Alguém pode ajudar com um disco que não está montando no Mac?

Meu disco externo de repente parou de montar no meu Mac, e o Finder não o mostra de jeito nenhum. Já reconectei o disco e reiniciei o Mac, mas ele ainda não aparece, e preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do macOS, do Finder ou de uma unidade com defeito.

Já me deparei com isso em Macs vezes demais. A unidade parece morta, o Finder não mostra nada, e isso sempre parece acontecer quando você precisa dos arquivos agora. Na maioria das vezes, o disco em si ainda está lá. O macOS é que está se recusando a lidar com o sistema de arquivos.

Antes de mexer nas ferramentas de reparo, verifique primeiro o básico. Eu pulei isso uma vez e perdi uma hora à toa.

Tente outro cabo. Use uma porta USB diferente. Ignore o hub e conecte a unidade direto no Mac. Depois, abra as configurações do Finder e verifique se os discos externos estão configurados para aparecer em Geral e na Barra Lateral. Se a luz da unidade estiver acesa, ou se você ouvir ela girando, eu começaria assumindo que o hardware ainda dá sinais de vida.

A solução rápida é formatar a unidade. Isso também apaga tudo. Então, se os arquivos importam, não comece por aí.

O que eu geralmente vejo é um dano leve no sistema de arquivos. O macOS fica exigente e se recusa a montar o disco de jeito nenhum. Quando isso acontece, um software de recuperação tende a funcionar melhor do que tentar etapas aleatórias de reparo primeiro, porque ele lê a unidade de forma mais direta. Eu tive mais sorte com o Disk Drill. Ele já detectou unidades para mim quando o Utilitário de Disco as mostrava esmaecidas, não montadas ou estranhamente não inicializadas.

Se você seguir pelo caminho da recuperação, faça primeiro um backup byte a byte. Aprendi isso da pior forma depois de refazer a varredura de uma unidade instável até ela piorar. Um clone completo oferece algo mais seguro para escanear, e você para de forçar o disco original. Depois disso, execute a varredura, visualize o que ele encontrar e então copie os arquivos bons para o seu Mac ou outra unidade. Quando seus dados já estiverem salvos, os reparos parecem bem menos arriscados.

Se seus arquivos já estiverem seguros, ou se você não se importar com eles, estes são os passos que eu tentaria em ordem.

1. Mostrar a lista completa de dispositivos no Utilitário de Disco

Isso resolve muitos casos em que você está tentando montar o volume com problema em vez do disco físico acima dele.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar no canto superior esquerdo e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Selecione o disco principal, normalmente a entrada no topo com o nome do fabricante, como WD ou Seagate.

4. Execute Primeiros Socorros nesse disco principal.

Já vi isso corrigir o mapa de partição e fazer a unidade aparecer imediatamente.

2. Elimine um processo fsck travado

Se a unidade foi desconectada sem ser ejetada, o macOS às vezes inicia uma verificação de arquivos em segundo plano e então fica ali bloqueando a montagem.

1. Abra o Terminal.

2. Digite sudo pkill -f fsck

3. Pressione Enter e digite sua senha.

Você não verá os caracteres da senha enquanto digita. Se o fsck estava travado, o disco pode montar alguns segundos depois. Já aconteceu comigo de isso funcionar do nada, o que pareceu meio bobo depois de todas as outras coisas que tentei primeiro rs.

3. Redefina a NVRAM e o SMC em Macs Intel

Se as próprias portas estiverem com comportamento estranho, isso às vezes resolve.

Para Macs com Apple silicon, uma reinicialização normal já lida com a maior parte desse comportamento.

Redefinição da NVRAM:

1. Desligue o Mac.

2. Ligue-o novamente e imediatamente mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.

Redefinição do SMC:

1. Desligue.

2. Desconecte a energia por 15 segundos.

3. Conecte novamente.

4. Aguarde 5 segundos.

5. Ligue.

Em alguns MacBooks Intel, use Shift + Control + Option + Power por 10 segundos.

4. Monte manualmente no Terminal

O Utilitário de Disco às vezes desiste antes do Terminal.

1. Abra o Terminal.

2. Execute diskutil list

3. Encontre o identificador da sua unidade, algo como disk4s1

4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1

Substitua pelo seu próprio identificador, claro. Se montar, o Terminal vai informar você. Se falhar, a mensagem de erro geralmente é mais útil do que o que a interface gráfica mostra. Já usei esses erros para descobrir se o problema era dano no sistema de arquivos, alguma estranheza de permissão ou o tipo de partição errado.

Se nada disso funcionar

Nesse ponto, eu pararia de tentar ser esperto e formataria a unidade, supondo que os dados já foram recuperados.

No Utilitário de Disco:

1. Selecione a unidade.

2. Clique em Apagar.

3. Escolha APFS para uso somente no Mac.

4. Escolha exFAT se precisar que o disco seja usado entre Mac e Windows.

Isso geralmente corrige a corrupção lógica e torna a unidade utilizável novamente. O principal é fazer a recuperação primeiro. Já vi pessoas apagarem primeiro porque estavam irritadas, e depois passarem o resto da noite tentando recuperar os arquivos. Não é nada divertido.

