Alguém já teve sucesso com a recuperação de arquivos ExFAT em um cartão SD?

Meu cartão SD exFAT de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos depois que tentei acessá-lo no meu computador. O cartão ainda aparece no Gerenciamento de Disco, mas os arquivos estão ausentes ou ilegíveis. Estou procurando opções ou ferramentas seguras de recuperação de dados de cartão SD que funcionem bem com exFAT sem piorar o dano.

A recuperação de exFAT é possível, então eu não descartaria o cartão imediatamente só porque o Windows diz que ele precisa ser formatado ou o cartão SD parece corrompido.

O mais importante é parar de usá-lo imediatamente. Não o formate, não execute o CHKDSK e não tente etapas aleatórias de reparo antes de recuperar os arquivos. Se for apenas corrupção do sistema de arquivos, essas correções podem piorar as coisas. Uma formatação rápida geralmente apaga as informações do sistema de arquivos mais do que os dados em si, então os arquivos ainda podem estar lá até que algo os sobrescreva.

Quando isso aconteceu comigo, eu tinha apagado por engano vários vídeos da câmera de um cartão SD exFAT. Tirei o cartão da câmera imediatamente e usei um leitor de cartões no meu PC. Esse provavelmente foi o principal motivo pelo qual a recuperação funcionou, porque a câmera não teve chance de gravar mais nada no cartão.

Eu usei o Disk Drill. O fluxo básico é bem direto:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD ou na unidade USB que você está tentando recuperar.
  2. Conecte o cartão exFAT ou o dispositivo USB.
  3. Selecione o dispositivo e escolha Procurar dados perdidos.
  4. Use Verificação Universal na maioria dos casos.
  5. Aguarde a conclusão da verificação e depois visualize o que foi encontrado.
  6. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os recupere de volta para o mesmo cartão ou pendrive.

No Windows, o Disk Drill permite recuperar até 100 MB gratuitamente, o que é útil para verificar se seus arquivos podem realmente ser recuperados antes de pagar por qualquer coisa. Eu também prestaria atenção à opção de imagem de disco. Se o cartão estiver instável, desconectando, lendo devagar ou travando durante as verificações, crie uma imagem primeiro e faça a verificação nela. Isso causa menos estresse ao dispositivo original.

Para filmagens de câmera, especialmente de dispositivos DJI, GoPro, Canon, Sony e semelhantes, experimente também o Advanced Camera Recovery (ACR). Arquivos de vídeo de câmeras costumam ser divididos em fragmentos, então uma verificação normal pode não reconstruí-los corretamente. O ACR foi criado para esse tipo de recuperação de vídeo fragmentado.

Se o Disk Drill não encontrar os arquivos, eu analisaria o TestDisk em seguida. É gratuito e bem menos amigável para iniciantes, mas é muito bom quando o problema real é uma partição danificada ou um sistema de arquivos corrompido em vez de uma simples situação de arquivos apagados.

A única situação em que eu não continuaria mexendo com ferramentas caseiras é quando o dispositivo parece estar fisicamente danificado. Se ele não aparecer em vários computadores, desconectar constantemente, tiver danos visíveis ou ficar incomumente quente, pare de usá-lo. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é o caminho mais seguro. Muitos fazem avaliações gratuitas, mas a recuperação em si pode custar de algumas centenas de dólares a mais de US$ 1.000, dependendo do que falhou.

Então sim, mesmo sem backup, recuperar arquivos de um cartão SD exFAT ou unidade USB é perfeitamente possível. Só não grave nada novo nele e recupere os dados antes de tentar reparar ou reformatar o dispositivo.

Se o Gerenciamento de Disco mostrar o cartão com o tamanho correto, as chances de recuperação geralmente são muito melhores do que se ele mostrar 0 bytes, “Sem Mídia” ou continuar se desconectando. Concordo em não executar o CHKDSK, mas antes de fazer a varredura eu tentaria outro leitor de cartões ou porta USB, porque um leitor instável pode fazer um cartão exFAT parecer pior do que realmente está. Se ele ainda for exibido corretamente, primeiro faça uma imagem do cartão, se a ferramenta permitir, e depois analise a imagem com o Disk Drill, R-Photo, DMDE, PhotoRec ou qualquer outra ferramenta que você se sinta confortável em usar. O detalhe irritante com fotos e vídeos é que as prévias podem parecer normais enquanto alguns vídeos recuperados estão corrompidos, então teste alguns arquivos recuperados antes de presumir que todo o lote foi salvo. E não faça o “reparo” do cartão até que os arquivos sejam copiados para outro lugar.

Arquivos ausentes não significam automaticamente que as fotos desapareceram. Com exFAT, isso pode apenas significar que as informações do diretório foram danificadas, então o Windows não sabe mais como listar os arquivos, embora grande parte dos dados reais de foto/vídeo ainda possa estar lá.

Eu teria um pouco de cuidado com a abordagem de apenas escanear, porém. Se o cartão estiver instável, cada varredura completa é outra leitura longa por todo o cartão. É por isso que criar uma imagem do cartão primeiro é mais do que um extra interessante. Isso lhe dá uma cópia para trabalhar e, se o cartão SD piorar depois, você não estará começando do zero.

