Melhor maneira de gerenciar fotos do iPhone quando sua biblioteca remonta a anos atrás?

Minha biblioteca de fotos do iPhone foi acumulada ao longo de vários anos, e agora está ficando difícil organizar, encontrar fotos antigas e liberar armazenamento sem excluir algo importante. Preciso de ajuda com a melhor forma de classificar, fazer backup e gerenciar com segurança uma grande biblioteca de fotos do iPhone.

Uma biblioteca de fotos enorme parece pior do que realmente é. Cheguei a esse ponto com anos de fotos, capturas de tela, rajadas aleatórias, vídeos antigos dos quais eu tinha esquecido. O que ajudou foi fazer isso em ordem em vez de mexer nas coisas aleatoriamente.

Álbuns não fazem cópias extras

Não. Quando você coloca uma foto em um álbum, seu celular não cria um segundo arquivo. Funciona mais como uma playlist. Uma imagem, um arquivo armazenado, vários álbuns se você quiser.

Aprendi a parte chata do jeito difícil. Se você apagar a foto da biblioteca principal, ela some de todos os álbuns também. Se seu objetivo é só limpar um álbum, use Remover do Álbum. Não toque em Apagar a menos que queira removê-la de todos os lugares.

Limpe primeiro, organize depois

Se sua biblioteca está cheia de tranqueira, organizá-la parece tentar arrumar um armário com o lixo ainda dentro. Fotos borradas, vinte versões da mesma pose, capturas de tela antigas, fotos acidentais tiradas no bolso, tudo isso atrapalha.

Também existe o problema do armazenamento. Quando seu celular está quase cheio, o desempenho cai. Os apps começam a ficar lentos. Salvar arquivos começa a dar problema. Até rolar normalmente às vezes parece estranho. Vi isso no meu próprio celular quando o armazenamento ficou apertado.

O que acelerou isso para mim foi o Clever Cleaner. É grátis, sem anúncios, sem coisa de assinatura, e funcionou mais rápido do que fazer tudo isso manualmente.

Aqui está a ordem que usei:

1. Comece com Similares. Essa foi a parte de que mais gostei. Ele encontra fotos quase iguais em toda a biblioteca, não só duplicatas exatas. Então, se você tirou oito fotos do mesmo cachorro ou disparou uma rajada tentando conseguir um quadro em que ninguém piscasse, ele agrupa tudo. Também escolhe sozinho uma Melhor Foto. Fui grupo por grupo e descartei os extras.

2. Depois abra Pesados. Essa visualização organiza os arquivos por tamanho, do maior para o menor, com os números exatos exibidos. Vídeos antigos em 4K geralmente ficam perto do topo como vampiros de armazenamento. Apaguei alguns clipes gigantes e liberei mais espaço do que removendo centenas de fotos normais. Meio absurdo, sinceramente.

3. Depois disso, verifique Capturas de Tela. Isso foi revelador. O app mostra quanto espaço cada captura de tela usa antes de você remover qualquer coisa. As minhas tinham anos de números de rastreamento, receitas, códigos de login e memes dos quais eu esquecia dois dias depois. Ver o tamanho total tornou a escolha fácil.

4. Use Deslizar para os meses mais antigos. Para a esquerda, apagar; para a direita, manter. As fotos são agrupadas por mês, o que importou mais do que eu esperava. Olhar um mês de cada vez parece viável. Olhar 38.000 imagens não.

Uma coisa com a qual eu me importava era que todo o processamento fica no dispositivo. Nada é enviado para outro lugar. Para uma biblioteca cheia de fotos de família e coisas pessoais, eu queria isso.

Depois que limpei a tranqueira, a biblioteca inteira pareceu mais leve. Menos lentidão. Menos bagunça. Organizar álbuns deixou de parecer castigo.

Encontrar coisas fica mais fácil depois da limpeza

Quando a bagunça vai embora, você não precisa de algum sistema gigante. Alguns poucos hábitos já dão conta da maior parte.

