Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, e estou tentando encontrar uma maneira gratuita de recuperá-las. As fotos são de um evento recente e eu realmente preciso de ajuda com a recuperação de fotos da Nikon, etapas seguras de recuperação e algum software gratuito que realmente funcione.
Sim, às vezes. Já recuperei fotos apagadas de Nikon de um cartão SD antes, mas a primeira regra é a que as pessoas ignoram: pare de usar o cartão agora. Se novos dados forem gravados no mesmo espaço, ferramentas grátis ou pagas não vão trazer de volta essas fotos sobrescritas. Então não tire mais fotos, não mova arquivos para o cartão e não o formate de novo.
Se você quiser o caminho mais simples, eu tentaria o Disk Drill primeiro. No Windows, ele oferece 100 MB grátis. É um limite pequeno, sim, mas suficiente para ver se os arquivos da Nikon ainda estão lá. Já usei uma vez para recuperar alguns JPEGs e um arquivo RAW de um cartão depois de uma exclusão acidental.
O que eu faria:
- Tire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no seu computador. Não instale nada no cartão SD.
- Abra o programa, escolha o cartão SD e clique em Procurar dados perdidos.
- Execute a Verificação Universal. Na maioria dos casos, arquivos apagados e conteúdo de cartões formatados rapidamente aparecem ali.
- Quando a verificação terminar, abra Revisar itens encontrados e depois verifique Imagens. Se você fotografa em RAW, procure por .NEF.
- Visualize os arquivos primeiro. Se a visualização abrir normalmente, eu consideraria isso um bom sinal.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo cartão SD.
Se você precisar de mais de 100 MB e seu orçamento for zero, o PhotoRec ainda é uma das melhores opções gratuitas. Funciona. Também é meio chato de usar. Não tem interface polida, não tem visualizações, e os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes genéricos em vez dos originais. Mesmo assim, se você não se importar com uma ferramenta mais old-school, ela costuma dar conta do recado.
Coisas que vale a pena verificar antes de perder uma hora escaneando:
- Se sua Nikon salva em NEF, verifique se o aplicativo de recuperação oferece bom suporte para isso. Algumas ferramentas lidam bem com JPEG e depois se atrapalham com RAW.
- Se um arquivo NEF recuperado se recusar a abrir no aplicativo Fotos do Windows, eu não presumiria que ele já era. Primeiro tente um software com suporte a Nikon RAW.
- Se arquivos de vídeo também estiverem faltando, execute a Recuperação Avançada de Câmera no Disk Drill depois da verificação normal. Já vi verificações normais não encontrarem arquivos de vídeo de câmera fragmentados.
Mais uma verificação chata, mas importante. Procure outras cópias antes de fazer a recuperação. Se você move fotos para o PC regularmente, ou sincroniza com SnapBridge, Nikon Image Space, Google Photos, Dropbox ou algo parecido, suas fotos talvez já existam em outro lugar e você esqueceu.
Se o cartão tiver dano físico, continuar desconectando ou se o seu computador mal o detectar, eu pararia por aí. Recuperação por conta própria em um cartão com falha é onde as coisas ficam feias rápido. Esse é o ponto em que uma empresa de recuperação faz mais sentido.
Então sim, a recuperação gratuita é possível em alguns casos. Eu começaria com o Disk Drill para um teste rápido e visualização fácil. Se você precisar de uma opção totalmente gratuita, o PhotoRec vale a tentativa, mesmo que pareça um software de 2009.
Ignore o menu da câmera e verifique primeiro o cartão em um computador. O recurso de excluir da Nikon muitas vezes remove a entrada do índice, não os dados da foto. Se você parou de usar o cartão SD rapidamente, suas chances são boas.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: pare de gravar no cartão. Discordo um pouco sobre começar com ferramentas de linha de comando se você quer resultados grátis e rápidos. Eu primeiro verificaria restos ocultos e pastas secundárias que as pessoas deixam passar.
Tente isto.
- Coloque o cartão SD da Nikon em um leitor de cartões.
- Abra o Explorador de Arquivos e ative Itens ocultos.
- Procure por DCIM, MISC, LOST.DIR ou FOUND.000.
- Classifique por tipo de arquivo. Verifique JPG, JPEG, NEF, MOV, MP4.
- Execute o Windows File Recovery se você usa Windows 10 ou 11. É grátis da Microsoft. Use primeiro o modo regular e depois o modo extensivo, se necessário.
- Se você quiser pré-visualizações e filtragem mais fácil, use o Disk Drill para escanear o cartão de memória Nikon e recuperar as fotos para o seu PC, não para o mesmo cartão.
No Mac, testdisk com PhotoRec funciona, mas os nomes dos arquivos voltam bagunçados. Irritante, mas de graça é de graça.
Versão otimizada para SEO: recuperar fotos e arquivos excluídos de um cartão SD da Nikon com segurança
Além disso, este clipe curto ajuda se você quiser um guia visual rápido:
assista a este reel de recuperação de fotos em cartão SD da Nikon
Se os arquivos NEF forem recuperados, mas não abrirem, experimente o Nikon NX Studio antes de descartá-los. Alguns aplicativos leem o RAW da Nikon melhor do que o visualizador padrão.
Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @waldgeist só meio que tocaram: se as fotos foram apagadas na câmera, às vezes o sistema de arquivos do cartão fica meio estranho, e um aplicativo de recuperação pode não encontrar arquivos que outro consegue ver. Então, se a primeira varredura encontrar pouca coisa, isso nem sempre significa que as fotos sumiram.
Minha abordagem começando pelo gratuito seria:
- Trave o cartão SD com a pequena chave lateral, se ele tiver uma
- Faça primeiro uma imagem/backup completo do cartão com uma ferramenta gratuita como USB Image Tool ou Win32 Disk Imager
- Depois execute as tentativas de recuperação na imagem, se possível, e não no cartão original
Por quê? Porque cada reconexão/tentativa em um cartão instável é uma aposta. As pessoas pulam essa etapa e depois se perguntam por que o cartão começa a funcionar pior. Meio brutal, mas é verdade.
Além disso, eu não confiaria muito no Windows File Recovery para cartões de câmera, a menos que você esteja confortável com filtros e sintaxe de comandos. É gratuito, sim, mas não é exatamente divertido. Para recuperação real de fotos Nikon, o Disk Drill é mais fácil para organizar resultados JPEG e NEF, especialmente se você precisar de pré-visualizações. Se quiser ficar totalmente no gratuito, o R-Photo é outra opção que vale a pena testar em cartões SD. Menos comentado, mas às vezes surpreendentemente sólido para fotos.
Se os NEFs recuperados abrirem de forma estranha, experimente o software da Nikon antes de considerá-los corrompidos. E veja este tópico para mais conselhos sobre recuperação de fotos em cartão SD Nikon de fotógrafos de verdade: Dicas de recuperação de cartão SD Nikon de fotógrafos reais
O principal: recupere para o seu computador, não de volta para o cartão Nikon. Errar isso uma vez e acaba tudo bem rápido.