Meu iPhone continua dizendo que o armazenamento está cheio, mesmo depois que apaguei alguns apps e fotos. Estou tentando descobrir o que realmente funciona para aumentar o armazenamento do iPhone, limpar os dados do sistema e liberar espaço sem perder arquivos importantes.
Eu mesmo pesquisei isso há alguns anos, depois que o armazenamento do meu iPhone ficou completamente lotado. Vi aqueles vídeos em que as pessoas “atualizam” o chip de armazenamento, e por um momento isso pareceu razoável. Telas são trocadas, baterias são trocadas, então pensei que talvez o armazenamento pudesse ser tratado da mesma forma.
A assistência técnica para a qual liguei me fez desistir da ideia bem rápido, e ainda bem que fez isso. Disseram que dá para fazer, mas não é algo que recomendam. Isso significa remover e substituir o chip NAND, fazer microsoldagem, programar firmware e torcer para que nada dê errado com a placa lógica. Se der errado, o telefone pode ser danificado permanentemente. Mesmo se funcionar, você ainda perde a garantia e torna qualquer reparo futuro da Apple muito mais complicado.
O que ajudou mais foi lidar com o armazenamento que eu já tinha.
- Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Eu achava que simplesmente precisava de um celular maior, mas essa tela mostrou que eu estava desperdiçando muito espaço em lugares bobos.
- Para apps, vale a pena usar Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove apps que você realmente não abre, mas mantém os documentos e dados deles, então reinstalá-los depois traz tudo de volta.
- Mensagens podem ser piores do que você imagina. Vídeos antigos, fotos, GIFs e anexos tinham se acumulado em vários GB no meu caso. Excluir automaticamente conversas antigas ajudou a evitar que isso se acumulasse de novo.
As fotos eram o verdadeiro problema, porém. O álbum Duplicadas da Apple mal encontrou alguma coisa, porque o meu problema não eram arquivos exatamente duplicados. Era uma bagunça de fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando o Clever Cleaner para isso. Ele agrupou fotos semelhantes, escolheu as que pareciam melhores, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela antigas e podia transformar Live Photos de que eu não precisava em imagens estáticas. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois disso, o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone fez uma grande diferença. As fotos em tamanho original ficam no iCloud, enquanto o telefone mantém versões menores localmente até você abrir algo. No dia a dia, eu realmente nem percebo, mas a biblioteca de fotos ocupa muito menos espaço no telefone. Se você não quiser usar o iCloud, Google Drive ou Dropbox podem funcionar para arquivos e vídeos, mas você provavelmente vai ter que gerenciar mais coisas por conta própria.
Eu só comprei armazenamento extra depois de organizar tudo primeiro. No meu caso, isso significou uma unidade flash externa para fotos e vídeos antigos que eu queria guardar, mas não precisava manter no meu telefone o tempo todo. iPhones com USB-C tornam isso mais fácil, e algumas unidades podem até ser usadas por apps compatíveis para gravar vídeo direto na unidade. Só confira se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Fico feliz por ter pulado a atualização de armazenamento por hardware. Limpar o telefone, mover coisas mais antigas para o armazenamento em nuvem e manter uma unidade externa para arquivos de longo prazo resolveu o problema sem arriscar o dispositivo. Eu tentaria todo esse caminho primeiro antes de pagar alguém para modificar o próprio telefone.
Excluir um app de 200 MB é diferente de excluir alguns downloads enormes de vídeo, então verifique a tela de armazenamento para encontrar o verdadeiro vilão antes de fazer uma limpeza aleatória. Mike está certo sobre evitar upgrades de armazenamento por hardware, mas a coisa fácil que as pessoas esquecem é esvaziar Apagados Recentemente em Fotos e Arquivos, porque esse espaço muitas vezes não volta até você limpá-lo ou esperar. Os caches dos apps são a parte irritante: para apps como TikTok, Spotify, Netflix ou podcasts, excluir downloads ou reinstalar o app pode liberar mais espaço do que desinstalá-lo temporariamente.
Se o telefone já está quase sem espaço livre, algumas limpezas não vão surtir efeito imediatamente porque o iOS precisa de espaço de sobra para processar exclusões, miniaturas, alterações no cache dos apps e sincronização do iCloud. Eu liberaria rapidamente uma parte primeiro excluindo um item offline grande, como episódios baixados da Netflix, playlists do Spotify, downloads de podcasts ou um jogo grande, depois reiniciaria o telefone e verificaria o Armazenamento do iPhone novamente após um tempo. O número de Dados do Sistema também pode ser enganoso. Normalmente você não pode excluí-lo manualmente como uma pasta, mas ele часто diminui depois de limpar o histórico do Safari, remover downloads grandes de apps, reiniciar e deixar o telefone no Wi-Fi e na energia. Concordo com os outros sobre não insistir em um upgrade do chip de armazenamento, mas eu teria cuidado ao esperar que o Fotos do iCloud ou um app de limpeza resolvam isso instantaneamente. Eles ajudam, mas o telefone ainda precisa de tempo e de espaço livre suficiente para realmente concluir a limpeza.