Alguém pode recomendar um software confiável de recuperação de fotos?

Apaguei acidentalmente um grande lote de fotos de família do meu cartão SD enquanto movia arquivos para o computador, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Estou procurando um software confiável de recuperação de fotos que realmente funcione com imagens excluídas e seja seguro de usar. Se alguém tiver sugestões da melhor ferramenta de recuperação de fotos para cartões SD ou discos rígidos, eu realmente agradeceria a ajuda.

Já tive que trazer fotos e clipes de vídeo apagados de volta dos mortos mais vezes do que quero contar. Às vezes apaguei o lote errado. Uma vez, um cartão SD ficou estranho depois de uma sessão. Algumas vezes fui eu, cansado, clicando rápido demais e limpando a pasta errada. A principal coisa que aprendi foi simples. O que você faz no primeiro minuto importa mais do que qual aplicativo você instala depois.

Se os seus arquivos sumiram, pare de gravar no cartão ou na unidade imediatamente. Não tire mais fotos. Não mova novos arquivos para ele. Não formate de novo só porque você viu uma postagem dizendo que ajudou. Em muitos casos, os dados ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Continue usando o cartão e suas chances caem rápido. Eu fiz isso errado uma vez, e paguei por isso com meio dia de filmagem.

Depois que o cartão estiver fora de uso e separado, estas são as ferramentas que eu olharia primeiro.

1. Disk Drill

Disk Drill é o que eu indico para as pessoas com mais frequência. Não porque seja mágico. Não é. É porque atinge um bom equilíbrio entre resultados sólidos de recuperação e uma interface que pessoas comuns não detestam. Funciona com cartões SD, pendrives, unidades externas, SSDs, o básico de sempre.

A parte à qual eu sempre voltava era o modo Advanced Camera Recovery. Se você já tentou recuperar gravações de um drone, GoPro, câmera veicular ou câmera mirrorless, já viu a bagunça de sempre. Alguns aplicativos encontram o arquivo e depois entregam um clipe corrompido que não reproduz depois de 3 segundos. Este se saiu melhor para mim com arquivos de vídeo divididos ou fragmentados, e também reconheceu muitos formatos de foto RAW sem muita complicação.

O que eu gostei:

1. Simples o bastante para usar sem precisar ler um manual primeiro
  2. Lida com uma longa lista de formatos de foto e vídeo
  3. Advanced Camera Recovery ajuda com vídeo fragmentado
  4. Permite visualizar os arquivos antes de salvá-los
  5. Funciona no Windows e no Mac

O que foi irritante:

1. Você precisa da versão paga para a recuperação completa
  2. As varreduras profundas em cartões grandes são lentas, bem lentas

2. R-Studio

O R-Studio parece aquela ferramenta que você abre quando as opções fáceis já falharam. Eu não entregaria isso para alguém que nunca mexeu com software de recuperação antes. Ainda assim, quando o sistema de arquivos está danificado, a partição está comprometida ou o cartão parece meio morto, ele já me salvou em trabalhos em que ferramentas mais simples voltaram com migalhas.

Usei uma vez em um cartão SD muito corrompido, um daqueles casos em que a câmera se recusava a lê-lo e o Windows queria formatá-lo. Ele encontrou mais do que eu esperava. O problema é a interface. Ela parece técnica desde o início e, se você sair clicando sem saber o que está vendo, fica confuso rapidinho.

Por que eu continuo usando:

1. Desempenho de recuperação forte
  2. Lida melhor do que a maioria com sistemas de arquivos danificados
  3. Mais controles de varredura e opções de recuperação
  4. Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento

Por que algumas pessoas desistem dele:

1. A curva de aprendizado é íngreme
  2. A interface parece carregada
  3. O preço é mais alto do que o de muitas outras opções

3. PhotoRec

O PhotoRec continua sendo uma das melhores opções gratuitas que já usei. Sem limite de recuperação, de código aberto, e não se importa muito se o sistema de arquivos estiver destruído porque ele procura assinaturas de arquivos diretamente no dispositivo.

Isso importa quando um cartão foi formatado ou ficou corrompido a ponto de a navegação normal pelos arquivos ser inútil. Já vi o PhotoRec recuperar dados de mídias que eu praticamente já tinha dado como perdidas. A desvantagem é a saída desorganizada. Os nomes originais dos arquivos geralmente se perdem. A estrutura de pastas também some. Então, depois da recuperação, você acaba organizando uma pilha de arquivos por data, tipo, pré-visualização e paciência. Funciona, mas é, dá um pouco de trabalho.

Pontos positivos:

1. Gratuito, sem limite para a quantidade que você recupera
  2. Compatível com uma enorme variedade de tipos de arquivo
  3. Funciona bem em cartões formatados ou danificados
  4. Disponível para Windows, macOS e Linux

Partes menos divertidas:

1. A interface de linha de comando afasta as pessoas rapidamente
  2. Os arquivos recuperados perdem os nomes originais
  3. Sem a estrutura original de pastas
  4. Limpar e organizar os resultados leva tempo

Mais uma coisa. O software de recuperação é só metade da história. Depois que você recupera seus arquivos, ou pelo menos parte deles, vale a pena corrigir o fluxo de trabalho que permitiu que isso acontecesse. Comecei a manter backups mais rigorosos depois de perder parte de uma sessão de fim de semana, e parei de colocar uma sessão inteira em um único cartão quando isso não era necessário.

