Excluir anexos grandes do iPhone - existe uma maneira mais rápida?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e descobri que anexos grandes de mensagens estão ocupando muito espaço. Excluí-los um por um é muito demorado, e preciso de uma maneira mais rápida de limpar anexos grandes no iPhone sem remover textos ou fotos importantes. Qual é o método mais fácil?

O Mensagens ainda torna a limpeza de anexos grandes mais difícil do que precisava ser. Passei por essa bagunça no meu iPhone, e as partes que funcionam ficam escondidas de um jeito estranho.

Existe alguma forma mais rápida do que tocar nos arquivos um por um?

Um pouco. Você ainda acaba selecionando as coisas manualmente, mas há um caminho menos irritante. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Revisar Anexos Grandes. Essa tela reúne os maiores arquivos das suas conversas em uma lista só, então você não precisa fuçar cada chat.

Se você quiser limpar apenas uma conversa, abra ela, toque no nome do contato no topo e depois verifique Fotos ou Documentos. Toque em Ver Tudo, e você pode marcar vários itens daquela conversa de uma vez.

O que mais me incomodou é que ainda não existe uma opção Selecionar Tudo. No iOS em 2026, isso parece meio idiota.

A mesma coisa vale no iPad?

Sim. O iPadOS usa o mesmo fluxo de limpeza de anexos. O caminho em Ajustes é o mesmo, e o resultado também. Se você usa o Mensagens no iCloud, apagar algo no seu iPhone deve sincronizar com o iPad. Percebi um atraso na sincronização uma ou duas vezes, então, se não sumir na hora, espere um pouco antes de achar que falhou.

Ao apagar anexos, isso remove tanto fotos quanto vídeos?

Sim. Ambos somem do Mensagens quando você apaga o anexo.

A parte que as pessoas deixam passar é esta. Se você em algum momento tocou em Salvar Imagem ou Salvar Vídeo, o telefone criou uma cópia separada no app Fotos. Apagar a versão dentro do Mensagens não mexe na cópia salva no Fotos. Testei isso com alguns clipes, e a cópia no rolo da câmera continuou lá. Se você nunca salvou isso fora da conversa, então apagar do Mensagens remove de vez.

Por que anexos apagados aparecem de novo

Encontrei duas causas.

A primeira é que o Mensagens tem sua própria área de Apagados Recentemente. Os itens apagados ficam lá por 30 dias. Eles não somem de verdade até você limpar essa seção. Abra o Mensagens, toque em Editar no canto superior esquerdo da lista principal de conversas e depois toque em Mostrar Apagados Recentemente. Se você pular essa parte, o armazenamento geralmente não volta.

A segunda é que a sincronização do iCloud e a otimização de armazenamento às vezes ficam estranhas. O telefone parece achar que alguns arquivos ainda pertencem àquele lugar e começa a puxá-los de volta. Depois que esvaziei Apagados Recentemente, uma reinicialização corrigiu o ciclo e forçou o armazenamento a atualizar.

Por que os números de armazenamento continuam os mesmos depois de apagar coisas

Na maior parte do tempo, é a pasta Apagados Recentemente ainda segurando os arquivos. Eles continuam contando no seu armazenamento durante toda a janela de 30 dias, a menos que você os remova manualmente.

Também vi o indicador de armazenamento demorar para atualizar. Reiniciar o telefone depois de limpar Apagados Recentemente fez o número mudar para algo mais próximo da realidade.

Quando limpar anexos não é suficiente

Essa foi a parte que subestimei. Os anexos do Mensagens estavam ocupando espaço, claro, mas não eram o problema inteiro. Gravações de tela antigas, fotos duplicadas, arquivos de vídeo gigantes, capturas de tela aleatórias, tudo isso tinha se acumulado em silêncio.

Se você limpar o Mensagens e ignorar o resto da sua biblioteca, o problema tende a voltar rápido.

Clever Cleaner cuida da bagunça maior de fotos e vídeos. Usei depois da limpeza do Mensagens. A aba Heavies organiza os arquivos do maior para o menor e mostra os tamanhos exatos, então os piores aparecem rápido. A aba Similars agrupa fotos quase duplicadas e escolhe uma Melhor Foto, o que ajudou com fotos em sequência inúteis que eu tinha esquecido. Também mostra os tamanhos dos arquivos antes da exclusão. O processamento fica no aparelho, nada é enviado para outro lugar.

Depois que limpei cerca de 15 GB com o Clever Cleaner e depois esvaziei Apagados Recentemente no Mensagens, meu armazenamento finalmente deu uma folga. As lentidões por operar com o armazenamento quase cheio também diminuíram. Meio irritante que tenham sido necessários os dois passos, mas é isso.

