Arquivos temporários no iPhone ocupando mais espaço do que meus apps - como?

Percebi que o armazenamento do meu iPhone está sendo consumido por arquivos temporários e, de alguma forma, eles estão ocupando mais espaço do que os aplicativos que eu realmente uso. Já verifiquei os ajustes de armazenamento e apaguei algumas coisas, mas o problema de espaço continua voltando. Preciso de ajuda para entender o que são esses arquivos temporários, por que eles são tão grandes e como limpá-los com segurança sem bagunçar meu celular.

Fiquei olhando para a tela de armazenamento do iPhone por um tempo porque os “Dados do Sistema” estavam ocupando mais espaço do que todos os meus apps juntos. Parece errado. A Apple não explica isso bem, e a solução é menos simples do que as pessoas esperam.

Por que os arquivos temporários acabam ficando maiores que o app

Percebi isso com Instagram, TikTok, Spotify e alguns apps de compras. O tamanho do download do app parecia pequeno, mas meses depois o uso de armazenamento estava absurdo. O que enche isso são coisas em cache, trechos curtos de vídeo, prévias de imagens, partes de áudio, dados de sites, logs. Os apps salvam isso no seu celular para que os feeds carreguem mais rápido e a música comece mais depressa. O iOS remove parte disso sozinho, mas geralmente só quando o espaço livre fica baixo o bastante para forçar isso. Então um app de 60MB virar 2GB de uso de armazenamento não é incomum. Irritante, sim. Raro, não.

Por que a limpeza muitas vezes parece inútil

Limpei o cache algumas vezes e recuperei espaço, depois vi tudo voltar aos poucos em um ou dois dias. Essa parte é normal. Assim que você abre os apps de novo, eles começam a preencher o cache outra vez.

O problema maior é este: o cache dos apps muitas vezes não é a principal coisa ocupando seu armazenamento. Normalmente são as fotos. A mesma foto tirada seis vezes. Capturas de tela aleatórias. Vídeos em 4K que você esqueceu de cortar ou apagar. Limpar o navegador ajuda um pouco, mas não faz nada por uma galeria cheia de tranqueira.

Formas seguras de limpar arquivos temporários

Eu começaria pelas opções de baixo risco primeiro.

1. Reinicie o celular. Eu faço isso mais ou menos uma vez por semana. Isso limpa alguns logs temporários e restos de lixo do sistema sem mexer nas suas configurações ou dados pessoais.
  2. Limpe os dados do Safari. Vá em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso remove arquivos da web em cache, mas você será desconectado de muitos sites.
  3. Se você usa Chrome, abra o Chrome e limpe o cache em Configurações > Privacidade e Segurança.
  4. Para apps como Instagram, Facebook e TikTok, normalmente não existe um botão real para limpar cache no iPhone. O único método que encontrei e que funciona por completo é apagar o app e instalá-lo novamente. Sua conta continua intacta, mas a tranqueira baixada ligada ao app é apagada.

Por que isso continua voltando

É assim que os apps funcionam. Nada está quebrado. Toda vez que você rola, assiste, faz streaming ou navega, novos arquivos temporários são salvos de novo. Você não está interrompendo o ciclo. Está só aparando isso antes que fique fora de controle.

Pelo que vi, o celular começa a ficar ruim quando o armazenamento livre cai para os últimos 10 a 15 por cento. Aí você começa a ter lentidão para abrir a câmera, pausas estranhas, recarregamentos de apps e algumas travadas. Parece que o celular envelheceu da noite para o dia, mas muitas vezes é pressão no armazenamento.

O que mais ajudou sem usar um computador

As etapas manuais de limpeza são boas para dados do navegador e caches inflados de apps. Elas não resolvem a biblioteca de fotos, que para mim era de longe a maior bagunça. Usei o Clever Cleaner porque eu queria algo simples, direto no aparelho e gratuito.

A parte útil para mim foi a organização. Na aba Heavies, ele coloca os maiores arquivos primeiro com os tamanhos exibidos, então vídeos enormes e gravações de tela deixam de ficar escondidos no meio de um mar de fotos aleatórias. Em Similars, ele agrupou fotos quase duplicadas, não só duplicatas exatas. Fotos em sequência, três tentativas borradas do mesmo recibo, cinco fotos do cachorro parecendo quase idênticas, tudo em um só lugar. Ele roda no celular, então nada é enviado para outro lugar.

Depois que limpei cerca de 20GB entre fotos duplicadas, vídeos muito grandes e a limpeza de cache de sempre, o celular parou de travar. Os Dados do Sistema ainda existiam, claro, mas deixaram de ser a coisa que acabava com o uso diário. Ter mais espaço livre resolveu mais do que apagar cache jamais resolveu sozinho.

