Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu pendrive e agora não consigo acessar algumas pastas de jeito nenhum. Preciso de um software confiável de recuperação para USB que seja fácil de usar e funcione bem para recuperar fotos, documentos e outros dados perdidos. O que você recomenda?
Isso já aconteceu comigo vezes suficientes para eu parar de fingir que é raro. Você conecta um pendrive, abre, e ou a pasta parece ter sido totalmente apagada ou o Windows exibe a adorável mensagem “você precisa formatar o disco”. Nesse ponto, a parte ruim é simples: arquivos excluídos de um pendrive não vão para a Lixeira. Eles desaparecem de vista, e você fica tentando descobrir se os dados sumiram de vez ou só estão escondidos por trás de danos no sistema de arquivos.
Antes de sair jogando aplicativos aleatórios de recuperação no problema, vá com calma por um minuto. Alguns passos chatos no começo fazem uma grande diferença.
- Abra primeiro o Gerenciamento de Disco. Se o Windows ainda enxerga a unidade USB, mesmo que ela apareça como RAW, não alocada ou sem partição utilizável, a recuperação por software ainda tem chance. Se a unidade também não aparecer ali, eu pararia de presumir que isso é um simples problema de arquivos. Começa a parecer mais uma falha de hardware, e software normalmente não corrige isso.
- Remova a unidade e pare de usá-la. Aprendi essa da pior forma. Quanto mais gravações você fizer, maior o risco de sobrescrever exatamente os arquivos que quer recuperar.
- Não restaure os arquivos recuperados no mesmo pendrive. Salve-os em outro lugar, no seu PC, em um SSD externo, qualquer coisa que não seja o dispositivo original.
Depois disso, a escolha da ferramenta importa.
Se você quiser o caminho menos doloroso, Disk Drill é por onde eu começaria. Ele cobre os problemas que unidades USB costumam causar: arquivos excluídos, formatação acidental, volumes RAW, partições corrompidas e outros danos lógicos. O que mais me chamou atenção foi a abordagem de varredura. Ele não fica preso a um método e encerra por aí. Ele combina vários tipos de varredura e verifica uma longa lista de assinaturas de arquivos em uma única passada, o que ajuda quando a unidade está meio quebrada e você não sabe o que falhou primeiro.
Uma parte que acabei valorizando mais do que esperava foi o recurso de backup byte a byte. Alguns pendrives funcionam bem por trinta segundos, depois desconectam, depois voltam como se nada tivesse acontecido. Nesses casos, criar uma imagem primeiro é a opção mais segura. Você analisa a cópia, não o pendrive original, o que reduz a chance de forçar uma unidade morrendo até o limite. A ferramenta de visualização também ajuda. Você consegue ver se os arquivos parecem utilizáveis antes de gastar mais tempo com a recuperação.
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda merece uma olhada. Ele não se importa muito com o sistema de arquivos. Ele analisa os dados brutos do dispositivo e procura diretamente por assinaturas de arquivos conhecidas. Quando a tabela de partição está destruída ou o sistema de arquivos desapareceu, esse tipo de varredura às vezes consegue extrair dados quando ferramentas com aparência mais refinada não encontram nada.
Tem um porém, e para algumas pessoas ele é grande. O PhotoRec tem uma pegada old school. A interface é baseada em texto, o que desanima muita gente rapidamente, e normalmente ele não devolve os nomes originais dos arquivos nem a estrutura de pastas. Você acaba com pilhas de arquivos com nomes genéricos e um trabalho de organização depois. Se o seu pendrive tinha anos de fotos de família ou documentos de trabalho, essa limpeza fica irritante bem rápido. Eu fiz isso uma vez. Não gostei nem um pouco.
Então, se essa fosse a minha unidade, eu tentaria o Disk Drill primeiro. Se ele localizar seus arquivos com os nomes e pastas ainda intactos, você vai se poupar de muita organização e adivinhação.
Eu os classificaria assim para um pendrive USB.
