, eu faria primeiro uma varredura com o Disk Drill, puxaria os arquivos importantes para outra unidade e lidaria com o próprio USB depois disso. Se a unidade parecer instável de forma física, desconexões aleatórias, calor, sons estranhos de um adaptador, qualquer coisa assim, eu pararia e entregaria a uma empresa de recuperação em vez de cutucar até piorar.

Sim, se o pen drive ainda monta e mostra o tamanho correto, as chances de recuperação geralmente são boas. O principal é parar de usá-lo agora. Cada nova gravação reduz suas chances.

Concordo com a maior parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu acrescentaria uma etapa antes da varredura. Faça uma imagem do USB primeiro, se você tiver espaço no seu PC. Uma cópia setor por setor oferece uma fonte segura para escanear várias vezes. Se o dispositivo começar a falhar depois, você ainda terá a imagem. No Linux ou macOS, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, USB Image Tool é fácil de usar.

Algumas coisas que as pessoas deixam passar:

1. Verifique o app de fotos no seu celular ou o histórico de importação do PC. Importações antigas muitas vezes deixaram cópias para trás.
  2. Procure por JPG, JPEG, PNG, HEIC, MOV na Pesquisa do Windows em todo o computador.
  3. Se as fotos vieram de uma câmera, verifique o cartão da câmera também. As pessoas esquecem disso o tempo todo.

Quanto ao software, Disk Drill é uma escolha sólida para fotos apagadas em unidades USB porque as prévias economizam tempo e ajudam a confirmar a integridade dos arquivos antes da recuperação. Se as prévias parecerem corrompidas, não entre em pânico. Tente uma varredura profunda ou uma segunda ferramenta depois de criar a imagem da unidade.

Uma coisa da qual discordo um pouco: o Recuva é bom, mas em mídia flash já vi ele deixar passar HEICs e arquivos mais novos de celular com mais frequência do que eu gostaria. Não é inútil, só parece mais antigo.

Além disso, ignore avisos de formatação rápida, prompts de reparo de erro e ‘scan and fix’. Essas ferramentas adoram fazer bagunça.

Se você quiser um passo a passo, este guia em vídeo de recuperação de arquivos de pen drive no Facebook mostra o processo em etapas simples.

Sim, às vezes você consegue recuperar fotos apagadas de um pen drive, mas a janela de oportunidade fecha rápido. Como você já sabe que não deve mais usar o USB, essa parte já está resolvida. Eu acrescentaria uma coisa que @yozora só mencionou brevemente: se as fotos forem realmente insubstituíveis, não fique conectando o pen drive repetidamente para ver se elas ainda estão lá. Unidades flash podem passar de quase normais para estranhamente ilegíveis muito rápido.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto, porém: eu não gastaria muito tempo vasculhando pastas manualmente se você sabe que as apagou. Uma verificação rápida, tudo bem. Mas depois disso, vá direto para a recuperação antes que o Windows resolva aprontar com gravações em segundo plano ou indexação.

O que eu faria:

• Conecte uma vez
  • Se ele montar normalmente, recupere dele o mais rápido possível
  • Melhor ainda, faça uma imagem primeiro se puder
  • Recupere os arquivos para o seu computador, não de volta para o USB
  • Priorize JPG, PNG, HEIC, MOV, MP4 antes de qualquer outra coisa

Quanto às ferramentas de fato, o Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque é fácil classificar fotos por tipo e visualizar o que realmente é recuperável. Isso importa muito quando você está tentando salvar fotos de família em vez de vasculhar 8.000 arquivos misteriosos. Se o Disk Drill encontrar prévias que abrem corretamente, isso é um sinal bem decente. Se não encontrar, tente outra ferramenta depois de trabalhar a partir de uma imagem, não do pen drive original.

Além disso, uma pequena dose de realidade: se este pen drive for exFAT ou tiver sido muito usado após a exclusão, a recuperação pode ser parcial. Alguns arquivos podem voltar corrompidos ou sem nomes. Isso é ruim, mas recuperação parcial é melhor do que nenhuma.

Se você quiser mais opiniões sobre ferramentas, vale a pena dar uma olhada também neste tópico sobre melhor software de recuperação de pen drive para arquivos USB apagados.

Não formate, não execute o Verificar e corrigir e definitivamente não salve nada novo nele.

Um ângulo que acho que @yozora, @jeff e @mikeappsreviewer só tocaram de leve: fotos excluídas muitas vezes ainda podem ser recuperadas, mas pen drives podem retornar leituras ruins silenciosamente antes de falharem de vez. Então, antes de sair testando todos os apps de recuperação, copie alguns arquivos não importantes do USB para ver se as leituras estão estáveis. Se as cópias travarem, apresentarem erro de CRC ou se a unidade desconectar, pare e considere um laboratório profissional.

Discordo um pouco da mentalidade de escanear tudo imediatamente. Se estas forem fotos de família sem preço, primeiro pergunte: elas já foram visualizadas neste PC? Cache de miniaturas do Windows, apps de biblioteca de fotos, uploads em chats, anexos de e-mail e editores de foto antigos às vezes deixam cópias ou exportações utilizáveis para trás.

Quanto ao software, Disk Drill é uma escolha razoável.

Prós

• Pré-visualizações fáceis para JPG/PNG/HEIC
  • Boa filtragem por tipo de arquivo
  • Interface amigável para usuários não técnicos

Contras

• Varreduras profundas podem retornar muita bagunça
  • Nomes de arquivos/pastas podem não ser preservados
  • Limites da versão paga podem ser irritantes, dependendo da versão

Se o Disk Drill encontrar pré-visualizações limpas, isso é promissor. Se as pré-visualizações estiverem quebradas, não assuma perda total. Recuperação apenas de miniaturas ainda é melhor do que nada para fotos de família. Verifique também se as fotos já foram impressas por meio de um app de loja ou backup de app social. É uma fonte estranha, mas salva as pessoas com mais frequência do que você imagina.