Alguém pode me ajudar a recuperar fotos apagadas da minha câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e agora estou tentando descobrir se há alguma maneira de recuperá-las. Essas fotos significam muito para mim, e preciso de ajuda com as etapas mais seguras de recuperação de fotos, softwares ou dicas que possam funcionar para um cartão de memória Canon.

Já passei por isso com um cartão da Canon, e o primeiro passo importa mais do que qualquer outra coisa. Desligue a câmera. Tire o cartão SD agora. Se o cartão tiver a pequena trava de bloqueio, deslize-a para a posição de bloqueado.

Estou dizendo isso com tanta ênfase por um motivo: quando uma foto é apagada, a câmera normalmente não apaga os dados do arquivo na hora. Ela marca o espaço como livre. Muitas vezes, suas fotos ainda ficam no cartão até que novas fotos ou vídeos gravem por cima delas. Continuar usando o cartão faz suas chances caírem rápido.

Antes de instalar qualquer coisa, verifique os lugares mais simples que as pessoas costumam esquecer:

1. image.canon: Se você tinha a sincronização ativada, seus arquivos ainda podem estar na nuvem por até 30 dias.
  2. Lixeira: Se você apagou de um Mac ou PC enquanto navegava pelo cartão, os arquivos podem estar lá.
  3. Backups automáticos: Veja o Google Drive, Backblaze, Time Machine ou qualquer ferramenta de backup que você já usa. Já vi pessoas recuperarem ensaios inteiros assim e pularem a parte complicada.

Se nada disso resolver, use um software de recuperação. Faça isso com um computador e um leitor de cartão SD. Não conecte o corpo da Canon por USB esperando uma varredura raw adequada. Muitas câmeras aparecem em modo de transferência, e os aplicativos de recuperação geralmente precisam de acesso direto ao cartão.

Tive os melhores resultados com o Disk Drill. O que mais me chamou atenção foram coisas simples, não papo de marketing. Ele encontrou arquivos RAW da Canon, incluindo CR2 e CR3, além de JPEGs e clipes de vídeo. A ferramenta de pré-visualização ajudou muito porque eu podia ver quais arquivos estavam intactos antes de salvar qualquer coisa. No Windows, também há um limite gratuito de recuperação de 100 MB, então você pode testar primeiro em vez de ir no escuro.

Se você quiser a opção gratuita, o PhotoRec ainda é citado por um bom motivo. Ele funciona. Eu já usei. É feio, baseado em texto, e nada amigável na primeira vez. Ele também tende a recuperar arquivos sem os nomes originais ou a estrutura de pastas, então você acaba organizando uma pilha de arquivos manualmente. Se você se importa mais em recuperar as imagens do que em manter a organização, ainda vale a tentativa.

As etapas de recuperação são bem diretas:

1. Instale o aplicativo no disco do seu computador: Coloque-o no seu disco interno ou em outro disco seguro. Não instale nada no cartão SD.
  2. Insira o cartão e execute uma varredura completa: Use o leitor de cartão, selecione o cartão SD no software e depois inicie uma varredura profunda. Cartões grandes levam um tempo. O meu levou mais do que eu esperava.
  3. Visualize os resultados: Filtre por fotos se o aplicativo oferecer isso. Verifique miniaturas ou prévias e escolha os arquivos que você quer.
  4. Recupere para outro local: Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em um disco externo. Nunca grave de volta no mesmo cartão da Canon durante a recuperação.

Depois de colocar as fotos em um armazenamento seguro, faça backup delas antes de qualquer outra coisa. Depois, coloque o cartão de volta na câmera e formate-o na própria câmera. Eu faço isso depois da recuperação para que o sistema de arquivos comece limpo novamente para a próxima sessão.

Se o cartão não foi reutilizado muito, suas chances são boas. O maior erro é esperar e continuar fotografando ou gravando mais coisas nele. Primeiro pare as gravações, depois recupere. Essa é a luta inteira.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: verifique a integridade do cartão antes de passar horas escaneando-o. Se o cartão SD estiver falhando, a recuperação piora rápido. No Windows, confira com uma ferramenta como H2testw ou os logs do formatador da SD Association. No Mac, o Utilitário de Disco às vezes mostra erros de leitura. Se você notar desconexões ou o cartão montar de forma estranha, faça primeiro uma imagem do cartão e depois escaneie a imagem, não o cartão. Isso é mais seguro.

