O armazenamento dos meus aplicativos de repente dobrou da noite para o dia, e eu não instalei nada importante nem alterei minhas configurações. Estou tentando descobrir o que poderia fazer o armazenamento dos aplicativos aumentar tão rápido, como crescimento de cache, problemas nos dados dos aplicativos, atualizações do sistema ou arquivos duplicados. Preciso de ajuda para identificar a causa e a maneira mais segura de liberar espaço sem excluir nada importante.
Por que a barra de ‘Aplicativos’ fica enorme no iPhone
Isso aconteceu comigo também. Uma manhã, o gráfico de armazenamento parecia errado, e ‘Aplicativos’ tinha aumentado muito além do que eu sabia que tinha instalado. Parece um erro, mas o rótulo é mais abrangente do que parece.
O que aparece em ‘Aplicativos’ geralmente é uma mistura de algumas coisas:
O que está incluído ali
-
O próprio app
Este é o pacote do app instalado. -
Seus dados salvos do app
Logins, configurações, downloads locais, progresso de jogos, arquivos offline. -
Arquivos de suporte do app
Arquivos de idioma, recursos incluídos, ativos extras. -
Dados em cache
Esta parte tende a aumentar rápido. Apps sociais, apps de streaming, apps de compras, navegadores, todos acumulam arquivos temporários.
Então, se o número dobrou de um dia para o outro, eu olharia primeiro para o cache. Vi isso depois de alguns dias assistindo vídeos, salvando reels, abrindo os mesmos apps de chat repetidamente. O iPhone às vezes atualiza a contagem com atraso, então o salto parece repentino, mesmo que o acúmulo tenha acontecido antes.
As fotos geralmente ficam ali como arquivos fixos. Os apps continuam mudando. Você os usa, eles puxam dados, armazenam prévias, salvam mídia, mantêm lixo temporário. A contagem vai subindo.
Por que descarregar quase não ajuda às vezes
Isso me confundiu.
‘Desinstalar App’ remove o pacote do app, mas mantém os dados do app. Então, se um jogo ocupa 250 MB pelo app em si e 3,8 GB em conteúdo baixado, desinstalar economiza só a parte pequena. Sua bagunça maior continua lá.
Se você quiser recuperar todo o espaço, precisa usar ‘Apagar App’. Isso remove o app e seus dados locais.
Mesmo assim, o relatório de armazenamento do iPhone às vezes é lento. Eu apaguei coisas e o gráfico não mudou por um tempo. Depois ele atualizou. Um pouco irritante, mas comum.
Onde verificar os números reais
Vá aqui:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Espere alguns segundos. Depois toque nos apps um por um. Você deve ver algo como:
- Tamanho do App
- Documentos e Dados
Essa tela informa mais do que a barra colorida no topo. Se um app parece pequeno na App Store, mas enorme no seu celular, ‘Documentos e Dados’ geralmente é o motivo.
Por que pouco armazenamento faz o celular ficar ruim
Essa parte foi fácil de perceber no meu. Quando cheguei perto do armazenamento cheio, o celular começou a parecer cansado.
Eu notei:
- câmera abrindo mais devagar
- apps recarregando com mais frequência
- lentidão aleatória ao trocar de app
- travamentos em apps mais pesados
- atraso no teclado aqui e ali
O iPhone precisa de espaço de trabalho para arquivos temporários. Quando o espaço livre fica apertado, o desempenho cai. Nem toda lentidão vem do armazenamento, mas pouco espaço livre é uma das primeiras coisas que verifico agora.
O que eu fiz primeiro
Tentei a rota da limpeza manual:
- apaguei conversas antigas
- removi anexos grandes
- limpei os dados de sites do Safari
- verifiquei Arquivos e Downloads
- apaguei vídeos antigos
Ajudou um pouco. Mas demorou demais. Eu continuava gastando dez minutos para recuperar 300 MB. Meio miserável.
O app que acabei usando
Usei Clever Cleaner depois de me cansar de fazer tudo isso na mão.
O que mais me ajudou foi classificar a mídia por tamanho. Encontrei vários vídeos enormes dos quais tinha me esquecido, alguns eram clipes em 4K parados ali sem servir para nada. A varredura de fotos semelhantes também foi útil. Eu tinha pilhas inteiras de fotos em sequência e quase duplicadas.
