Formatei acidentalmente meu pen drive antes de copiar fotos importantes e documentos de trabalho, e agora estou tentando encontrar uma maneira confiável de recuperar os arquivos perdidos. Eu realmente agradeceria orientações sobre métodos seguros de recuperação de dados de USB, softwares que realmente funcionam e se a recuperação ainda é possível após uma formatação rápida.
Fiz isso uma vez com um pendrive cheio de PDFs de trabalho e fotos da família. Passei mal no segundo em que cliquei em formatar. A parte que vale a pena saber primeiro: formatar um USB nem sempre apaga os dados dos arquivos na hora. Muita coisa depende do tipo de formatação que aconteceu e se você continuou usando a unidade depois.
Primeiro passo: pare de mexer no USB.
Não copie arquivos para ele. Não formate de novo. Não execute o CHKDSK. Não tente guias aleatórios de “consertar USB” dos resultados de busca. Cada gravação na unidade aumenta as chances de os dados antigos serem sobrescritos. Depois da sobrescrita, a recuperação cai muito.
Uma coisa que as pessoas entendem errado o tempo todo: não existe um botão real de “desformatar”. A formatação mudou a estrutura do sistema de arquivos. Você não reverte isso. As ferramentas de recuperação procuram dados de arquivos remanescentes ainda presentes no armazenamento e remontam tudo. Então a unidade continua formatada, mas seus arquivos antigos ainda podem estar lá.
O que aconteceu durante a formatação importa muito:
- Formatação rápida. Normalmente feita em segundos. É essa que você quer, se tivesse que escolher. No Windows, ela geralmente recria os registros do sistema de arquivos e deixa o conteúdo dos arquivos no lugar até que outra coisa grave por cima. Já vi a recuperação funcionar bem aqui quando a unidade foi deixada em paz logo depois.
- Formatação completa. Leva mais tempo. As versões mais novas do Windows gravam por toda a unidade durante esse processo. Se você fez uma formatação completa, a recuperação por software costuma dar ruim.
- Formatação por outro dispositivo. Câmeras, TVs, dashcams, consoles e coisas assim geralmente fazem uma formatação rápida. Nem sempre, mas com frequência suficiente para ainda valer a pena tentar a recuperação.
Se você não tem backup, eu iria direto para um software de recuperação. Tive resultados razoáveis com o Disk Drill. Ele lida com sistemas de arquivos USB comuns como FAT32, exFAT e NTFS, e organiza os resultados de um jeito que economiza tempo.
Esta é a ordem que eu usaria:
- Instale o Disk Drill no drive interno do seu computador. Não no USB formatado. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando entram em pânico.
- Conecte o pendrive e abra o aplicativo.
- Escolha o USB na lista de dispositivos.
- Inicie Buscar Dados Perdidos e depois use Verificação Universal se ele pedir. Para unidades formatadas, esta costuma ser a passada certa porque verifica de mais de uma forma.
- Espere a varredura terminar. Você verá arquivos aparecerem cedo e depois mais outros. Eu normalmente espero. A primeira tela não conta a história completa.
- Passe pelos arquivos encontrados por categoria. Imagens, vídeos, documentos, áudio, arquivos compactados. Filtre por tamanho, data ou tipo se a lista for enorme.
- Visualize o que for importante para você. Se uma foto abrir ou a visualização de um documento parecer normal, suas chances de uma recuperação limpa são melhores.
- Recupere tudo para uma unidade diferente. SSD externo, disco interno, outro USB, tanto faz. Não salve de volta no mesmo pendrive. Esse erro destrói dados recuperáveis rapidinho.
Se o USB estiver se comportando de forma estranha, crie primeiro uma imagem de disco. Essa parte é ignorada com frequência demais. Se a unidade desconecta, apresenta erros de leitura, trava no meio da varredura ou parece instável, faça a varredura da imagem em vez do dispositivo original. Aprendi isso tarde, e sim, queria ter sabido antes.
Muitos guias insistem em correções pelo Prompt de Comando como CHKDSK e ATTRIB. Eu não começaria por aí depois de uma formatação.
- CHKDSK tenta reparar problemas no sistema de arquivos. Não é uma ferramenta de recuperação de arquivos. Em uma unidade danificada ou recém-formatada, ele pode alterar estruturas de que você ainda precisava para a recuperação.
- ATTRIB ajuda com arquivos ocultos. Bom para arquivos escondidos por malware ou atributos incorretos. Inútil para arquivos perdidos por causa da formatação.
Eu só mexeria com isso se a formatação nunca tivesse terminado, ou se a unidade tivesse falhado no meio do processo e o sistema de arquivos tivesse ficado embaralhado sem uma formatação limpa concluída. Na maioria dos outros casos, recupere primeiro. Repare depois.
Além disso, fique atento a sinais de falha de hardware. Se o USB não for reconhecido, mostrar a capacidade errada, desconectar a cada poucos segundos ou tiver dano físico, isso pode ser mais do que uma formatação acidental. Nesse ponto, varreduras repetidas e reconexões não ajudam muito. Se os dados forem importantes, uma empresa profissional de recuperação é a opção mais segura.