1. Use Favoritos só para suas melhores fotos. Mantive isso rígido. Se tudo recebe um coração, o coração não significa nada. Feito do jeito certo, isso vira sua seleção de destaques para rolagem rápida.

2. Use a busca. A busca de fotos integrada é melhor do que muita gente pensa. Digitei coisas como cachorro, praia, bolo de aniversário, e ela trouxe resultados sólidos sem nenhuma marcação manual da minha parte.

3. Use pastas para grupos de álbuns. Em vez de deixar os álbuns se acumularem numa lista plana para sempre, coloquei álbuns de viagem dentro de uma pasta Férias. Fiz o mesmo para eventos de família, projetos e animais de estimação. Isso reduz bastante a bagunça no menu lateral.

Impedir que a câmera volte a virar um caos

Essa parte importa mais do que a grande limpeza. Se você nunca faz manutenção, acaba voltando direto para o mesmo buraco.

O que funcionou para mim foi uma revisão semanal curta, cerca de dez minutos. Apagava a tranqueira óbvia da semana, movia o que valia a pena para os álbuns e saía. Sessões curtas são muito menos dolorosas do que esperar seis meses e odiar organizar sua vida às 23h40.

Um truque com fotos antigas que mantive foi pesquisar a data de hoje em Neste Dia. Isso mostra fotos tiradas na mesma data em anos anteriores. Passo alguns minutos enxugando essas fotos. Isso vai reduzindo o acúmulo sem virar um projeto de fim de semana. Devagar, mas funciona.

Eu dividiria isso em 3 tarefas. Fazer backup, reduzir e depois organizar.

Primeiro, faça backup antes de mexer em qualquer coisa. O Fotos do iCloud é bom para sincronização, mas eu ainda manteria uma segunda cópia em um Mac, SSD externo ou Google Fotos. Sincronização não é backup. Se você apagar por engano, esse erro também sincroniza. As pessoas confundem isso o tempo todo.

Segundo, reduza a biblioteca por tipo de arquivo, não por ano. Eu sei que @mikeappsreviewer focou primeiro na limpeza, e eu concordo com essa parte, mas eu não começaria rolando manualmente pelos meses antigos. É muito lento. Ataque primeiro as grandes categorias de armazenamento.

Verifique estes itens no Fotos e em Ajustes:

1. Vídeos, especialmente 4K e câmera lenta.
  2. Gravações de tela.
  3. Imagens baixadas do Mensagens e WhatsApp.
  4. Capturas de tela.
  5. Fotos em sequência.
  6. Fotos Live que você não precisa manter como Fotos Live.

Para armazenamento, vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. Se o seu telefone estiver quase cheio, tente liberar de 10 a 15 por cento. Os iPhones costumam funcionar meio mal quando o armazenamento fica apertado.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Ele ajuda a encontrar fotos duplicadas e semelhantes, arquivos grandes e bagunça de capturas de tela sem fazer você vasculhar anos de conteúdo um por um. Esta análise explica as principais ferramentas de limpeza em linguagem simples, veja como o Clever Cleaner ajuda a limpar fotos do iPhone e liberar armazenamento.

Terceiro, organize para encontrar fotos depois. Álbuns são bons, mas acho que a maioria das pessoas exagera neles. Mantenha algo simples:

1. Família
  2. Viagens
  3. Trabalho
  4. Recibos
  5. Favoritos

Depois, renomeie as pessoas principais no app Fotos. Adicione legendas às imagens importantes. A busca funciona melhor quando rostos, lugares e legendas estão configurados. Essa é a parte que as pessoas pulam, e depois se perguntam por que a busca parece mais ou menos.

Mais uma coisa. Exporte fotos antigas de apps aleatórios. Muito do espaço “perdido” está nos anexos do Mensagens, não no rolo da câmera. Isso é muito esquecido.

Na verdade, eu separaria gerenciamento de armazenamento de organização de fotos, porque tentar resolver os dois ao mesmo tempo é onde as pessoas acabam travando.

@mikeappsreviewer está certo sobre limpar antes de fazer uma organização mais profunda, e @waldgeist está certo que sincronização não é backup. Onde eu meio que discordo é em montar até mesmo um pequeno sistema de álbuns cedo demais. A maioria das pessoas cria álbuns e depois para de usá-los 2 semanas depois.

