Meu disco rígido começou a apresentar setores defeituosos, e agora alguns arquivos importantes não abrem nem copiam. Estou tentando descobrir se um software de recuperação de dados ainda consegue recuperar arquivos de setores defeituosos ou se a unidade já está comprometida demais. Preciso de ajuda para escolher o próximo passo mais seguro antes que eu piore a situação.
Erros de CRC e pastas que nunca abrem, o que eu fiz primeiro
Enfrentei isso uma vez com um HDD antigo, e o pior erro que cometi no começo foi deixá-lo online enquanto eu continuava tentando reler os dados. Se o seu drive está apresentando erros de verificação de redundância cíclica, ou o Explorer trava quando você abre uma pasta, pare de mexer no drive agora. Se for o seu drive de inicialização, desligue o PC. Se for externo, desconecte-o.
Por que ser tão direto assim. Porque cada nova tentativa faz o drive trabalhar mais. O sistema operacional continua pedindo os mesmos setores. O firmware do drive continua tentando recuperá-los. Se o disco já estiver fraco, toda essa leitura extra o desgasta rapidamente. Vi um drive passar de instável a ilegível em uma única noite.
O que geralmente está acontecendo
Pelo que vi, esses casos se dividem em dois grupos.
Setores defeituosos leves, ou dano lógico.
Isso acontece quando os dados armazenados não correspondem mais às informações de correção de erro. Queda repentina de energia, desligamentos forçados, alimentação USB instável, coisas assim. A superfície do disco ainda pode estar boa.
Setores defeituosos graves, ou dano físico.
Isso é desgaste ou dano no prato, ou um problema na cabeça de leitura. Software não corrige dano físico. Na melhor das hipóteses, ajuda você a evitar essas áreas danificadas e extrair o que ainda pode ser lido.
Não comece com CHKDSK
Muita gente vai direto para ferramentas de reparo. Eu não faria isso.
O CHKDSK tenta tornar o sistema de arquivos consistente novamente. O objetivo dele não é salvar cada arquivo. O objetivo dele é fazer com que esse volume seja montado e se comporte corretamente. Essas coisas não são iguais. Já vi entradas de arquivos serem descartadas durante o reparo, o que piorou a recuperação posterior, em vez de melhorar.
A opção mais segura é clonar o drive primeiro, setor por setor, ou criar uma imagem completa do disco. Uma passagem cuidadosa. Copie o que ainda pode ser lido para um bom drive. Depois pare de usar o ruim e faça o resto a partir da cópia.
A abordagem que eu usaria para recuperação por conta própria
Se você vai fazer isso sozinho, eu começaria com um software de criação de imagem feito para discos com falha. Uma opção é Disk Drill.
O que me chamou atenção nas versões mais novas, especialmente a v6, foi a parte de backup, não a varredura de arquivos excluídos. Em drives instáveis, a parte útil é como ele lida com áreas ilegíveis. Muitas ferramentas travam, congelam ou continuam forçando a mesma região defeituosa. Esta tenta passar pelos blocos ruins, pegar primeiro os dados fáceis, e depois voltar com leituras menores. Isso faz diferença. Menos estresse repetido no drive, mais chances de recuperar mais arquivos antes que o hardware piore.
Fluxo de trabalho básico
- Pegue um drive de destino saudável com espaço livre suficiente.
- Faça uma imagem byte a byte do drive com falha.
- Monte ou conecte a imagem na ferramenta de recuperação.
- Faça a varredura da imagem, não do disco original.
- Recupere os arquivos para um drive diferente, não para a origem da imagem e não para o disco com falha.
Esse passo do meio é o ponto principal. Você quer manter o drive defeituoso desligado o máximo possível.
Quando software é a escolha errada
Existe um ponto em que fazer isso por conta própria deixa de fazer sentido.
