Como faço para recuperar fotos após formatar um cartão SD?

Eu formatei acidentalmente meu cartão SD antes de fazer backup das minhas fotos e agora estou tentando recuperar fotos importantes dele. O cartão tinha imagens de família e de viagens que eu realmente preciso recuperar, e não tenho certeza do que fazer primeiro ou qual método de recuperação de fotos de cartão SD é mais seguro.

Eu conheço essa situação. Formatei o cartão SD errado depois de uma sessão tarde da noite e passei mal no segundo em que vi a tela de confirmação. Se você fez a mesma coisa, o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão agora. Tire-o da câmera, do celular, do drone, de qualquer aparelho que ainda esteja acessando-o.

A maioria dos dispositivos faz uma formatação rápida. Isso apaga o índice dos arquivos, não os dados das fotos e vídeos em si. Então, muitas vezes, seus arquivos ainda estão no cartão. O perigo começa quando você continua gravando ou copiando coisas novas para ele. Os novos dados sobrescrevem os blocos antigos e, quando isso acontece, as chances de recuperação caem rapidamente. Se o seu cartão SD tiver a pequena trava física de bloqueio, deslize-a para Lock antes de colocá-lo no computador. Fiz isso depois de um erro feio e isso me ajudou a evitar gravações extras feitas pelo sistema.

Eu pularia as correções pela linha de comando neste caso. CHKDSK e ferramentas parecidas são para sistemas de arquivos danificados. Elas não foram feitas para recuperar arquivos de um cartão formatado, e eu já vi deixarem tudo mais bagunçado do que antes.

O que funcionou melhor para mim foi um software de recuperação. Entre as opções que testei, o Disk Drill trouxe de volta a maior quantidade de arquivos utilizáveis, especialmente vídeos. Essa parte importa. Arquivos de vídeo em cartões SD muitas vezes ficam divididos pelo cartão, e muitas ferramentas gratuitas encontram os pedaços, mas devolvem clipes que você não consegue abrir. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery feito para gravações fragmentadas de câmera, além de fotos RAW e outros arquivos.

O processo básico é:

1. Use um leitor de cartão decente e conecte o cartão SD bloqueado ao seu computador.
  2. Instale e abra o Disk Drill.
  3. Selecione o cartão SD e inicie a varredura.
  4. Verifique os resultados. Se um arquivo abrir na pré-visualização sem problema, suas chances de uma recuperação limpa são boas.

Mais uma regra, e esta parte importa quase tanto quanto parar de usar o cartão em primeiro lugar. Não salve os arquivos recuperados de volta no cartão SD formatado. Envie-os para a unidade do seu computador ou para uma unidade externa separada. Se você recuperar no mesmo cartão, vai sobrescrever os dados que está tentando salvar. Já vi gente fazer isso em pânico e perder a segunda chance.

Se você não continuou fotografando ou gravando depois da formatação, há uma boa chance de seus arquivos ainda aparecerem na varredura. Eu começaria por aí.

Primeiro, verifique que tipo de formatação aconteceu. Uma formatação rápida oferece uma taxa de recuperação muito melhor do que uma formatação completa. Em cartões SD de câmeras, a formatação rápida é comum. Se você tirou novas fotos após o erro, as chances de recuperação caem rapidamente.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de gravar no cartão. Discordo um pouco em um ponto, porém. A trava de bloqueio ajuda a evitar gravações acidentais, mas alguns leitores a ignoram, então não trate isso como uma garantia.

O que eu faria em seguida:

1. Tente o cartão em um leitor diferente.
    Leitores ruins causam erros de leitura com mais frequência do que as pessoas imaginam.

2. Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD.
    Use uma ferramenta de criação de imagem de disco e salve a imagem no seu computador. Depois escaneie a imagem, não o cartão. Isso protege o cartão original se o leitor falhar ou se o cartão começar a apresentar defeito. Se o cartão tiver qualquer erro de leitura, esta etapa é muito importante.

3. Execute um software de recuperação na imagem.
    O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos de cartões SD formatados, especialmente se o cartão veio de uma câmera e tinha arquivos JPG, RAW, MP4 ou MOV. O PhotoRec é gratuito, mas nomes de arquivos e pastas geralmente voltam bagunçados. O Recuva é bom para casos simples, menos para mídias formatadas.

4. Classifique os resultados por tipo de arquivo e visualize.
    A visualização é importante. Se as prévias abrirem, seus arquivos geralmente estão intactos. Comece com JPG e o formato RAW da sua câmera.

5. Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
    Não de volta no cartão SD. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso no desespero.

Se você quiser uma explicação clara sobre ferramentas e métodos de recuperação de fotos em cartão SD, isto ajuda:
melhores formas de recuperar fotos apagadas de cartões SD

Se o Disk Drill encontrar muitos arquivos com prévias corrompidas, o cartão pode ter problemas mais profundos do que uma simples formatação. Nesse ponto, trabalhar a partir de um arquivo de imagem oferece a segunda tentativa mais segura.

Se o cartão foi formatado mas não muito reutilizado, suas chances ainda são decentes. Eu faria uma coisa um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, porém: antes de gastar tempo tentando todos os modos de varredura, verifique primeiro se o cartão está saudável. Se o cartão SD estiver de repente lento, desconectando ou apresentando erros de leitura, isso já não é mais apenas um problema de cartão formatado. Nesse caso, cada leitura extra pode piorar a recuperação.

Minha ordem seria:

1. Pare de usar o cartão SD
  2. Teste-o em um leitor confiável
  3. Se ele se comportar de forma estranha, faça uma imagem/clone primeiro
  4. Depois faça a varredura com um software de recuperação
  5. Recupere apenas para outra unidade

Eu também não perderia muito tempo com ferramentas de reparo integradas. Elas servem para reparo do sistema de arquivos, não para recuperar fotos após a formatação.

Para a parte de recuperação em si, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos de cartão SD formatado porque tende a se sair bem com mídias de câmera, especialmente se você tinha arquivos JPG, RAW, MOV ou MP4. Uma coisa de que gosto é a etapa de visualização. Se suas fotos de família/viagem forem visualizadas corretamente, isso geralmente é um sinal muito bom. Se nomes de arquivos e pastas importarem menos do que recuperar as imagens, isso ainda pode ser uma vitória.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se isso veio de um telefone ou câmera de ação que usava criptografia ou armazenamento específico de aplicativo, a recuperação pode ficar estranha rapidamente. Cartões SD de câmera geralmente são muito mais fáceis do que armazenamento de telefone.

Além disso, este tópico pode ajudar se você quiser comparar o que outras pessoas tentaram em uma situação parecida: discussão real de usuários sobre recuperar fotos após formatar acidentalmente um cartão SD

No geral: se foi uma formatação rápida e você não continuou fotografando, a recuperação é bem possível. Se você continuou usando, seja realista, alguns arquivos podem voltar corrompidos ou ausentes. Essa parte é meio ruim, mas é verdade.