Minha unidade USB começou a mostrar mensagens de erro e agora meu computador não consegue abri-la. Ela tem fotos importantes e arquivos de trabalho, e estou preocupado que a unidade possa estar corrompida. Preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de dados de USB que não piorem a situação nem apaguem os arquivos.
Já vi isso dar errado rápido. Um pendrive funciona por anos, aí um dia o Windows diz que ele precisa ser formatado, ou ele nem abre. É uma droga, mas eu ainda não começaria a clicar em ferramentas de reparo.
Primeiro passo: pare de usar a unidade. Não formate. Não execute o CHKDSK logo de cara. Não jogue nele aplicativos aleatórios de corrigir USB. Eu fiz esse tipo de coisa uma vez em um pendrive antigo e piorei a lista de arquivos, em vez de melhorar. Se os seus arquivos importam, o objetivo é tirar os dados primeiro e corrigir depois.
O motivo disso acontecer varia bastante. Já aconteceu comigo depois de arrancar uma unidade durante uma cópia. Em outras vezes, foi sistema de arquivos corrompido, armazenamento flash instável, malware, queda de energia, problemas de driver ou simplesmente idade. Pendrives se desgastam. Eles também não falham com muito aviso. Um dia estão bem, no outro só dão problema.
O que você faz em seguida depende do que a unidade está fazendo.
Eu tentaria recuperação por software primeiro se:
- O USB aparece no Gerenciamento de Disco.
- O tamanho parece correto.
- O Windows pede para formatá-lo.
- Ele aparece como RAW, ou você consegue vê-lo mas não abri-lo.
Eu pararia com as tentativas caseiras e levaria a uma assistência de recuperação se:
- A unidade não aparece em lugar nenhum, não é exibida de jeito nenhum.
- Ela fica desconectando.
- O conector parece torto, solto ou quebrado.
- Ela esquenta rápido.
- Os arquivos são únicos e você não quer piorar uma situação ruim.
Na parte de software, eu iria de Disk Drill. Eu o usei em um pendrive que o Windows se recusava a ler, e em outro que aparecia como RAW. A parte de que mais gostei foi a opção de fazer um backup completo byte a byte antes da varredura. Se o pendrive estiver instável, trabalhar a partir de uma imagem é mais seguro do que forçar o original repetidamente.
Os passos são simples o suficiente:
- Instale o Disk Drill no seu PC, não no USB com problema.
- Conecte a unidade USB.
- Abra o Disk Drill e selecione o dispositivo USB.
- Se ele parecer instável, crie primeiro um backup byte a byte.
- Execute a varredura completa.
- Visualize o que ele encontrar.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
Eu só mexeria em reparos depois que os arquivos estivessem seguros.
Coisas que eu tentaria depois da recuperação:
- Definir uma nova letra de unidade no Gerenciamento de Disco.
- Executar o CHKDSK se o sistema de arquivos parecer danificado.
- Usar a Verificação de Erros do Windows.
- Remover e reinstalar o dispositivo USB no Gerenciador de Dispositivos.
- Formatar a unidade se a corrupção continuar aparecendo.
Minha regra é simples. Se um pendrive continua dando problema depois de uma formatação, eu paro de confiar nele. Se arquivos somem, gravações falham, ele se desconecta aleatoriamente ou a corrupção volta, eu substituo. A unidade é barata. Os dados perdidos geralmente não são.
Pare de usar o USB agora. Cada gravação reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: recupere primeiro. Discordo um pouco sobre o CHKDSK. Eu o pularia completamente até que seus arquivos estejam salvos. O CHKDSK é bom para corrigir uma unidade com a qual você não se importa. É ruim para uma unidade com fotos e documentos de trabalho que você ainda precisa. Ele edita o sistema de arquivos. Se a corrupção for grave, às vezes transforma uma árvore de pastas bagunçada em fragmentos perdidos. Já passei por isso, foi horrível.
O que eu faria:
-
Teste as coisas simples uma vez.
Use uma porta USB diferente.
Use outro PC.
Se aparecer lá, copie primeiro os arquivos mais importantes. -
Verifique o Gerenciamento de Disco.
Se o USB aparecer com o tamanho correto, isso é um bom sinal.
Se aparecer como RAW ou não alocado, pare de tentar ferramentas de reparo. -
Crie uma imagem do USB antes de repetir as varreduras.
Isso importa se o dispositivo desconectar ou ler lentamente.
Uma unidade flash com falha costuma piorar rápido. -
Recupere os arquivos da imagem ou do USB com o Disk Drill.
Instale-o no seu computador, não no USB.
Escaneie o dispositivo inteiro.
Filtre por tipo de arquivo se você precisar das fotos primeiro.
Salve os arquivos recuperados no seu disco interno ou em outra unidade externa, nunca de volta no mesmo USB. -
Verifique os arquivos recuperados.
Abra um lote de fotos.
Confira tamanhos e datas dos documentos.
Alguns arquivos recuperados parecem bons até você abri-los.
Se o USB não for detectado de jeito nenhum, mostrar 0 bytes, esquentar ou conectar e desconectar, pare a recuperação caseira. Isso aponta mais para falha de hardware do que para dano no sistema de arquivos. Um laboratório tem chances melhores nesse caso.
Mais uma coisa. Se os arquivos forem fotos, procure tanto pelos nomes originais quanto por arquivos encontrados genéricos como JPG, CR2, NEF, PNG. Varreduras profundas costumam recuperar dados sem pastas.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo passo a passo de recuperação de arquivos USB é fácil de seguir.
Depois da recuperação, formate o USB e teste-o com alguns arquivos sem importância. Se ele apresentar erros de novo, descarte-o. Pen drives falham com muito mais frequência do que as pessoas pensam. Eu não confiaria nele novamente para coisas importantes.
Se o USB ainda monta nem que seja por um minuto, eu na verdade priorizaria uma cópia manual direta das pastas mais críticas antes de fazer uma varredura completa de recuperação. Esse é o único ponto em que eu diverjo um pouco de @mikeappsreviewer e @sternenwanderer. Fazer imagem e escanear é inteligente, mas se a unidade estiver semi-legível, às vezes ainda dá para pegar primeiro o que é insubstituível antes que tudo fique totalmente estranho.
Algumas coisas extras que as pessoas esquecem:
- Verifique o Visualizador de Eventos no Windows para erros de disco/ntfs/usb. Isso pode indicar se o problema é corrupção do sistema de arquivos ou falha do controlador.
- No Linux, uma sessão live USB às vezes consegue ler uma unidade que o Windows se recusa a abrir.
- Se o Windows mostrar a capacidade correta, mas sem acesso aos arquivos, isso geralmente é mais promissor do que 0 bytes.
- Se os arquivos forem muito importantes, evite conectar e desconectar dez vezes. Cada reconexão pode piorar um pendrive que está morrendo.
Para recuperação por software, sim, o Disk Drill é uma opção legítima, especialmente se o USB for detectado, mas estiver inacessível. Só não recupere de volta para a mesma unidade flash. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que tudo ficou ainda mais quebrado.
Além disso, se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação para USB e unidades flash, este tópico é útil:
melhor software de recuperação para unidades flash e recuperação de dados USB
Uma verdade direta: se a unidade desaparecer, mostrar 0 MB, ficar quente, ou tiver um conector solto, o software provavelmente não vai salvar você. Isso já é caso de laboratório. Caro, sim, mas mais barato do que perder documentos fiscais ou anos de fotos para sempre.