Se você ouvir cliques, rangidos, bipes, ou o drive não girar, pare. O mesmo vale se ele continuar caindo do barramento do sistema ou desaparecer da BIOS. Nesse ponto eu não continuaria testando. Falha mecânica é um problema diferente.
Se os dados importam, fotos de família, arquivos de impostos, trabalho de cliente, repositórios de projetos antigos, envie para um laboratório. Lugares como Gillware ou Techchef lidam com troca de cabeças, problemas nos pratos, falhas de firmware, e usam hardware dedicado que PCs normais não têm. Custa dinheiro, geralmente algo em torno de $500 a $3,000 pelo que vi, mas esse é o caminho para drives que softwares comuns não conseguem ler.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Depois que seus arquivos recuperados forem copiados e você abrir uma amostra deles para confirmar que não estão corrompidos, aí você pode mexer no drive original se ainda quiser. Formatação completa, não formatação rápida, ou chkdsk /r no PowerShell, marcará as áreas defeituosas para que o sistema de arquivos as evite.
Ainda assim, eu não confiaria em um drive depois de erros de CRC e leituras travadas. Eu mantive um assim uma vez só para transferências sem importância. Mesmo assim pareceu uma ideia idiota, e ele morreu algumas semanas depois.
O que eu mudei depois disso
Comecei a fazer backups 3-2-1 porque cansei de aprender essa lição do jeito mais difícil.
- 3 cópias dos seus dados
- 2 tipos diferentes de armazenamento
- 1 cópia fora do local ou em armazenamento na nuvem
Leva algum tempo para configurar. Ainda assim é mais fácil do que tentar resgatar um disco morrendo à 1h30 da manhã com uma pasta presa em calculando.
Sim, às vezes o software recupera dados de setores defeituosos. Depende do que falhou.
Se o setor está fraco, mas ainda pode ser lido após várias tentativas, o software de recuperação pode conseguir extrair o arquivo. Se o setor já se foi ou a cabeça de leitura está falhando, o software encontra um limite. Aí você obtém arquivos parciais, erros de CRC ou travamentos.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare com as tentativas normais de cópia. Discordo levemente em uma coisa: nem todo caso de setor defeituoso significa trabalho imediato de laboratório. Se a unidade ainda aparece de forma estável na BIOS e não faz cliques, uma tentativa cuidadosa de faça você mesmo ainda faz sentido.
O que importa é o tipo de arquivo. Uma foto com uma área defeituosa pode abrir com uma falha visual. Um ZIP, banco de dados, PST ou projeto de vídeo geralmente falha feio por causa de um pequeno trecho ilegível. Então recuperado nem sempre significa utilizável.
Minha ordem seria:
-
Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo.
Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros incorrigíveis aumentando, a unidade está piorando. -
Faça uma imagem da unidade uma vez.
Use algo feito para discos instáveis. O Disk Drill é uma boa opção para isso, especialmente se seu objetivo for recuperar arquivos de setores defeituosos sem forçar a unidade repetidamente. -
Trabalhe a partir da imagem.
Não escaneie a unidade com problema dez vezes. É aí que as pessoas perdem ainda mais dados. -
Valide os arquivos recuperados.
Abra documentos. Verifique os vídeos. Teste os arquivos compactados. Não presuma que copiado = corrigido.
Se a unidade faz cliques, desaparece ou lê a 0 KB/s com longas travadas, pare com o faça você mesmo. Isso é caso para laboratório.
Além disso, vale a pena ler esta explicação sobre como setores defeituosos em um disco rígido afetam a recuperação de dados .
Versão curta: ainda não está sem esperança. Mas sua janela fica menor quanto mais você continua mexendo na unidade.
Não é sem esperança, mas não confunda software pode ver arquivos com software pode recuperar arquivos totalmente. Essas são coisas muito diferentes.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas, mas sou um pouco menos categórico sobre setores defeituosos em si. Alguns setores defeituosos por si só nem sempre significam que o drive está morrendo neste exato segundo. Às vezes o problema maior é que um ponto ilegível fica dentro dos dados críticos de um arquivo, então o arquivo se torna inútil mesmo que 99,9% tenha sido copiado corretamente. É por isso que documentos do Word, ZIPs, PSTs, VMs e bancos de dados se danificam mais rápido do que, por exemplo, JPEGs ou MP3s.
