Passei muito tempo testando aplicativos de recuperação de arquivos, e a maioria deles promete muito, depois desmorona quando você joga uma unidade bagunçada neles. Alguns lidam bem com exclusões simples. Alguns são feitos para técnicos que não se importam em fuçar menus feios. Alguns me deram vontade de desinstalá-los depois de dez minutos. Se você quiser a versão curta, eu indicaria a maioria das pessoas para Disk Drill.
Continuei voltando ao Disk Drill por um motivo simples. Ele não luta contra você. Eu o usei em arquivos excluídos, unidades formatadas, partições RAW, cartões SD danificados, pendrives, discos rígidos externos e alguns cartões de câmera também. Ele se saiu bem com frequência suficiente para que eu deixasse de tratá-lo como uma opção de backup e passasse a usá-lo primeiro. O layout é fácil de entender, o que importa quando você já está estressado e tentando não piorar a situação da unidade. A pré-visualização de arquivos ajuda bastante, já que você pode verificar o que está lá antes de recuperar tudo. Também gostei da ferramenta de backup byte a byte. Quando uma unidade parecia instável, eu fazia uma cópia primeiro e analisava o clone em vez de forçar a original. No Windows, você recebe 100 MB grátis, o que é suficiente para um pequeno teste.
Há outras ferramentas que valem a pena ter à mão.
PhotoRec. Grátis, forte, feio. Já usei quando estava sem orçamento e ainda precisava de resultados. Ele não liga para a estrutura antiga das suas pastas, e seus nomes de arquivo geralmente voltam parecendo uma bagunça. Então sim, ele encontra coisas. Depois você precisa vasculhar uma montanha de arquivos aleatórios. Se você tiver paciência, ele merece seu lugar.
Windows File Recovery. Esta é a ferramenta da própria Microsoft. Também é grátis. Eu a testei algumas vezes em exclusões básicas no NTFS e ela foi decente, mas funciona no Prompt de Comando, então eu não a entregaria para alguém que trava diante de comandos digitados. Se você quer algo enxuto e não quer instalar software extra, é uma das primeiras coisas que eu tentaria.
GetDataBack. Nome antigo, ainda existe por um motivo. Já vi ele recuperar dados de unidades que o Windows mal conseguia entender mais. Parece mais técnico, menos refinado e meio preso a uma era mais antiga, mas para sistemas de arquivos danificados e problemas de partição, ele ainda é eficaz. Pelo que vi, continua forte em trabalhos de recuperação em NTFS e FAT.
A primeira coisa que você deve fazer é parar de usar a unidade afetada. Imediatamente. Quando arquivos são excluídos, os dados muitas vezes continuam lá até que algo grave por cima. Já vi gente perder a última boa chance porque continuou salvando capturas de tela, instalando aplicativos ou baixando ferramentas de recuperação no mesmo disco.
E sim, não instale o aplicativo de recuperação na unidade que você está tentando salvar. Use outro disco interno, um SSD externo ou até um pendrive. Qualquer outra coisa é mais segura do que gravar na unidade danificada.
Uma regra rígida. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, desconectando e reconectando, ou sumida da BIOS ou do Gerenciamento de Disco, pule o software. Vá para um laboratório de recuperação. O software ajuda com danos lógicos. Falha física é outro tipo de problema. Varreduras repetidas em uma unidade morrendo podem transformar um dia ruim em uma unidade morta. Aprendi essa da pior maneira.
Espero que dê certo. Se você testar um desses, volte para contar o que aconteceu.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o Disk Drill é o lugar mais fácil para começar se você quer um software de recuperação de arquivos excluídos sem uma curva de aprendizado acentuada. Mas discordo um pouco na parte gratuita. Para exclusão acidental simples no Windows, o Recuva ainda merece atenção. É antigo, mas em unidades saudáveis é rápido, leve e muitas vezes suficiente para fotos, documentos e PDFs que você excluiu e depois esvaziou da Lixeira.
Meu ranking rápido para usuários comuns:
- Disk Drill, melhor combinação de velocidade, visualização e facilidade de uso.
- Recuva, melhor para trabalhos simples de restauração de arquivos excluídos.
- R-Studio, melhor se o sistema de arquivos estiver bagunçado e você não se importar com uma interface mais técnica.