Minha configuração melhor a longo prazo:

1. Faça 2 backups primeiro

• iCloud Photos para sincronização
    • uma cópia offline no Mac/disco externo
    • se você for paranoico, também Google Photos
  2. Use metadados, não álbuns, como seu sistema principal

• adicione legendas às fotos importantes
    • confirme os nomes dos rostos em Pessoas
    • certifique-se de que a data/localização estão corretas
    • depois use a busca como “Mãe praia 2019” ou “recibo chicago”
  3. Crie apenas álbuns de trabalho

• Para Imprimir
    • Favoritas da Família
    • Documentos Importantes
    • Vender/Referência
      Só isso. Nada de uma selva gigante de álbuns.
  4. Arquive anos antigos fora do telefone, se necessário
    Exporte 2016-2019 ou o que for para uma biblioteca externa em um Mac. Nem todo mundo precisa de 8 anos de tranqueira em resolução total no dispositivo, para ser sincero.

Para limpeza, o app Fotos integrado é bom, mas lento. Clever Cleaner para fotos de iPhone faz mais sentido se você quiser identificar rapidamente fotos parecidas, vídeos grandes e bagunça de capturas de tela antes de organizar. Se você quiser verificar a privacidade primeiro, isto explica bem claramente: veja por que o Clever Cleaner é considerado seguro para uso.

Maior dica: não tente “organizar tudo”. Faça uma curadoria do melhor conteúdo e arquive o resto. Isso é muito mais fácil de manter.

Eu contestaria um pouco a ideia de arquivar os anos antigos fora do celular, a menos que o seu armazenamento esteja realmente comprometido. Para muita gente, a melhor opção é manter a biblioteca principal intacta e criar um sistema de recuperação, não um arquivo gigante.

O que @waldgeist, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer estão todos sugerindo é limpeza primeiro. Justo. Mas depois da limpeza, acho que a verdadeira vantagem é esta:

Use álbuns apenas para coisas baseadas em ação, não para histórico.

Bons álbuns:

• Imprimir Depois
  • Compartilhar com a Família
  • Impostos/Recibos
  • Referência de Projeto

Álbuns ruins:

• Primavera de 2018
  • Viagem de Primavera de 2018
  • Melhores da Viagem de Primavera de 2018
  • Viagem de Primavera de 2018 Editadas

Isso vira rapidamente um comportamento de sótão digital.

O que realmente ajuda com bibliotecas antigas:

1. Corrija os nomes em Pessoas
  2. Adicione legendas apenas às fotos importantes
  3. Favorite menos, não mais
  4. Use o álbum oculto para bagunça sensível que você não quer na rolagem principal
  5. Crie um álbum de fila de revisão uma vez por mês, depois esvazie-o após organizar

Também recomendo fortemente usar a busca integrada de forma mais agressiva. Pesquise por:

• pessoa + lugar
  • objeto + mês
  • evento + ano
  • recibo, quadro branco, menu, passaporte, cachorro, praia etc.

Isso geralmente é melhor do que aninhar álbuns manualmente para sempre.

Sobre aplicativos de limpeza, o Clever Cleaner é útil se você quer velocidade em vez de organização manual.

Prós:

• rápido para fotos semelhantes
  • bom para destacar arquivos grandes
  • a limpeza de capturas de tela é mais fácil do que no Fotos
  • menos tedioso do que rolar manualmente por anos de bagunça

Contras:

• você ainda precisa revisar os resultados
  • semelhante nem sempre significa descartável
  • aplicativos de limpeza podem fazer as pessoas apagarem demais se ficarem clicando sem pensar
  • ele resolve melhor a bagunça do que a organização de longo prazo

Então sim, eu usaria o Clever Cleaner na primeira passada e depois confiaria nos metadados e na busca para o longo prazo. Organizar dez mil fotos antigas em álbuns perfeitos parece legal, mas na vida real isso geralmente morre na segunda semana.