Se o Finder não mostra nada, eu verificaria se o macOS ao menos reconhece o hardware.

Abra Informações do Sistema e depois USB ou Thunderbolt. Se o seu drive aparecer lá, a porta e o gabinete estão se comunicando. Se não aparecer, isso aponta mais para hardware, energia, cabo ou placa do gabinete, não para o macOS. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre partir primeiro para dano no sistema de arquivos, porque muitos casos de não monta são pontes SATA para USB mortas dentro do gabinete.

Algumas coisas que eu faria em seguida.

Teste o drive em outro Mac ou em um PC com Windows. Este é o teste comparativo mais rápido.
Se ele aparecer em outro lugar, o problema está na configuração do seu Mac.
Se não aparecer em lugar nenhum, suspeite do gabinete ou do disco.

Se for um HDD externo com fonte de alimentação própria, verifique o adaptador. Energia fraca causa um comportamento estranho de não aparecer. Já vi isso mais de uma vez.

Se o Utilitário de Disco mostrar apenas o tamanho do disco físico, mas nenhum volume, veja o status S.M.A.R.T. se estiver disponível. Falha ou Não Compatível via USB é comum, então não entre em pânico se isso não aparecer.

Se os dados forem importantes, pare as tentativas de montagem depois de algumas tentativas. Repetir várias vezes em um drive com falha é como as coisas pioram. O Disk Drill é um próximo passo sólido no Mac se o disco for detectado em algum nível, especialmente para recuperar arquivos antes de apagar ou reparar qualquer coisa.

Também vale a leitura, como corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac.

Eu acrescentaria uma verificação que nem @mikeappsreviewer nem @sonhadordobosque realmente enfatizaram o suficiente: veja o que os logs do Mac dizem quando você conecta a unidade.

Abra o Terminal e execute:

log stream --predicate 'eventMessage contains[c] 'disk'

Depois conecte a unidade e observe mensagens como erros de I/O, problemas no contêiner APFS ou mídia não presente. Isso diz muito mais rápido se o macOS está recusando o volume ou se o hardware está falhando. O Console.app também funciona se você odeia o Terminal.

Além disso, inicialize no Modo de Segurança uma vez e teste a unidade lá. Se ela montar no Modo de Segurança, mas não normalmente, algum lixo em segundo plano, driver NTFS de terceiros, antivírus ou extensão antiga do kernel provavelmente está interferindo. Isso é mais comum do que as pessoas pensam.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco: eu não ficaria executando o Primeiros Socorros repetidamente em uma unidade que faz cliques, desconecta ou trava o sistema. É assim que as pessoas transformam um disco instável em um disco morto. Se a unidade é detectada, mas está instável, eu iria direto para a recuperação de dados antes de tentar consertar qualquer coisa. O Disk Drill faz sentido nesse caso, especialmente se você só precisa tirar os arquivos antes de fazer algo arriscado.

Se o disco estiver completamente ausente do Utilitário de Disco, Informações do Sistema e diskutil list, isso geralmente não é o Finder sendo estranho. Isso é cabo, case, alimentação ou o próprio disco. Se for um case, remover o disco nu e testá-lo com outro adaptador às vezes pode ser o momento ahá.

Se você quiser um passo a passo visual, este vídeo como recuperar uma unidade que não monta no Mac com Disk Drill é bem decente. Não é mágica, mas é útil.

Um ângulo que eu verificaria e que @sonhadordobosque, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer só abordaram indiretamente é se o Mac está suprimindo a montagem porque o disco foi marcado como somente leitura ou sujo por outro sistema.

No Terminal, execute:

diskutil info /dev/diskX

Substitua diskX pelo disco físico de diskutil list. Procure por:

• Mídia somente leitura: Sim
  • Localização do dispositivo: Externo
  • Personalidade do sistema de arquivos
  • Ponto de montagem: Não montado

Se ele aparecer como somente leitura inesperadamente, isso pode indicar degradação de hardware, não apenas o macOS sendo teimoso. Eu discordo um pouco da ideia de tentar correções de software demais primeiro se a unidade está fazendo o Mac ficar com a rodinha colorida. Isso geralmente significa problema de E/S por baixo.

Outra verificação útil é o Monitor de Atividade. Procure por diskarbitrationd. Se ele estiver travado ou consumindo CPU quando você conectar a unidade, force o encerramento e o macOS o iniciará novamente. Às vezes, o próprio serviço de montagem fica preso.

Sobre o Disk Drill:
Prós:

• Bom quando o disco é detectado, mas não monta
  • Pode visualizar arquivos recuperáveis antes de você confirmar
  • Útil se você quiser tirar os dados antes de apagar

Contras:

• Não é útil se o Mac não consegue detectar o hardware de jeito nenhum
  • As varreduras podem ser lentas em unidades fracas ou com falha
  • O sucesso da recuperação depende muito da condição real do disco

Então minha divisão é simples: detectado, mas impossível de montar, caminho de software e talvez Disk Drill. Não detectado em lugar nenhum, pare de culpar o Finder e comece a suspeitar do gabinete, cabo, energia ou da própria unidade.