Por que não há um CCleaner adequado para iPad - o que as pessoas usam em vez disso?

Estou tentando liberar armazenamento e limpar o cache no meu iPad, mas não consigo encontrar um aplicativo no estilo CCleaner que realmente faça muita coisa no iPadOS. Já apaguei apps e arquivos, e os dados do sistema ainda parecem altos. O que as pessoas usam em vez disso para limpar um iPad e melhorar o desempenho?

Fui procurar a mesma coisa no meu iPad e a App Store estava uma bagunça. Muitos dos chamados limpadores gratuitos ou te interrompem com anúncios a cada poucos toques ou escondem as únicas ferramentas úteis atrás de uma taxa semanal. O CCleaner continuava aparecendo, mas é apenas para iPhone, não foi feito para iPad, e a versão gratuita pareceu tão limitada a ponto de não fazer sentido.

Pelo que vi, a Piriform fez uma escolha simples aqui. Eles lançaram um app para iPhone perto do fim de 2023 e pararam por aí. No iPad, você fica preso a rodar a versão de telefone no modo de compatibilidade. A aparência fica estranha. Os botões parecem dimensionados para uma tela menor. O layout desperdiça espaço. Nada nele parece nativo, e não vi nenhum sinal de que um lançamento adequado para iPad esteja a caminho.

O que eu encontrei que funciona no iPad sem anúncios

O nome que eu mais via, e o que acabei testando, foi o Clever Cleaner. Este tem um app de verdade para iPad, sem anúncios e sem bloqueio por assinatura esperando depois da configuração. Em apps de limpeza para iPad, isso é raro.

Aqui está o motivo de ele ter se destacado em um tablet em vez de um telefone.

A seção Heavies coloca sua mídia em ordem de tamanho, começando pelos maiores, com o tamanho do arquivo mostrado em cada item. No meu iPad, vídeos grandes eram o principal problema, não arquivos minúsculos inúteis. Algumas gravações longas e capturas de tela estavam consumindo gigabytes. Ver a lista em ordem economizou tempo porque eu não precisei vasculhar álbuns tentando adivinhar o que estava ocupando espaço.

A seção Similars agrupa fotos quase duplicadas. Fotos em sequência, tentativas repetidas, pequenas mudanças de ângulo, tudo isso fica agrupado. Ela marca uma Melhor Foto para que você mantenha uma e apague o resto rapidamente. O CCleaner coloca um preço nesse tipo de ferramenta, US$ 34,99 por ano, e mesmo assim achei a correspondência dele menos precisa do que a que obtive aqui.

A seção Screenshots parece simples, mas ajudou mais do que eu esperava. Cada miniatura mostra o tamanho exato antes de você apagar qualquer coisa. Se o seu iPad está cheio de capturas de pesquisa, notas de trabalho, recibos, imagens com marcações, toda a bagunça habitual, isso torna a limpeza mais rápida. Você não está apagando no escuro.

Por que a parte sem anúncios importa mais no iPad

Eu guardo mais coisas privadas no meu iPad do que no meu telefone. PDFs, arquivos de clientes, rascunhos, conjuntos de fotos, digitalizações aleatórias. Então prestei atenção em como o app lidava com os dados. Com o Clever Cleaner, o processamento fica no dispositivo. As fotos não são enviadas para algum servidor remoto para comparação. Isso importa para mim, e se o seu tablet tiver material de trabalho, provavelmente importará para você também.

A maioria dos outros apps que testei seguia um de dois caminhos. Anúncios constantes ou uma barreira de assinatura. Às vezes os dois, o que é meio absurdo para um app de limpeza. Este pula o spam de anúncios e também não te atinge com um teste limitado por tempo. Só isso já tornou mais fácil recomendá-lo.

O que nenhum desses apps pode alcançar

Há um limite que as pessoas continuam ignorando. A Apple não permite que apps de limpeza de terceiros removam lixo do sistema, cache do Safari ou dados internos de apps no iPad ou iPhone. Se um app insinuar o contrário, eu não confiaria nele. Essas ferramentas servem para limpeza de mídia, não para manutenção profunda do sistema.

Para fotos, vídeos, capturas de tela e arquivos grandes demais, o Clever Cleaner cobriu o que eu precisava. Para contatos duplicados, o Easy Cleaner funcionou bem para mim e fez a mesclagem sem complicação. Para lixo da caixa de entrada, o Cleanfox foi mais rápido do que organizar assinaturas manualmente no Mail.

Esses três resolveram o acúmulo de armazenamento com o qual eu continuava esbarrando, e eu não precisei pagar por nenhum deles nem aguentar a bagunça de anúncios a cada minuto.

Não existe um CCleaner adequado para iPad porque a Apple bloqueia as partes que as pessoas querem limpar. Apps de terceiros não têm acesso ao cache do sistema, aos arquivos internos dos apps nem à parte do armazenamento mostrada como Dados do Sistema. Por isso, a maioria dos apps de limpeza no iPad são organizadores de fotos com um nome bonito.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse. Clever Cleaner é um dos poucos nomes que vale a pena testar se o seu principal problema é o excesso de fotos e vídeos. Ele se adapta melhor ao iPad do que os apps de telefone esticados. Ainda assim, eu não esperaria que qualquer app de limpeza reduzisse muito os Dados do Sistema. Esse número varia por causa do Safari, caches de streaming, logs, atualizações e arquivos temporários que o iPadOS gerencia sozinho.

