Melhor maneira de mesclar fotos duplicadas no iPhone em 2026?

Meu iPhone acabou com muitas fotos duplicadas depois de sincronizar com o iCloud e mover imagens de outro dispositivo. Agora meu armazenamento está ficando cheio, e não tenho certeza de qual é a maneira mais segura ou rápida de mesclar fotos duplicadas sem perder nada importante. Estou procurando ajuda com o melhor método ou aplicativo para limpar fotos duplicadas em um iPhone em 2026.

Se você só precisa limpar fotos duplicadas exatas no seu iPhone, eu começaria com a própria ferramenta da Apple. Usei ela primeiro e, para duplicatas verdadeiramente idênticas, ela funciona bem.

Abra Fotos, role até Utilitários, ou Coleções > Utilitários nas versões mais novas do iOS, depois abra Duplicatas. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo e então em Mesclar. O iOS mantém uma versão, combina os metadados que tiver e envia os extras para Apagados Recentemente. Uma coisa que notei depois de uma grande importação: a seção Duplicatas não apareceu imediatamente. Meu telefone precisou de horas e, uma vez, levou quase dois dias enquanto indexava tudo.

O ponto fraco fica bem claro quando sua biblioteca fica bagunçada. A ferramenta da Apple só encontra arquivos duplicados exatos. Se você tem uma sequência de cinco fotos quase idênticas, algumas selfies com pequenas mudanças de expressão ou fotos repetidas do mesmo lugar, normalmente elas continuam intocadas. Para você, elas parecem iguais. O iPhone ainda trata isso como imagens separadas.

Foi por isso que acabei usando Clever Cleaner. Minha biblioteca está com cerca de 30.000 fotos agora, mais ou menos, e o app Fotos padrão deixou de ser suficiente há algum tempo.

O que mais me chamou atenção foi a capacidade dele de encontrar tanto duplicatas quanto fotos parecidas. Ele não para em arquivos idênticos. Ele agrupa fotos que se parecem e escolhe a melhor para manter. Ainda confiro os grupos antes de apagar qualquer coisa, porque não confio cegamente em nenhuma ferramenta de limpeza, mas as escolhas dele foram boas no meu caso.

Este é o fluxo que eu uso:

1. Baixe o Clever Cleaner na App Store.
  2. Deixe ele escanear sua biblioteca de fotos.
  3. Abra a aba Similares.
  4. Toque em Limpeza Inteligente se quiser uma passada mais rápida ou analise cada grupo por conta própria.
  5. O app marca uma foto como a versão de melhor qualidade e seleciona o restante para exclusão.
  6. Restaure tudo o que quiser manter.
  7. Finalize a limpeza e depois esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o espaço de armazenamento imediatamente.

Algumas outras partes do app também acabaram sendo úteis:

1. Heavies mostra primeiro suas maiores fotos e vídeos.
  2. Compressão de Vídeo reduz vídeos grandes sem removê-los.
  3. Capturas de Tela ajuda a limpar rapidamente a bagunça de capturas antigas.
  4. Lives converte Live Photos em fotos estáticas comuns para economizar espaço.
  5. Swipe oferece uma revisão rápida mês a mês com gestos simples.

Então, se o seu problema é pequeno e você só tem algumas duplicatas exatas, a opção integrada da Apple já basta. Se sua biblioteca é enorme e cheia de quase duplicatas, fotos parecidas, selfies repetidas e toda a bagunça de sempre, um limpador dedicado faz um trabalho melhor. Pelo menos essa foi a minha experiência. Ele encontrou coisas que o Fotos nunca mostrou.

Se suas duplicatas vieram da sincronização do iCloud junto com importações, eu não correria para uma grande mesclagem. É aí que as pessoas apagam as coisas erradas.

Minha ordem mais segura:

1. Verifique Ajustes, seu ID Apple, iCloud, Fotos. Certifique-se de que Sincronizar este iPhone foi concluído totalmente primeiro.
  2. Mantenha Originais ativado por um tempo se você tiver espaço, ou conecte e faça backup no Mac ou PC.
  3. Use filtros de busca no Fotos antes da limpeza. Pesquise por data, localização, modelo do dispositivo ou mês de importação. Isso encontra grupos que a Apple deixa passar durante a navegação normal.
  4. Resolva primeiro o problema do tamanho da sua biblioteca. Vídeos e gravações de tela costumam consumir mais armazenamento do que duplicatas.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o app Fotos integrado é bom para cópias exatas. Discordo de confiar nele primeiro se sua biblioteca estiver bagunçada por vários dispositivos. Já vi a nova sincronização do iCloud criar casos de mesma foto, arquivo diferente, e isso passa despercebido.

Para esse tipo de bagunça, Clever Cleaner é a melhor segunda etapa. Eu o usaria para fotos semelhantes e depois revisaria manualmente em lotes menores. Mais rápido, com menos risco de apagar fotos importantes por acidente.

Também vale a pena dar uma olhada se você quiser um passo a passo visual rápido: guia fácil para limpar fotos duplicadas no iPhone

Se o principal problema for armazenamento, apague e depois esvazie Apagados Recentemente. Caso contrário, seu espaço não voltará imediatamente.

Eu dividiria isso em proteger primeiro, limpar depois. Essa é a parte que acho que tanto @mikeappsreviewer quanto @viajeroceleste meio que deixam passar. Mesclar duplicatas é fácil. O problema real é garantir que você não apague a única cópia em resolução total nem quebre uma bagunça de sincronização do iCloud.

O que eu faria:

• Confirmar que o Fotos do iCloud está totalmente sincronizado antes de mexer em qualquer coisa
  • Fazer um backup fora do iCloud se as fotos forem importantes
  • Verificar se suas “duplicatas” são realmente cópias exatas, versões editadas, salvamentos do WhatsApp ou versões HEIC/JPG importadas da mesma imagem

Esse último ponto importa muito. O iPhone pode não ver isso como duplicatas mesmo que pareçam idênticas.

Para a limpeza, o Fotos da Apple serve para duplicatas verdadeiras, mas sinceramente não acho que seja a melhor forma quando sua biblioteca já passou por importações de outro dispositivo. Há situações demais de “mesma foto, arquivo diferente”. É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, já que consegue detectar imagens parecidas e bagunça com cara de duplicata que o app Fotos padrão ignora. Eu ainda revisaria em lotes, não apagaria tudo em massa como um maluco.

Além disso, se o principal problema for armazenamento, não fique obcecado com duplicatas primeiro. Normalmente vídeos gigantes, gravações de tela e Live Photos antigas são os verdadeiros vampiros de armazenamento. Duplicatas incomodam, mas são os vídeos que realmente estão devorando seu telefone lol.

Se você quiser mais opiniões do pessoal, este tópico é bom: melhores dicas do Reddit para apagar fotos duplicadas no iPhone

E sim, esvazie Apagados Recentemente depois, ou o armazenamento não vai voltar na hora. A Apple adora esse pequeno detalhe.