Rota mais rápida se você quer uma limpeza em massa: apague a conversa inteira que tiver mais lixo. Eu sei, é meio radical. Mas se um chat em grupo tem 8 GB de vídeos, eliminar a conversa leva segundos. Escolher os anexos um por um demora uma eternidade.

Discordo parcialmente do @mikeappsreviewer em uma coisa. A lista de anexos no Armazenamento do iPhone é útil, mas ainda parece lenta quando o problema está em 2 ou 3 chats enormes. Tive resultados melhores verificando qual conversa estava gigantesca, salvando as poucas fotos com que eu me importava e depois apagando a conversa. Mais espaço recuperado, menos toques.

Outros dois truques que muita gente não percebe:

1. Defina o Mensagens para manter os textos por 30 dias. Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Isso reduz o acúmulo futuro.
  2. Desative o Modo de Imagem de Baixa Qualidade se você precisar dos originais, caso contrário deixe ativado para fotos enviadas menores.

Se o armazenamento ainda estiver lotado depois de limpar o Mensagens, o problema geralmente está no Fotos, não no Mensagens. O Clever Cleaner ajuda a organizar vídeos gigantes, duplicatas e fotos parecidas mais rápido do que fazer isso manualmente no Fotos.

Tópico útil com feedback sobre apps de limpeza para iPhone e dicas de limpeza de armazenamento:
Avaliações no Reddit sobre apps grátis para limpar o armazenamento do iPhone

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @byteguru realmente insistiram o suficiente: se o seu objetivo é velocidade, pare de tratar o Mensagens como um gerenciador de arquivos. Ele é ruim para limpeza em massa, e a Apple ainda não corrigiu isso de nenhuma forma minimamente sensata.

O que realmente economiza tempo é mudar primeiro as configurações de retenção e depois limpar. Vá até os ajustes do Mensagens e defina Manter Mensagens como 30 Dias se você não precisa de anos de conversas antigas acumuladas. Isso não vai apagar instantaneamente tudo que é grande, mas impede que o mesmo problema de armazenamento volte como um bumerangue em um mês.

Além disso, verifique se os anexos estão mesmo só no Mensagens. Muita gente os apaga das mensagens e depois se pergunta por que o armazenamento mal diminuiu. Normalmente, o que ocupa espaço de verdade é a biblioteca do Fotos, não a conversa em si. É aí que algo como Clever Cleaner é mais útil, porque pode encontrar vídeos gigantes, duplicatas e fotos parecidas muito mais rápido do que rolar manualmente. Se você quiser uma visão rápida de como o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento do iPhone rapidamente, isso explica bem a ideia.

Uma pequena discordância com @byteguru: apagar conversas inteiras é rápido, claro, mas é meio exagerado, a menos que a conversa seja lixo total. Já me arrependi disso antes rs. É melhor salvar primeiro o que importa e depois apagar as piores coisas.

Se o armazenamento ainda parecer travado depois da limpeza, os gráficos de armazenamento do iPhone podem demorar um pouco para atualizar. Chato, mas normal. Reiniciar geralmente ajuda a sincronizar. A Apple tornou isso muito mais trabalhoso do que deveria, para ser sincero.

Um ângulo que faltou de @byteguru, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer: verifique Mensagens no iCloud antes de sair apagando tudo. Se estiver ativado, os mesmos anexos inchados podem estar espelhados entre os dispositivos, e a limpeza pode parecer inconsistente até a sincronização terminar. Às vezes, desativar e reativar a sincronização do Mensagens depois da limpeza ajuda o armazenamento a recalcular. Eu sei que algumas pessoas odeiam esse conselho, mas isso já corrigiu armazenamento fantasma para mim mais de uma vez.

Além disso, não ignore a busca dentro do Mensagens. Se uma pessoa sempre envia vídeos gigantes, pesquise esse contato, abra a visualização de itens compartilhados e remova lotes por lá. Não é perfeito, mas é mais rápido do que ficar pulando de conversa em conversa às cegas.

Sobre o Clever Cleaner, eu o usaria para o que a limpeza do Mensagens não alcança:

• Prós: rápido para encontrar vídeos enormes, duplicatas, fotos parecidas, mais prático do que limpar o app Fotos manualmente
  • Contras: menos útil se o seu problema de armazenamento for apenas o Mensagens, e qualquer app de limpeza ainda exige que você confira tudo antes de apagar

Então, sim, para lixo de mensagens use primeiro as ferramentas nativas da Apple. Para a fase de por que meu armazenamento ainda está cheio, o Clever Cleaner faz mais sentido.