Uma coisa que eu acrescentaria: verifique se os arquivos corrompidos estão todos agrupados em uma mesma área. Se apenas uma árvore de pastas estiver comprometida, o dano pode estar localizado, o que melhora suas chances para todo o resto. Se a corrupção estiver espalhada aleatoriamente por todo o disco, isso é pior.
Além disso, não avalie a recuperação apenas pelos nomes dos arquivos. Visualize ou verifique por hash o que você recuperar. Já vi recuperações bem-sucedidas que basicamente foram vitórias vazias.
Se você estiver fazendo isso por conta própria, use algo feito para drives instáveis como o Disk Drill, mas trate isso como triagem, não como mágica. Priorize primeiro os tipos de arquivo mais importantes, se a ferramenta permitir. O tempo importa, e cada leitura extra pode piorar a situação.
Se você quiser um guia simples para escolher um software confiável de recuperação de dados para suas próprias necessidades, isto é realmente útil: como escolher o software certo de recuperação de dados
Se o drive começar a ficar extremamente lento, desconectar, ou fazer ruídos estranhos, a abordagem por conta própria provavelmente acabou. Nesse ponto, o software não está falhando, o hardware está.
Não é sem esperança, mas vou contestar um ponto um pouco: as pessoas muitas vezes focam demais na contagem de setores defeituosos e não o suficiente no comportamento da unidade. Uma unidade com alguns setores defeituosos que lê de forma estável ainda pode dar uma boa chance de recuperação. Uma unidade com apenas “alguns” alertas SMART, mas com travamentos constantes, muitas vezes é o caso mais perigoso.
Estou com @cazadordeestrellas, @viajantedoceu e @mikeappsreviewer quanto ao panorama geral: o software pode recuperar contornando setores defeituosos, mas não pode inventar dados que estão fisicamente ilegíveis. Onde eu discordo um pouco é da ideia de que o SMART conta toda a história. Já vi unidades horríveis com SMART “aceitável” e unidades com aparência saudável que já estavam desmoronando.
Minha regra é simples:
- Se os arquivos falham aleatoriamente, mas a unidade continua sendo detectada, o software ainda tem uma chance.
- Se a unidade desaparece, faz cliques ou trava completamente o sistema, o software está vivendo por um fio.
Mais uma coisa a considerar: às vezes o que foi atingido são os metadados do sistema de arquivos, não o conteúdo dos arquivos. Nesse caso, seus documentos ou fotos ainda podem existir no disco, mas a estrutura de pastas está quebrada. É aí que as ferramentas de recuperação podem se sair melhor do que uma cópia normal, porque fazem varredura por assinaturas em vez de confiar na tabela de arquivos danificada.
Disk Drill é uma opção razoável aqui.
Prós
- bom para ler mídia com falhas sem agir como um simples copiador de arquivos
- pode recuperar a partir de imagens, o que é mais seguro do que forçar o disco original
- suficientemente direto se você não estiver usando equipamento profissional de laboratório
Contras
- se o dano for físico e severo, não fará milagres
- varreduras profundas ainda podem levar uma eternidade em unidades instáveis
- nomes de arquivos/pastas recuperados nem sempre são preservados perfeitamente em casos complicados
Então sim, o software pode ajudar, especialmente se os pontos ilegíveis forem limitados e seus arquivos importantes não estiverem exatamente em cima deles. Mas se os setores defeituosos se sobrepuserem a partes críticas de um ZIP, PST, VM ou banco de dados, a recuperação pode ser tecnicamente “bem-sucedida” enquanto o arquivo ainda continua inutilizável. Essa é a parte que as pessoas só aprendem depois.