Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos no meu PC com Windows depois que eu o removi sem ejetá-lo com segurança. Estou tentando encontrar um software confiável de recuperação de cartão SD para Windows que possa recuperar arquivos excluídos ou ausentes sem piorar a situação. Se alguém já usou uma boa ferramenta de recuperação de dados de cartão SD no Windows, eu realmente agradeceria a ajuda.
Tenho tido uma sorte razoável em recuperar arquivos excluídos de cartões SD, principalmente quando parei de usar o cartão imediatamente. Excluir um arquivo normalmente limpa primeiro a entrada no sistema de arquivos. Os dados muitas vezes continuam lá por um tempo. O que arruina a recuperação é gravar coisas novas no cartão, fotos, vídeos, downloads de apps, qualquer coisa. Quando novos dados caem nos mesmos blocos, o arquivo antigo se perde para sempre.
O que eu faria primeiro:
- Pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos, não copie arquivos para ele e não aceite avisos aleatórios de reparo.
- Conecte-o a um leitor de cartões adequado. Já vi câmeras e celulares causarem problemas estranhos de conexão durante as verificações.
- Se o cartão desconectar, travar, aparecer como RAW ou parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte. Faça a verificação no arquivo de imagem, não no cartão.
- Grave os arquivos recuperados em outro lugar, no seu PC, em um SSD externo, qualquer coisa, menos no mesmo cartão SD.
Estas são as ferramentas que eu analisaria.
Disk Drill é por onde eu começaria na maioria dos trabalhos com cartão SD. É mais fácil de usar do que as ferramentas mais técnicas, e a visualização ajuda bastante antes de você recuperar um monte de lixo. Ele lida com arquivos excluídos, cartões formatados, cartões RAW e sistemas de arquivos danificados sem muito esforço. Também lê formatos RAW comuns de câmeras como CR2, CR3, NEF, ARW e RAF. A parte em que eu prestaria atenção é a Recuperação Avançada de Câmera. Já vi scanners normais encontrarem pedaços de vídeo cortados que pareciam promissores e depois se recusavam a reproduzir. Este tem um histórico melhor com gravações fragmentadas de câmeras de ação, drones, dashcams, GoPros, equipamentos DJI, Insta360, Canon, Nikon, Sony e coisas parecidas. No Windows, você tem até 100 MB de recuperação gratuita, o que já basta para um teste rápido.
PhotoRec é a opção gratuita que eu mantenho por perto quando a situação fica feia. Se o sistema de arquivos estiver destruído, ele ainda vasculha o cartão e extrai assinaturas de arquivos dos dados brutos. Ele oferece suporte a uma lista enorme de tipos de arquivo. A desvantagem é a interface. Ela parece antiga, e organizar os resultados depois da verificação é um saco, já que os nomes originais e as pastas normalmente não voltam. Usei uma vez em um microSD todo ferrado e consegui os arquivos, mas a limpeza depois foi irritante pra caramba.
Recuva funciona para os casos simples no Windows. Se você excluiu alguns JPGs ou MP4s de um cartão FAT32 ou exFAT saudável há pouco tempo, ele é rápido, gratuito e não atrapalha. Eu não usaria para cartões danificados, trabalhos pesados com RAW de câmera ou vídeo dividido de dispositivos que gravam em fragmentos.
UFS Explorer é para onde eu iria quando o cartão parece pior do que parecia no começo. Cartão formatado, sistema de arquivos danificado, bagunça estranha de partições, coisas assim. Ele oferece mais controle e também funciona bem com imagens de disco. A desvantagem fica óbvia no segundo em que você o abre. É mais técnico, menos amigável e espera que você saiba o que está vendo.
R-Photo vale a tentativa se você estiver no Windows e se importar principalmente com fotos e vídeos. É gratuito para uso pessoal, mais limpo que o PhotoRec, e as visualizações economizam tempo. A limitação é o foco estreito. Se você também precisa de documentos, arquivos compactados ou tipos de arquivo aleatórios, não é nele que eu confiaria.
Se você quiser o caminho com menos atrito, comece com o Disk Drill primeiro, confira as visualizações e depois recupere os arquivos para outra unidade. Se quiser ferramentas gratuitas, experimente o PhotoRec ou o R-Photo. Se o cartão agir de forma instável, não continue forçando com verificações repetidas. Faça primeiro uma imagem byte a byte e depois trabalhe a partir da cópia. Já vi cartões instáveis piorarem depois de muitas reconexões, e nesse ponto a recuperação fica mais difícil muito rápido.
Eu os classificaria de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer.
Para um PC com Windows, o Disk Drill é a melhor primeira escolha se o seu cartão SD mostrar fotos ou vídeos ausentes após uma remoção insegura. É mais fácil filtrar os resultados, as prévias são úteis, e ele lida melhor com formatos de foto e vídeo do que muitos aplicativos gratuitos. Se você quer o melhor software de recuperação de cartão SD para Windows, este é o primeiro que eu testaria.