A outra coisa que as pessoas ignoram com cartões SD é capacidade falsa ou com falha. Se este era um cartão grande barato da Amazon/eBay/marketplace, ou um que sempre pareceu um pouco suspeito, vídeos ausentes podem acontecer porque o cartão mentiu sobre seu tamanho e começou a sobrescrever dados anteriores quando foi preenchido além da capacidade real. Nesse caso, a recuperação pode ser complicada ou incompleta, não importa qual software você use. Ainda não teste com H2testw ou F3, porque esses testes gravam em todo o cartão e podem destruir o que você está tentando recuperar. Deixe esse tipo de teste para depois da recuperação, ou para uma imagem clonada se você souber o que está fazendo.

Para a tentativa real de recuperação, eu seguiria esta ordem:

1. Remova o cartão e não o coloque de volta na câmera.
  2. Tente um leitor comprovadamente bom, de preferência conectado diretamente ao computador.
  3. Se o cartão mostrar o tamanho correto, faça primeiro uma imagem setor por setor.
  4. Faça a varredura da imagem, não do cartão, se possível.
  5. Recupere para uma unidade interna ou outra unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.
  6. Abra uma amostra dos arquivos recuperados antes de comemorar.

Disk Drill é uma boa opção como primeira tentativa mais simples, especialmente se você quiser visualizações e não quiser lidar com uma interface mais técnica. A ressalva é que as visualizações não são prova de que cada arquivo ficará perfeito, especialmente com vídeo. Um JPG geralmente é mais simples. Vídeo de câmera pode estar fragmentado e, se os registros do sistema de arquivos estiverem danificados, a extração normal de arquivos pode encontrar partes, mas não reconstruir o clipe inteiro corretamente. Há uma discussão relacionada aqui sobre recuperar vídeos apagados de um cartão SD que vale a leitura se a maior parte do que você perdeu for filmagem em vez de fotos.

Eu contestaria um pouco tentar ferramentas demais, uma após a outra, no cartão original. As pessoas fazem isso porque cada ferramenta encontra algo diferente, o que é verdade, mas em um cartão SD ruim isso pode virar horas de leituras repetidas. Se você tiver uma imagem, use à vontade Disk Drill, R-Photo, DMDE, PhotoRec, o que for. Se você só tiver o cartão original e ele estiver se comportando de forma instável, seja mais seletivo.

E não se surpreenda se o resultado recuperado ficar feio. No melhor caso, você recupera as pastas e nomes de arquivos originais. O mais comum com exFAT danificado é obter arquivos classificados por tipo com nomes genéricos. No pior caso, as fotos voltam, mas alguns vídeos ficam corrompidos ou apenas parcialmente reproduzíveis. Isso não significa que a recuperação falhou completamente, apenas que os metadados do sistema de arquivos provavelmente foram danificados a ponto de a ferramenta ter que adivinhar.

Se o cartão começar a desaparecer durante as varreduras, mostrar tamanhos diferentes a cada vez ou travar a máquina inteira, pare. Esse é o ponto em que o faça-você-mesmo deixa de ser mais sobre escolha de software e passa a ser mais sobre se o cartão pode ser lido fisicamente por tempo suficiente para fazer uma cópia.

Pare de abri-lo no Explorador de Arquivos.

Parece algo pequeno, mas o Explorador pode ficar tentando gerar miniaturas, ler metadados ou atualizar a pasta repetidamente. Se o cartão já está apresentando erros de leitura, isso é desgaste desperdiçado antes mesmo de você começar a recuperação. O Gerenciamento de Disco ver o cartão só prova que o computador consegue detectar alguma coisa. Não prova que o sistema de arquivos pode ser lido nem que a NAND está saudável.

Concordo com a orientação de fazer a imagem primeiro, mas eu seria mais rigoroso com isso se os vídeos importam. Uma verificação normal de recuperação é aceitável quando o cartão está estável. Se a verificação desacelera muito, trava em certas porcentagens, ou o cartão desconecta e reconecta, eu pararia de escanear o cartão diretamente. Nesse ponto, o ideal é um método de clonagem/imagem que possa pular áreas ruins e retomar depois. Alguns aplicativos de recuperação mais completos facilitam isso. Do lado mais técnico, ferramentas como o ddrescue são melhores para um dispositivo com problemas porque não ficam insistindo para sempre no mesmo ponto defeituoso.

Pequena ressalva sobre a trava de bloqueio do SD: deslizar a lingueta para lock em um adaptador SD de tamanho normal pode ajudar a evitar gravações acidentais, mas não confie nisso como se fosse um bloqueador de gravação forense de verdade. Alguns leitores respeitam isso, algumas configurações são estranhas, e os cartões microSD na verdade não têm essa proteção por conta própria. De qualquer forma, trate o cartão como algo frágil.

O Disk Drill é razoável para a etapa mais amigável ao usuário, especialmente se você quiser prévias, mas eu não julgaria o resultado apenas pelas miniaturas. Copie alguns arquivos recuperados para o seu computador, abra-os por completo e, no caso de vídeos, avance perto do começo, do meio e do fim. Um MP4 recuperado que abre por dois segundos ainda pode estar danificado. Se nomes de arquivos e pastas voltarem, ótimo. Se tudo voltar como arquivos JPG/MP4 genéricos, isso ainda pode ser um bom resultado para um cartão exFAT com registros de diretório danificados.

E não corrija o volume exFAT após a recuperação, a menos que você já tenha terminado com os dados. Formatação, CHKDSK, avisos de reparo da câmera e testes de capacidade falsa são tarefas para depois. A ordem mais chata é a melhor: faça a cópia mais segura que puder, recupere a partir dessa cópia, verifique os arquivos e só então decida se o cartão está imprestável.