O que confunde as pessoas é o rótulo. O iPhone coloca um monte de coisas inúteis em Dados do Sistema e Documentos e Dados dos apps, então parece maior do que o próprio app. Muitas vezes é mesmo. Mapas offline, anexos de mensagens, arquivos de atualização do iOS com falha, buffers de podcasts, vozes da Siri e sobras antigas de restauração do iCloud ficam todos ali.

Vou discordar um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Reinstalar apps ajuda, mas se o Mensagens estiver enorme ou uma atualização do iOS travou, excluir o Instagram não vai mudar muita coisa.

O que eu verificaria em seguida:

1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Mensagens. Revise os anexos grandes.
  2. App Arquivos, No Meu iPhone, Downloads. Exclua ZIPs, PDFs e vídeos antigos.
  3. Ajustes, Acessibilidade, Fala ao Vivo ou vozes baixadas. Remova vozes não usadas.
  4. Podcasts e Música. Remova os downloads, não o app.
  5. Se você atualizou o iOS recentemente, reinicie e depois verifique o armazenamento de novo após algumas horas.

Se as fotos ainda forem as principais vilãs, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para fotos duplicadas e vídeos grandes.

Além disso, este vídeo rápido de limpeza de armazenamento do iPhone mostra o problema rapidamente. Ele me ajudou a perceber o que deixei passar na primeira vez.

O que normalmente faz isso parecer tão quebrado são os snapshots do APFS e a indexação, não apenas arquivos temporários. Essa é a parte que acho que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles meio que minimizaram. O iPhone pode reter espaço para manutenção do sistema, snapshots de reversão após atualizações, análise de fotos, indexação de e-mails e cache de streaming que não aparece de um jeito muito intuitivo.

Algumas coisas para verificar que são um pouco diferentes do ciclo habitual de excluir e reinstalar:

• Certifique-se de que o iOS esteja totalmente atualizado. Alguns bugs de armazenamento foram corrigidos discretamente.
  • Desative Sincronizar este iPhone e depois ative novamente para coisas como Fotos ou Mensagens no iCloud se uma categoria parecer travada.
  • Verifique as contas do app Mail. Anexos grandes e e-mails offline podem crescer rapidamente.
  • Se você usa Apple TV/Netflix/Prime, remova também os downloads offline por lá.
  • Deixe o telefone carregando no Wi-Fi durante a noite uma ou duas vezes. Às vezes, o iOS só conclui a limpeza/indexação quando está ocioso.

Se a sua biblioteca de Fotos for o verdadeiro monstro, é aí que algo como o Clever Cleaner ajuda mais do que ficar fuçando em menus aleatórios. A análise deles review do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone rapidamente traz uma explicação razoável. Não é mágica, mas é bem menos irritante do que ficar caçando vídeos gigantes um por um.

Se o armazenamento ainda parecer falso depois de tudo isso, faça backup, apague e restaure. Irritante, sim. Mas às vezes é a única correção que realmente redefine os Dados do Sistema.

Uma coisa em que eu contestaria um pouco: as pessoas culpam arquivos temporários rápido demais. Às vezes, o gráfico de armazenamento só está atrasado ou informando errado até que o iOS termine de recalcular. Já vi Dados do Sistema parecerem absurdos e depois caírem vários GB sem fazer praticamente nada, exceto esperar durante a noite no carregador + Wi-Fi.

Então, além do que @chasseurdetoiles, @shizuka e @mikeappsreviewer já cobriram, eu verificaria estes culpados menos óbvios:

• Gravador. Gravações longas ficam escondidas lá.
  • Projetos do GarageBand, iMovie e CapCut. Arquivos de rascunho ficam enormes.
  • PDFs do app Livros e downloads de audiolivros.
  • Mídia do WhatsApp/Telegram dentro do app, nem sempre óbvia no Armazenamento do iPhone.
  • Pasta Lixo do app Arquivos. As pessoas esquecem que ela tem sua própria seção Apagados Recentemente.

Além disso, se um único app mostrar Documentos e Dados enormes, descarregar é menos eficaz do que apagar. Descarregar mantém esses dados. A exclusão completa os remove.

Minha opinião impopular: redefinição de fábrica nem sempre é o último recurso. Se a contagem de armazenamento estiver claramente quebrada e você já tiver feito backup, isso pode ser mais rápido do que passar 3 horas caçando lixo misterioso.

Se fotos/vídeos forem o problema real, o Clever Cleaner é realmente útil.
Prós: detecção fácil de duplicatas, encontra vídeos grandes rapidamente, interface simples.
Contras: focado em fotos, não corrige bugs reais de Dados do Sistema do iOS, ainda exige revisão antes de apagar.

Então sim, arquivos temporários podem exceder o tamanho do app. Essa parte é normal. O que não é normal é quando o número nunca cai depois da limpeza, reinicialização e um dia de carregamento em repouso. Isso geralmente aponta para indexação travada, limpeza com falha ou um bug que justifica restauração.