Também discordo um pouco em um ponto. A varredura profunda nem sempre é o primeiro passo. Comece com uma varredura rápida se a exclusão foi recente e o cartão não foi reutilizado. Ela preserva as informações de pasta com mais frequência. Se isso falhar, execute a varredura profunda.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de câmera Canon porque lida com CR2, CR3, JPG e formatos de vídeo comuns em uma única passada. O Recuva é aceitável para recuperações simples de JPG, mas tende a deixar passar arquivos RAW com mais frequência na minha experiência. O PhotoRec recupera muita coisa, mas os nomes dos arquivos ficam uma bagunça.

Se você quiser um resumo curto em vídeo, este link de melhor software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas vale a pena conferir.

Um detalhe que muita gente ignora. Se o cartão foi formatado na câmera após a exclusão, a recuperação ainda funciona às vezes, mas as chances caem um pouco. Se você tirou novas fotos depois da exclusão, pare agora. Cada nova gravação reduz suas chances.

Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @sternenwanderer realmente insistiram o suficiente: se essas fotos forem realmente insubstituíveis, não fique tentando repetidamente aplicativos aleatórios de recuperação no mesmo cartão. Isso pode transformar uma situação recuperável em uma bagunça muito rápido.

O que eu faria seria criar primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD e depois fazer a recuperação a partir dessa imagem. É mais lento, sim, mas mais seguro. Se o cartão estiver instável ou começar a apresentar erros de leitura, você ainda terá um snapshot limpo para usar. Muita gente pula essa etapa porque quer a resposta mais rápida, não a mais segura.

Além disso, uma pequena discordância com o conselho habitual: eu não confiaria nem um pouco na conexão USB da câmera, nem mesmo só para verificar. Retire o cartão e use um leitor decente. Câmeras Canon podem ser estranhas na hora de expor o armazenamento corretamente.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável se você quiser algo fácil de usar, e ele faz um trabalho sólido na recuperação de fotos da Canon, especialmente arquivos CR2, CR3, JPG e vídeo. Se você for mais avançado, fazer a imagem primeiro e depois escanear essa imagem é a melhor opção. Se você apenas excluiu os arquivos e não formatou nem continuou fotografando, suas chances ainda são bem boas.

Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se os arquivos RAW recuperados abrirem, mas parecerem corrompidos, tente o próprio software da Canon depois da recuperação. Às vezes a visualização está quebrada em um aplicativo, mas o arquivo ainda funciona parcialmente em outro lugar. Estranho, mas acontece.

Também é relevante se você quiser mais discussão sobre a recuperação de arquivos apagados ou formatados de cartão Canon: Dicas do Reddit para recuperar fotos apagadas de um cartão SD ou CF da Canon.

Então, sim, o caminho mais seguro é:
cartão removido, sem mais gravações, criar a imagem do cartão, escanear a imagem, recuperar para outra unidade. Resposta chata, mas provavelmente a certa.

Um ângulo que acho que @sternenwanderer, @shizuka e @mikeappsreviewer cobriram apenas parcialmente é o próprio tipo de cartão. Se for um CFexpress ou um SD UHS-II usado em um corpo Canon mais recente, leitores baratos podem causar digitalizações instáveis ou pré-visualizações parciais. Já vi pessoas acharem que as fotos tinham sumido quando o problema real era o leitor engasgando com o cartão.

Além disso, discordo um pouco do impulso de escanear tudo imediatamente. Se as fotos forem extremamente importantes e o cartão estiver se comportando de forma minimamente estranha, a melhor opção é um laboratório de recuperação, não um software. Fazer por conta própria é aceitável em casos normais de exclusão acidental, mas, quando aparecem problemas de hardware, cada leitura extra pode piorar a situação.

Se você tentar usar software, o Disk Drill é uma das opções mais fáceis para recuperação de fotos da Canon.

Prós:

• Bom suporte a RAW, incluindo CR2 e CR3
  • Pré-visualização simples antes da recuperação
  • Lida com fotos e vídeo em uma única interface
  • Organização mais fácil do que em muitas ferramentas gratuitas

Contras:

• A recuperação gratuita no Windows é limitada
  • Verificações profundas podem retornar muitos duplicados
  • Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa

Dica prática que quase ninguém menciona o suficiente: após a recuperação, compare os tamanhos dos arquivos. Arquivos RAW muito pequenos ou JPEGs com pré-visualização apenas parcial geralmente estão danificados. Classifique primeiro por tamanho e data para não presumir que tudo foi recuperado corretamente só porque tem o nome de arquivo certo.

Então, minha visão:

• exclusão normal, sem reutilização, cartão saudável = vale a pena tentar por conta própria
  • comportamento estranho do cartão, desconexões, problemas de montagem = pare e considere primeiro a recuperação profissional