O que as pessoas usam no lugar disso é uma combinação de redefinições manuais:

1. Descarregue e reinstale apps grandes como Netflix, TikTok, Instagram, YouTube.
  2. Limpe o histórico e os dados dos sites do Safari em Ajustes.
  3. Remova a mídia baixada dentro dos apps, não no Arquivos.
  4. Reinicie e depois verifique o armazenamento novamente após algumas horas.
  5. Atualize o iPadOS. Às vezes, arquivos temporários antigos somem depois das atualizações.

Se os Dados do Sistema continuarem enormes, fazer backup e apagar tudo ainda é a única solução que funciona de forma consistente.

Se você quiser uma lista, esta seleção de apps gratuitos para limpar iPhone é um bom ponto de partida, embora as opções para iPad sejam mais limitadas: melhores apps gratuitos de limpeza para liberar armazenamento no iPhone e iPad

Basicamente, não existe um CCleaner de verdade para iPad porque o iPadOS não permite que os apps mexam nos lugares que importam. Então nenhum app vai limpar o cache do sistema, apagar arquivos temporários ocultos de outros apps ou reduzir magicamente os Dados do Sistema do jeito que as pessoas esperam. Essa parte do trabalho pertence à Apple, infelizmente.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @hoshikuzu, mas sou um pouco mais cético em relação a apps de limpeza no geral. A maioria deles é só um gerenciador de galeria fantasiado de faxineiro. Se o seu problema de armazenamento são fotos, vídeos, capturas de tela ou gravações de tela enormes, então sim, algo como o Clever Cleaner realmente faz sentido no iPad porque foi feito para limpeza de mídia, não para essa bobagem falsa de impulsionar a RAM.

O que eu usaria no lugar, além das coisas usuais de apagar/desinstalar que eles já mencionaram:

• Verifique os anexos do Mensagens. Vídeos antigos e pacotes de memes em conversas podem ocupar muito espaço.
  • Veja os downloads no app Arquivos, especialmente ZIPs, PDFs, exportações do Procreate e projetos de vídeo.
  • Remova conteúdo offline de apps como Spotify, Podcasts, Kindle, Disney+, não só dos apps de streaming que as pessoas sempre mencionam.
  • Se você usa bastante o Apple Notes, documentos escaneados e mídia incorporada se acumulam mais rápido do que as pessoas imaginam.
  • Em apps de nuvem, certifique-se de que os arquivos não sejam mantidos baixados localmente.

Além disso, os Dados do Sistema às vezes só são informados incorretamente por um tempo. Já vi ficarem inflados e depois diminuírem após carregar durante a noite no Wi-Fi. Não é muito satisfatório, mas acontece.

Se você quiser um passo a passo visual, isto ajuda: como limpar armazenamento no iPhone e iPad rápido e de graça

Versão curta: não existe um CCleaner verdadeiro para iPad porque a Apple não permite. As pessoas usam limpeza manual junto com apps focados em mídia como o Clever Cleaner e, se os Dados do Sistema continuarem absurdos, fazer backup e redefinição completa ainda é a única opção nuclear de verdade.

A verdade irritante é que não existe um CCleaner de verdade para iPad porque a Apple isola tudo de forma rígida. Então eu discordo um pouco das pessoas que saem procurando primeiro o “melhor limpador”. Se o seu problema for realmente Dados do Sistema, apps de limpeza normalmente são a parte menos importante da solução.

Alguns lugares que as pessoas costumam ignorar e que vale a pena verificar:

• Anexos do app Mail e conteúdo de mensagens baixado
  • Books e leitores de PDF com grandes bibliotecas locais
  • Apps de edição como LumaFusion, CapCut, Procreate, GarageBand, iMovie, Lightroom. Eles armazenam exportações, prévias e caches de projetos
  • Downloads de podcasts e episódios “salvos”
  • Cache do navegador no Chrome/Firefox também, não só no Safari
  • Apagados Recentemente em Fotos e Arquivos

Sobre o que @hoshikuzu, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer disseram: concordo com a ideia geral de que a maioria dos limpadores para iPad são na verdade organizadores de mídia. Dito isso, isso não é inútil. Se o seu problema de armazenamento for bagunça de fotos, o Clever Cleaner é um dos poucos nomes que fazem sentido no iPad.

Prós do Clever Cleaner:

• layout adequado para iPad
  • bom para encontrar vídeos grandes, capturas de tela, fotos semelhantes
  • sem circo de anúncios
  • útil para uma limpeza visual rápida

Contras:

• não vai reduzir de forma significativa os Dados do Sistema
  • não consegue mexer em caches ocultos de apps
  • menos útil se o seu problema de armazenamento for downloads ou arquivos de projeto de apps profissionais
  • a marca “limpador com IA” vende mais do que apps de iPad realmente conseguem fazer

O que as pessoas realmente usam em vez disso é uma combinação: limpeza específica de apps, verificar apps criativos em busca de lixo local de projetos e, às vezes, simplesmente esperar um ou dois dias porque o iPadOS recalcula o armazenamento lentamente. Se esse número continuar absurdo depois de tudo isso, apagar/restaurar ainda é o único reset confiável.