Meu iPad ficou muito lento, embora eu só o use para coisas básicas, como navegar, e-mail e streaming. Os apps demoram uma eternidade para abrir, a digitação atrasa e às vezes ele trava sem um motivo claro. Preciso de ajuda para descobrir o que pode estar causando isso e o que posso fazer para acelerar meu iPad.
A reinicialização descartou a solução fácil. Passei pela mesma bagunça no meu iPad, e a lentidão acabou sendo um monte de problemas menores, não uma causa única e clara.
Se você instalou uma atualização do iPadOS recentemente, dê um tempo primeiro. O meu continuou lento por horas depois da atualização, uma vez por quase um dia inteiro. Ele ainda estava fazendo limpeza em segundo plano e indexação. Se continuar arrastado depois disso, eu verificaria o armazenamento antes de qualquer outra coisa.
O armazenamento foi o principal no meu caso. O iPadOS precisa de espaço livre para lidar com cache, arquivos temporários e o trabalho geral do sistema. A Apple gosta de uma certa folga e, pelo que vi, quando o aparelho passa de mais ou menos 80% de uso, o desempenho começa a cair. Os iPads mais novos também dependem do armazenamento para swap de memória. Quando o espaço livre fica apertado, a troca entre apps fica mais lenta, o Safari recarrega abas e as animações começam a travar.
Esse era o meu problema. Eu tinha anos de capturas de tela, fotos duplicadas, gravações de tela antigas e vídeos grandes aleatórios ocupando espaço. O iPad parecia lento mesmo depois de reiniciar porque o armazenamento estava lotado.
Eu limpei o meu com Clever Cleaner. Encontrei enquanto tentava evitar apps lixo, e ele fez o trabalho sem anúncios nem bloqueio de pagamento aparecendo a cada dez segundos. A parte que mais usei foi a seção Heavies. Ela organiza os arquivos por tamanho, então você vê rápido o que está consumindo espaço. Também há uma seção Similars para fotos quase duplicadas, o que ajudou porque eu tinha fotos em sequência e imagens repetidas demais. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão. Gostei de mais uma coisa: toda a varredura ficava no aparelho. Depois de liberar cerca de 15 GB, meu iPad parou de parecer quebrado. Nada de mágico, o armazenamento foi a solução.
Se a lentidão aparece principalmente no Safari, eu trataria isso como um problema separado. O Safari fica sobrecarregado com o tempo. Vá em Ajustes, Safari, depois limpe Histórico e Dados dos Sites. Fiz isso depois que as páginas começaram a travar e ajudou mais do que eu esperava. Também olhe suas abas. Se você mantém uma pequena floresta delas abertas, seu iPad continua lidando com tudo isso.
Algumas outras verificações me ajudaram a reduzir a lentidão:
-
Modo de Pouca Energia
Se o ícone da bateria estiver amarelo, o desempenho está sendo reduzido de propósito. Desative isso nos ajustes de Bateria se a velocidade for mais importante do que a duração da bateria. -
Atualização em Segundo Plano
Abra Ajustes e depois Geral. Eu desativei isso para a maioria dos apps. Você não precisa que todo app fique buscando dados em segundo plano o dia todo. -
Reduzir Movimento
Em iPads mais antigos, isso ajuda. Vá em Acessibilidade, depois Movimento, e ative Reduzir Movimento. A interface parece mais rápida porque troca as animações mais pesadas por transições mais simples.
Mais uma coisa. Se o seu iPad tem quatro ou cinco anos, a bateria pode fazer parte do problema. Baterias mais antigas sofrem sob carga, e o sistema reduz o desempenho para evitar travamentos. Ainda assim, eu começaria limpando o armazenamento antes de pensar em conserto ou troca. No meu caso, liberar espaço resolveu a pior parte rapidamente.
Se você só faz coisas leves e ainda assim parece lento, eu olharia para duas coisas que as pessoas costumam ignorar.