Algumas partes de que gostei:
- visualização ‘Pesados’ para ver primeiro os maiores arquivos
- agrupamento de fotos semelhantes
- informações de tamanho das capturas de tela
- processamento no dispositivo, o que foi importante para mim
Se o gráfico de armazenamento disser que ‘Aplicativos’ está consumindo tudo, eu primeiro inspecionaria a tela Armazenamento do iPhone app por app. Olhe para ‘Documentos e Dados’, não apenas para o tamanho do app. Se a limpeza manual for lenta demais, uma ferramenta como a acima reduz o trabalho pesado. No meu celular, assim que liberei espaço suficiente, a lentidão melhorou rápido.
Saltos rápidos geralmente significam uma de quatro coisas.
-
O iOS reclassificou o armazenamento.
Após uma atualização ou indexação durante a noite, o telefone recalcula o espaço. Coisas que ficavam em Dados do Sistema ou Outros às vezes aparecem em Aplicativos. Os dados não dobraram, o rótulo mudou. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre o cache ser sempre o primeiro suspeito. Relatórios incorretos também são comuns. -
Um app baixou conteúdo em segundo plano.
Apps de streaming, de podcast, de mapas, unidades na nuvem e apps de mensagens fazem muito isso. Episódios offline, regiões de mapa, mídia de chat, miniaturas. Um único app fazendo isso durante a noite já basta para adicionar de 5 a 20 GB. -
Uma atualização com falha deixou arquivos temporários para trás.
As atualizações de apps no iOS descompactam uma segunda cópia antes da limpeza. Se a limpeza travar, o armazenamento aumenta até o telefone reiniciar ou executar a manutenção novamente. Já vi isso com jogos grandes e apps sociais. Irritante, mas real. -
Logs ou dados corrompidos do app.
É raro, mas acontece. Um banco de dados ruim de um app cresce sem parar. Se o tamanho de um app parecer absurdo em comparação com o seu uso, apague e reinstale.
O que eu faria:
Verifique a Bateria para atividade em segundo plano nas últimas 24 horas. Isso geralmente aponta para o app.
Reinicie o telefone e depois verifique o armazenamento novamente após 10 minutos.
Procure atualizações pendentes do iOS.
Abra o app que mais consome e remova o conteúdo baixado de dentro dele.
Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar arquivos pesados e lixo de mídia. Também achei esta lista útil para comparar apps de limpeza para iPhone: melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente.
Se o número cair após uma reinicialização, era apenas um problema de relatório. Se continuar alto, um app está acumulando dados.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @nachtschatten realmente bateram o suficiente: a atividade de sincronização pode fazer a barra de Aplicativos parecer muito maior sem você “instalar” nada. Coisas como WhatsApp, Telegram, Discord, Dropbox, Google Drive, até mesmo Notas com muitos anexos podem silenciosamente baixar de novo cópias locais após uma reconexão, restauração ou problema na conta. Nem sempre é cache no sentido normal. Às vezes é o app reconstruindo seu banco de dados local, miniaturas, índice de busca ou armazenamento de mídia criptografada, o que pode inflar absurdamente rápido.
Além disso, não confie demais na barra de categorias. A contabilidade de armazenamento do iPhone é… digamos “criativa”. Já vi os totais dos apps aumentarem depois de carregar durante a noite porque o iOS finalmente terminou a limpeza interna. Parece repentino, mas o crescimento pode ter se acumulado por dias.
O que eu verificaria que é um pouco diferente do conselho habitual:
- Tempo de Uso, veja quais apps realmente foram muito usados
- apps de VPN/segurança, eles podem gerar logs
- apps de podcast/música para opções de download automático
- apps de e-mail com caches offline enormes de caixa de correio
- apps de mensagens depois de entrar em chats de grupo ativos
Se um app parecer suspeito, exclua e reinstale-o. Desinstalar temporariamente muitas vezes não corrige dados estranhamente inchados. Se você quiser uma forma mais rápida de identificar arquivos gigantes e mídia duplicada em meio a tudo isso, Clever Cleaner é honestamente útil.
Além disso, este vídeo é bem decente para como liberar espaço no iPhone de graça.
Se o número literalmente dobrou da noite para o dia, meu palpite é downloads em segundo plano ou relatório de armazenamento ruim, não alguma invasão mágica de apps kkk.