Minha segunda escolha é o R-Studio, não o Recuva. O Recuva é bom para exclusões simples, mas quando um cartão SD começa a se comportar de forma estranha, com pastas ausentes, miniaturas vazias, avisos de RAW, ele perde desempenho rapidamente. O R-Studio é mais feio, mas lida melhor com sistemas de arquivos danificados na minha experiência.
Se você quer apenas uma opção gratuita, experimente primeiro o R-Photo. Saída mais limpa do que o PhotoRec. Menos dor de cabeça para organizar. O PhotoRec encontra toneladas de arquivos, mas os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas costumam ser uma bagunça, o que cansa rápido.
Uma coisa da qual discordo um pouco. Eu evitaria executar várias verificações completas seguidas em um cartão instável. Escolha uma ferramenta, faça uma verificação, analise os resultados e depois decida. Muita gente continua refazendo a verificação até que o cartão pare de montar.
Além disso, se o Windows pedir para formatar o cartão SD, não faça isso.
Se você quiser uma boa seleção de ferramentas de recuperação de fotos, esta lista é útil:
melhor software de recuperação de fotos e imagens para PCs com Windows
Versão curta:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade e resultados.
- R-Studio, melhor para cartões danificados.
- R-Photo, melhor opção gratuita para fotos.
- PhotoRec, poderoso, mas irritante para organizar depois.
Eu provavelmente dividiria isso em duas situações, porque remoção insegura pode significar coisas muito diferentes.
Se o cartão SD ainda mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco e o Windows simplesmente não exibe os arquivos corretamente, eu na verdade não partiria direto para executar todos os aplicativos de recuperação existentes. É aí que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @sterrenkijker. O software de recuperação é ótimo, mas se o problema for apenas corrupção do sistema de arquivos por uma ejeção incorreta, às vezes uma ferramenta com visualização somente leitura mais análise de partição/sistema de arquivos importa mais do que uma varredura básica de arquivos excluídos.
No Windows, o Disk Drill ainda é o que eu tentaria primeiro porque é o melhor equilíbrio entre facilidade de uso e resultados reais em cartões SD. Ele é especialmente sólido para recuperação de fotos/vídeos, e a visualização facilita muito saber se você está recuperando arquivos reais ou lixo. Se o seu cartão SD está mostrando fotos ausentes, pastas ocultas ou de repente parece vazio depois de ter sido removido de forma insegura, o Disk Drill é uma das melhores opções de software de recuperação de cartão SD para Windows.
Dito isso, minha opinião impopular: para cartões fisicamente instáveis, eu pularia totalmente as ferramentas leves e iria direto para criação de imagem ou uma abordagem mais forense. O Recuva é muito recomendado porque é simples, mas simples nem sempre é o que você quer quando o cartão começa a se comportar de forma suspeita.
Minha visão geral:
-
Disk Drill
Melhor primeira tentativa para a maioria das pessoas. Interface limpa, visualizações, bom suporte para formatos de foto/vídeo. -
R-Studio
Melhor se a estrutura do cartão estiver bagunçada e você não se importar com uma interface mais técnica. -
R-Photo
Boa opção gratuita se você se importa principalmente com imagens e vídeos. -
PhotoRec
Poderoso, mas sim, organizar os nomes dos arquivos depois é um pequeno pesadelo rs.
Além disso, se o cartão puder ser lido de alguma forma, verifique se os arquivos ficaram ocultos em vez de excluídos. Já vi cartões SD voltarem com problemas estranhos de atributos depois de uma remoção inadequada. Não é super comum, mas acontece.
Se você quiser mais informações, este guia em vídeo sobre os melhores softwares de recuperação de dados para cartões SD e PCs é uma boa opção rápida.
Mais uma coisa: se o cartão SD for de um telefone ou câmera que usava criptografia, os resultados da recuperação podem ser muito piores do que as pessoas esperam. Essa parte costuma ser bastante ignorada.
Eu adotaria um ângulo ligeiramente diferente de @sterrenkijker, @himmelsjager e @mikeappsreviewer. Se o cartão foi removido sem ejetar, o problema geralmente é corrupção lógica, não exclusão real. Nesse caso, o melhor app é aquele que permite visualizar claramente e evitar perder tempo com falsos positivos.
Para Windows, Disk Drill ainda é minha principal escolha.
Prós do Disk Drill
- muito fácil de usar
- boas visualizações para fotos e vídeos
- lida razoavelmente bem com situações de SD, microSD, exFAT, FAT32 e RAW
- melhor do que muitas ferramentas básicas para mídia de câmera
Contras do Disk Drill
- a recuperação gratuita no Windows é limitada
- varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas
- não é a ferramenta em que eu mais confiaria para instabilidade física severa
Onde eu discordo um pouco dos rankings habituais: eu não colocaria o Recuva entre os melhores para um cartão SD que já começou a apresentar comportamento estranho. Serve para exclusões simples, não é ótimo para casos em que o cartão parece vazio, mas os dados costumavam estar lá.
Se o cartão continua se desconectando, pule a varredura normal e faça primeiro um clone/imagem dele. Se ele permanecer estável, Disk Drill provavelmente é a melhor primeira tentativa, e depois passe para o R-Studio apenas se os resultados parecerem incompletos.