-
Disk Drill
Melhor combinação de interface fácil de usar e resultados sólidos. Bom para arquivos excluídos, pastas ausentes e unidades com problemas no sistema de arquivos. Ele também mantém as prévias em destaque, o que economiza tempo. Se você quiser ver rapidamente como ele lida com a recuperação de USB, assista a este passo a passo de recuperação de USB com o Disk Drill. Se você estava procurando uma análise do Disk Drill, pense nele como uma ferramenta simples de recuperação para USB e unidades externas, com interface limpa, suporte a varredura profunda, visualização de arquivos e recuperação de fotos, documentos, vídeos e arquivos compactados. -
R-Studio
Menos amigável. Mais controle. Melhor se suas pastas estiverem ilegíveis e você quiser inspecionar partições, sistemas de arquivos e resultados da varredura em detalhes. Eu o escolheria em vez do PhotoRec para tipos de arquivo mistos se você se importa com a estrutura. -
Recuva
Rápido e fácil para exclusões diretas em pendrives saudáveis. Fraco quando a unidade começa a mostrar corrupção. Ainda vale a pena tentar se o dano for pequeno.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não recorreria ao PhotoRec logo de início, a menos que o sistema de arquivos esteja destruído. Ele recupera muita coisa, claro, mas a bagunça sem pastas e com nomes de arquivos aleatórios é um saco.
Minha ordem seria: Recuva primeiro para exclusões simples, Disk Drill depois pelo melhor equilíbrio, R-Studio se a situação parecer feia. Salve os arquivos recuperados no seu PC, não no USB. Faça uma varredura logo, não fique conectando o pendrive o dia todo.
Na verdade, eu dividiria isso em dois casos, porque “arquivos excluídos” e “não consegue acessar pastas” nem sempre são o mesmo problema.
Se o USB ainda pode ser lido, mas os arquivos foram apenas removidos, o Recuva é bom para uma primeira tentativa rápida. Eu sei que o @ombrasilente o colocou mais abaixo dependendo da corrupção, mas para exclusão acidental básica ele ainda é uma das ferramentas menos irritantes de testar. Porém, se as pastas estiverem inacessíveis, eu pularia direto as opções mais leves e usaria o Disk Drill. Ele é mais fácil que o R-Studio, menos caótico que o PhotoRec e geralmente lida melhor com a recuperação em USB quando a unidade tem tanto dados excluídos quanto problemas estranhos no sistema de arquivos.
Um ponto em que eu discordo um pouco do estilo de conselho do @mikeappsreviewer em geral: as pessoas pulam para a “varredura mais profunda possível” rápido demais. Em unidades flash, isso pode transformar uma recuperação administrável em uma pilha gigante de lixo sem organização. Comece com uma varredura normal, verifique as prévias e só depois aprofunde se necessário.
Para fotos, documentos e tipos de arquivo mistos, minha lista curta seria:
-
Disk Drill
Melhor software de recuperação USB no geral para usuários comuns. Interface limpa, prévias, recuperação de pastas decente, funciona bem para arquivos excluídos e partições USB ilegíveis. -
Recuva
Melhor apenas para exclusões simples. Rápido, básico, meio antigo, mas ainda útil. -
R-Studio
Poderoso, mas definitivamente não é amigável para iniciantes. Melhor se você souber o que são mapas de partição e sistemas de arquivos. -
PhotoRec
Monstro da recuperação, pesadelo de organização. Ótimo quando todo o resto falha e você já não se importa mais com nomes de arquivos.
Se você quiser mais discussão sobre unidades flash corrompidas e casos de recuperação USB bruta, vale a pena ler este tópico: melhores dicas para recuperação de dados de USB RAW
Então, sim, se você quer o “melhor software de recuperação USB” que equilibre facilidade de uso e resultados reais, eu escolheria o Disk Drill primeiro. Se ele mostrar suas pastas ausentes na prévia, isso geralmente é um sinal muito bom.