Então é, ainda há uma chance, especialmente depois de uma formatação rápida e zero reutilização. Esses são os dois grandes fatores: que tipo de formatação aconteceu e se algo foi gravado na unidade depois. Se foi rápida e você parou imediatamente, suas chances costumam ser razoáveis. Não é garantido, mas são razoáveis.
Se o formato foi rápido, você ainda tem uma chance. Se foi completo, as chances caem bastante. Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: pare de usar o pen drive agora. Onde discordo um pouco é que eu faria primeiro uma imagem do USB se os arquivos importam mais do que o seu tempo. Um backup bruto oferece uma fonte estável para escanear novamente se o dispositivo começar a falhar.
Melhor caminho para uso doméstico:
- Conecte-o em modo somente leitura, se a sua configuração permitir.
- Crie uma imagem do USB.
- Escaneie a imagem com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação.
- Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo USB.
Por que criar a imagem primeiro. Pendrives baratos falham no meio da leitura com mais frequência do que as pessoas imaginam. Já vi unidades sumirem depois de uma varredura longa. Uma única imagem salvou o dia, sem brincadeira.
Além disso, por enquanto evite ferramentas de reparo do sistema de arquivos. Elas ajudam com corrupção, não com recuperação de fotos e documentos após a formatação.
Se você quiser um passo a passo curto, este guia em vídeo de recuperação de pen drive formatado ou corrompido é mais fácil de acompanhar do que a maioria dos guias em texto.
Se o Disk Drill encontrar arquivos com pré-visualizações intactas, isso é um bom sinal. Se o USB mostrar 0 bytes, tamanho incorreto ou continuar desconectando, pare e procure um profissional.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre sobre a regra principal: pare de usar o USB. Mas eu destacaria um ponto extra que muita gente deixa passar: verifique se os arquivos recuperados são realmente utilizáveis, não apenas recuperáveis.
Muitas ferramentas conseguem encontrar nomes de arquivos ou fragmentos depois de uma formatação, mas as fotos podem abrir metade cinza, os documentos podem estar corrompidos e os vídeos podem estar inutilizados. É por isso que o suporte a visualização importa mais do que o hype do escaneamento. O Disk Drill é razoável nisso porque você pode verificar o que é real antes de gastar horas na recuperação.
Além disso, não fique preso demais à expressão recuperar dados de uma unidade USB formatada com segurança e facilidade. Você não está literalmente desfazendo a formatação. Está tentando salvar os dados restantes dos arquivos antes que sejam sobrescritos.
Minha opinião:
- se foi uma formatação rápida, as chances ainda são boas
- se foi uma formatação completa, o software pode encontrar pouco ou nada
- se o USB for muito barato ou antigo, a recuperação pode ficar estranha rapidamente
Uma pequena discordância da minha parte: criar uma imagem primeiro é inteligente, mas nem sempre é obrigatório se a unidade estiver estável e os dados não forem extremamente importantes. Para um pen drive normal e saudável, escanear diretamente com o Disk Drill geralmente é aceitável e mais rápido. Se ele começar a desconectar, fizer barulhos estranhos, mostrar capacidade errada ou travar o seu PC, pare de mexer nele.
Além disso, evite truques de reparo gratuito do YouTube. Metade deles é basicamente uma corrida para perder dados rs.
Recupere apenas para outra unidade. Não para o mesmo pen drive. É assim que as pessoas transformam talvez recuperável em definitivamente perdido.
Um ângulo extra: verifique o comportamento do controlador USB antes de fazer qualquer coisa pesada. Se a unidade de repente informar o tamanho errado, mudar de exFAT para RAW ou desconectar sob carga, isso aponta para problema de hardware ou firmware, não apenas um simples erro de formatação. Nesse caso, eu evitaria varreduras completas repetidas, porque cada passagem pode ser a que finalmente a encerra.
Eu discordo um pouco do pessoal do “sempre faça uma imagem primeiro”. É um bom conselho, sim, mas em algumas unidades flash instáveis um longo trabalho de criação de imagem pode falhar antes de uma recuperação direcionada. Se o dispositivo estiver estável, tente primeiro uma varredura seletiva para fotos/documentos. Se estiver instável, então crie imagem do que conseguir.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- bom suporte de visualização prévia
- filtragem fácil por tipo de arquivo
- lida bem com formatos USB comuns
- razoável para situações de formatação rápida
Contras
- varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos/estrutura de pastas bagunçados
- os resultados após formatação completa costumam ser decepcionantes, como acontece com a maioria dos softwares
- a varredura de mídias grandes danificadas pode levar um tempo
Então minha ordem seria: verificar se a unidade parece normal, executar uma ferramenta de recuperação como o Disk Drill, usar bastante a visualização prévia e recuperar primeiro apenas o que for importante para outro disco. @espritlibre, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer têm razão sobre um ponto-chave: quanto menos você mexer no USB, melhores serão suas chances.