Se os seus arquivos importam, escaneie a unidade a partir de outro disco e recupere para um disco diferente. Se os arquivos excluídos estavam no SSD do sistema, pare de usar o PC o máximo possível. O TRIM do SSD apaga blocos excluídos rapidamente, então o tempo importa mais do que as pessoas pensam.
Mais uma coisa: verifique primeiro a lixeira da nuvem. OneDrive, Google Drive, Dropbox e até os apps da Adobe às vezes mantêm cópias excluídas por mais tempo do que o Windows.
Se você quiser contexto extra, este vídeo no Facebook sobre o melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos é uma visão geral decente.
Eu dividiria isso por que tipo de unidade você usou para excluir os arquivos, porque isso muda a resposta mais do que as pessoas pensam.
Se for um HDD comum, eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @waldgeist que o Disk Drill é o melhor ponto de partida. Não porque seja mágico, mas porque equilibra resultados de recuperação decentes com uma interface que não parece um castigo. Para arquivos excluídos, isso importa. Você quer escanear, visualizar, recuperar e pronto.
Onde eu meio que discordo é em dizer que o Recuva é realmente a melhor opção hoje. Ele é ok para trabalhos super básicos de desfazer exclusão, claro, mas quando a exclusão é mais antiga, o sistema de arquivos está bagunçado ou a unidade tem um comportamento estranho, ele perde força rápido. Eu colocaria o R-Undelete à frente dele em alguns casos, especialmente se você quiser outra opção leve sem partir direto para ferramentas de nível profissional.
O grande ponto que ninguém deveria ignorar: se isso foi em um SSD, suas chances podem cair muito por causa do TRIM. Nesse caso, o melhor software de recuperação de dados ainda pode voltar com quase nada, e isso não é culpa do aplicativo. As pessoas culpam o software quando os blocos já foram apagados.
Minha visão prática:
- Disk Drill para a recuperação de arquivos excluídos mais fácil no geral
- R-Studio se a unidade/partição estiver se comportando de forma amaldiçoada
- PhotoRec se você só se importa com extração bruta de arquivos e não se importa com a bagunça
- Windows File Recovery se você se sente à vontade digitando comandos e quer algo grátis
Também veja isto se você quiser um resumo visual rápido: melhor software de recuperação de dados para arquivos excluídos explicado
Mais uma coisa: recupere os arquivos em uma unidade diferente. Não na mesma. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que as coisas sumiram de vez.
Estou um pouco menos otimista em relação ao Recuva do que @waldgeist, e um pouco menos amigável ao terminal do que @hoshikuzu. Para a maioria das pessoas que só precisa recuperar arquivos apagados sem ficar ajustando configurações, o Disk Drill ainda é a recomendação mais segura.
Por que eu começaria por ele
- resultados de varredura claros
- boa visualização de arquivos antes da recuperação
- lida com mais do que simples erros na Lixeira
- mais fácil avaliar o que realmente é recuperável
Vantagens do Disk Drill
- muito amigável para iniciantes
- a visualização funciona bem para fotos, documentos e vídeos
- pode organizar os arquivos encontrados melhor do que muitas ferramentas mais antigas
- útil se a origem da exclusão for USB, SD, unidade externa, não apenas o disco do sistema
Desvantagens do Disk Drill
- a recuperação gratuita no Windows é limitada
- varreduras profundas podem parecer lentas em unidades grandes
- não é a opção mais barata se você só precisa de uma pequena recuperação pontual
Onde eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer: se os arquivos forem extremamente importantes, eu não começaria direto pela varredura. Eu verificaria se os arquivos estavam em uma lixeira do próprio aplicativo ou no histórico de versões. Aplicativos do Office, aplicativos da Adobe e clientes de sincronização às vezes mantêm cópias recuperáveis fora dos fluxos normais de arquivos excluídos.
Meu ranking seria:
- Disk Drill para o uso geral mais fácil
- R-Studio se os resultados importam mais do que a interface
- PhotoRec se você aceita o caos para maximizar a recuperação bruta
Se isso fosse uma unidade de inicialização SSD, mantenha expectativas realistas. Esse é o caso em que melhor ferramenta de recuperação de dados às vezes ainda significa nada restou para recuperar.