Se as fotos ou filmagens importam, faça backup com frequência. Se você fotografa em cartões SD, distribua o trabalho entre vários cartões em vez de confiar um dia inteiro a um só cartão. Muitos fotógrafos profissionais fazem isso por um motivo. Assim, um cartão ruim causa prejuízo, mas não apaga tudo.

Então é isso, aja rápido, pare de usar o cartão e não sobrescreva nada. Se você fizer esses primeiros passos direito, suas chances de recuperação serão muito melhores do que parecem no momento.

Se este fosse meu cartão SD, eu tentaria o Recuva primeiro para uma varredura simples de recuperação de arquivos apagados, especialmente se o cartão ainda aparecer normalmente no seu computador. É rápido, barato e bom para encontrar JPGs e PNGs excluídos recentemente. Ele é mais fraco com arquivos RAW e cartões muito danificados, então não espere milagres.

Ainda assim, eu manteria o Disk Drill na lista. @mikeappsreviewer abordou o lado de recuperação mais profunda. Só discordo um pouco em um ponto. Não acho que o PhotoRec seja a melhor primeira opção para a maioria das pessoas. Ele despeja uma pilha enorme de arquivos, e separar fotos de família daquela bagunça é complicado.

Minha ordem seria:

1. Recuva, se a exclusão foi recente.
  2. Disk Drill, se você quiser pré-visualizações e suporte mais amplo a formatos de foto.
  3. R-Studio, se o cartão parecer corrompido.

Verifique também seu computador antes de escanear. Procure na pasta de importação, nas pastas temporárias e na lixeira da sincronização de fotos na nuvem. Já vi mais de uma vez “apagado do cartão SD” acabar sendo “movido para algum lugar estranho”.

Se você quiser uma boa seleção de softwares de recuperação de fotos para fotógrafos e ferramentas de recuperação de cartão SD, este guia ajuda: melhor software de recuperação de fotos de cartão SD para fotógrafos

Mais uma dica: recupere para o seu disco rígido, não de volta para o cartão SD. Essa parte confunde muita gente.

Eu acrescentaria uma opção que nem @mikeappsreviewer nem @vrijheidsvogel mencionaram: DMDE. É mais feio que bater na mãe, mas para recuperação direta de arquivos apagados de cartões SD, pode ser surpreendentemente bom, especialmente se o cartão ainda montar normalmente. Não é tão amigável para iniciantes quanto o Disk Drill, mas é mais barato e às vezes melhor em mostrar a árvore real de pastas antes que tudo vire uma sopa de recuperação.

Minha opinião:

• Disk Drill provavelmente é a escolha sólida mais fácil se você quer uma interface normal e pré-visualizações de fotos.
  • DMDE é ótimo se você tiver um pouco de paciência e quiser mais controle.
  • R-Photo é outro que vale a pena conferir para fotos especificamente, e é mais simples do que ferramentas forenses completas.

Uma pequena discordância com o conselho habitual: eu não começaria com a varredura mais profunda possível, a menos que a varredura rápida não encontre nada. Varreduras profundas podem devolver centenas de arquivos com nomes inúteis, e separar fotos de família cansa bem rápido.

Além disso, se você estava “movendo” arquivos, verifique se o drive do seu computador os tem em:

• Imagens
  • Downloads
  • a biblioteca do seu aplicativo de fotos
  • pastas temporárias de importação ocultas

E sim, se você usar o Disk Drill, recupere para o computador, não para o cartão SD. Meio óbvio, mas as pessoas fazem isso e depois aparecem perguntando por que as coisas pioraram rs.

Se você quiser uma lista sólida dos melhores softwares de recuperação de dados recomendados pela comunidade de recuperação do Reddit, essa página também vale uma olhada rápida.

Se o cartão estiver apresentando erros ou desconectando, pare com as tentativas caseiras antes que ele fique ainda mais comprometido. É aí que as pessoas geralmente pioram a situação por mexerem demais nele.

Eu dividiria isso por situação, porque excluído durante a transferência é diferente de cartão corrompido.

Se o cartão SD ainda monta normalmente e você apenas apagou as fotos, eu realmente não iria direto para a ferramenta forense mais pesada. @vrijheidsvogel e @viajeroceleste têm razão em manter as coisas simples primeiro. Nesse caso, Disk Drill é uma escolha intermediária sólida.

Prós do Disk Drill

• fácil de usar
  • bom suporte de pré-visualização para fotos
  • lida bem com cartões SD
  • razoável para encontrar formatos de imagem comuns e alguns arquivos RAW

Contras do Disk Drill

• a recuperação completa exige a versão paga
  • verificações profundas podem demorar
  • os resultados ficam confusos se o cartão tiver sido muito reutilizado

Onde eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer: para fotos de família, a usabilidade importa quase tanto quanto o poder bruto de recuperação. Uma ferramenta que mostra pré-visualizações e permite recuperar apenas os arquivos certos pode economizar horas.

Minha ordem prática:

1. Verifique primeiro no computador se há importações fora do lugar
  2. Execute uma ferramenta com pré-visualização, como o Disk Drill
  3. Se o cartão tiver danos no sistema de arquivos, passe para algo mais pesado, como o R-Studio
  4. Se nada funcionar, então tente ferramentas de extração bruta

Além disso, se essas fotos forem realmente insubstituíveis, faça primeiro uma imagem do cartão SD e analise a imagem, não o cartão em si. Essa etapa extra é chata, mas mais segura.