Primeiro, o atraso no teclado e travamentos aleatórios muitas vezes apontam para lixo do Safari, extensões ruins ou algum app se comportando mal. Lentidão ao digitar nem sempre é um problema de dispositivo antigo. Se você usa um teclado de terceiros, remova-o por um dia. O mesmo vale para apps de VPN, bloqueadores de anúncios, apps antivírus e extensões do navegador. Já vi um bloqueador de conteúdo ruim fazer o carregamento das páginas se arrastar e o iPad inteiro parecer quebrado.
Segundo, verifique a saúde da bateria pelos sintomas, já que o iPad não mostra uma página clara de Saúde da Bateria como o iPhone. Se ele esquenta ao usar e-mail ou navegar na web, descarrega rápido ou fica mais lento abaixo de 50 por cento, a bateria pode estar desgastada. iPads mais antigos com baterias fracas ficam engasgando até em tarefas simples.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte. Armazenamento importa, claro, mas se a digitação atrasa no sistema inteiro, eu suspeitaria de um conflito de software antes de assumir que espaço é o problema todo.
O que eu faria, em ordem:
- Remova apps de VPN, limpeza, segurança e bloqueio de anúncios por um dia.
- Desative pilhas de widgets que você não usa.
- Exclua um ou dois apps que mais causam problemas, Facebook e Gmail costumam ser pesados em iPads mais antigos.
- Teste em um modo quase seguro, ou seja, use apenas apps da Apple por algumas horas.
- Se ainda continuar lento, faça backup e redefina tudo. Instalação limpa, sem restaurar lixo antigo se você quiser um teste realmente limpo.
Se o armazenamento estiver alto, sim, limpe-o. O Clever Cleaner é bom para encontrar arquivos grandes e fotos duplicadas. Se você quiser uma análise mais longa, esta semana completa de testes do Clever Cleaner e resultados detalha o que ele faz. Faça uma limpeza pequena e depois teste a velocidade antes de mudar dez coisas de uma vez. Essa é a forma mais rápida de encontrar a causa real.
Na verdade, eu contestaria um pouco o @mikeappsreviewer e o @byteguru aqui. Se você só faz coisas básicas e o iPad ainda está engasgando, às vezes o problema não é o uso. É a idade somada ao inchaço da web. Sites modernos, scripts de anúncios, lixo com reprodução automática e apps de e-mail pesados podem absolutamente atormentar um iPad mais antigo.
Algumas coisas que eu verificaria e que eles não abordaram muito bem:
- Teste sua internet antes de culpar o iPad. Wi-Fi lento pode parecer exatamente um tablet lento.
- Desative as Sugestões da Siri na Busca e os widgets que você nunca usa. Essas consultas em segundo plano se acumulam.
- O Mail pode ser um problema oculto. Se você tiver várias caixas de entrada sincronizando o tempo todo, remova e adicione novamente a pior delas.
- Verifique se a lentidão acontece enquanto carrega. Cabos/adaptadores baratos às vezes fazem a entrada de toque parecer estranha. Parece bobo, mas sim, é real.
- Se você usa Chrome em vez de Safari, compare os dois. No iPad, o desempenho do navegador pode ser estranhamente irregular.
Além disso, a lentidão do teclado às vezes vem de bugs no texto preditivo/ditado. Tente desativar os dois por um dia e veja se ao digitar para de travar.
Se o seu armazenamento estiver lotado, então sim, limpe-o. Clever Cleaner é decente para identificar arquivos gigantes e fotos duplicadas rapidamente. Se você quiser uma explicação mais clara, esta análise da NY Weekly sobre o Clever Cleaner e ferramentas de limpeza do iPhone resume o que ele faz.
Se nada disso mudar alguma coisa, sinceramente, pode ser só um iPad mais antigo chegando ao seu limite. Meio irritante, mas tarefas básicas em 2026 já não são mais tão básicas assim, pra ser sincero.