Meu disco rígido externo Seagate parou de aparecer corretamente depois de uma desconexão, e estou preocupado em perder arquivos importantes. Estou vendo dicas online de recuperação de dados de disco rígido externo Seagate por conta própria, mas não sei se tentar um software ou abrir o disco pode piorar a situação. Qual é o próximo passo mais seguro?
Primeira coisa: não faça mais nada na unidade Seagate por enquanto. Se o Windows diz que ela está vazia, pede para formatá-la, mostra como RAW, ou os arquivos simplesmente sumiram, isso não significa automaticamente que os dados foram perdidos. Muitas vezes, o que quebrou foi o sistema de arquivos, e os arquivos reais ainda podem estar lá.
Não formate a unidade. Não copie nada para ela. Não execute o CHKDSK nem outras ferramentas de reparo, a menos que você já tenha outra cópia dos dados. Qualquer coisa que grave no disco pode sobrescrever arquivos que você ainda talvez consiga recuperar.
Antes de mexer com software de recuperação, verifique se há sinais de falha física. Conecte a unidade apenas por um momento e escute. Cliques, arranhões, ruídos de trituração, sons repetidos de inicialização ou qualquer coisa estranha são um mau sinal. Se você ouvir isso, pare de testá-la. Unidades mecânicas podem piorar quanto mais você as examina.
Nesse caso, procure primeiro os Serviços de Recuperação de Dados Rescue da Seagate. Algumas unidades Backup Plus vinham com cobertura Rescue, então vale a pena verificar o número de série no site da Seagate antes de pagar pela recuperação por conta própria.
Se a unidade soa normal e o Windows ainda a detecta em algum lugar, mesmo que ela não apareça corretamente no Explorador de Arquivos, então a recuperação por conta própria é mais realista. Verifique também o Gerenciamento de Disco. Se a unidade aparecer lá com o tamanho correto, como 2 TB ou 5 TB, o software de recuperação ainda poderá lê-la, mesmo que o Windows não consiga montar o sistema de arquivos.
Para recuperação por software, Disk Drill é uma opção que eu consideraria para uma unidade externa Seagate, especialmente se a partição desapareceu, a unidade aparece como RAW ou foi desconectada sem ejeção segura.
Uma forma mais segura de lidar com isso:
- Instale o software de recuperação na unidade interna do seu computador ou em outra unidade externa, não na unidade Seagate que você está tentando recuperar.
- Se a unidade Seagate estiver lenta, instável ou se comportando de forma estranha, faça primeiro um backup byte a byte. O Disk Drill pode criar uma imagem completa do disco, e examinar a imagem é mais seguro do que examinar repetidamente a unidade original.
- Tente outro cabo USB ou outra porta se a unidade continuar desconectando ou só aparecer às vezes. Unidades portáteis podem ser sensíveis aos cabos.
- Examine a unidade Seagate ou a imagem do disco.
- Visualize alguns arquivos importantes antes de recuperá-los. Se as visualizações funcionarem, isso geralmente é um bom sinal.
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente. Nunca os salve de volta na unidade Seagate danificada, porque isso pode sobrescrever arquivos que você ainda não recuperou.
Depois de recuperar os dados, não presuma que a unidade está saudável. Baixe o Seagate SeaTools e execute o teste Long Generic. Se ele encontrar erros, substitua a unidade. Se passar no teste, você pode formatar a unidade e reutilizá-la, mas eu ainda a trataria como suspeita e manteria um segundo backup a partir de agora.
Unidades grandes podem levar muito tempo para serem examinadas, então horas é normal. Se a unidade liga, soa normal e mostra a capacidade correta, ainda há uma boa chance de que os arquivos possam ser recuperados.
Não abra o gabinete da unidade nem tente truques de freezer, trocas de PCB ou conselhos de vídeos aleatórios do tipo “bata até funcionar”. É aí que o faça você mesmo deixa de ser barato e começa a arruinar suas chances. @mikeappsreviewer tem razão ao evitar qualquer coisa que grave no disco, mas eu ficaria igualmente desconfiado do lado USB da configuração. Um cabo ruim, uma porta USB fraca ou um gabinete externo instável podem fazer uma unidade boa parecer morta ou RAW. Tente um cabo diferente e uma porta USB traseira da placa-mãe se for um desktop, mas mantenha o teste breve. Se ela montar nem que seja uma vez, copie primeiro os arquivos mais importantes antes de fazer uma varredura completa. Se ela continuar desconectando durante as varreduras, não fique reiniciando o Disk Drill ou qualquer outra ferramenta repetidamente na unidade original. Faça uma imagem primeiro ou pare e considere um laboratório, porque desconexões repetidas são como uma bagunça recuperável se transformar em algo pior.
O risco sorrateiro com alguns externos da Seagate é que o gabinete USB pode fazer parte de como os dados são apresentados ao computador, então tirar o disco nu de dentro e conectá-lo a uma dock pode deixar as coisas mais confusas em vez de mais seguras. Isso é especialmente verdade se o gabinete usar uma tradução de setores incomum ou alguma criptografia integrada. Portanto, concordo com @vrijheidsvogel sobre verificar o lado do cabo/porta/gabinete, mas eu não partiria direto para “abrir o gabinete e conectar por SATA” a menos que você já saiba que esse modelo se comporta normalmente fora da carcaça.
O faça-você-mesmo é razoavelmente seguro apenas se você tratar a unidade como somente leitura e parar quando ela começar a agir de forma instável. Dar uma olhada no Gerenciamento de Disco, tentar um cabo diferente e escanear com o Disk Drill ou outra ferramenta de recuperação é aceitável quando a unidade soa normal e mostra a capacidade correta. A parte insegura é quando as pessoas começam a “reparar” o sistema de arquivos porque querem que a unidade volte a funcionar. Recuperação e reparo são objetivos diferentes. Recupere os arquivos primeiro, conserte a unidade depois.
Uma pequena coisa prática: se você conseguir até mesmo acesso parcial, não perca tempo navegando pelas pastas para ver o que sobreviveu. Pegue primeiro as coisas insubstituíveis, fotos, documentos, arquivos de imposto, o que for mais importante. Grandes varreduras de disco inteiro podem levar uma eternidade, e um externo com defeito pode sumir no meio do processo. Se ele desconectar mais de uma vez durante a cópia ou a varredura, eu pararia de tratá-lo como um problema de software e faria uma imagem com uma ferramenta adequada ou o enviaria para um serviço especializado. O faça-você-mesmo serve para uma bagunça lógica. Não serve como teste de estresse para uma unidade morrendo.
O Windows tentando “ajudar” pode fazer parte do perigo aqui. Se aparecer com “você precisa formatar este disco” ou pedir para inicializá-lo, não vá clicando só para ver o que acontece. Cancele esses avisos. Uma quantidade surpreendente de danos causados por conta própria começa quando alguém aceita uma janela do Windows com aparência inofensiva antes mesmo de executar um software de recuperação.
Concordo em grande parte com os outros, mas eu seria um pouco menos casual quanto a escanear a unidade original se os arquivos forem importantes. Em teoria, uma varredura de recuperação é somente leitura, mas ainda assim faz a unidade trabalhar pesado por muito tempo. Se a unidade já estiver fraca, isso pode ser o suficiente para levá-la de “ocasionalmente legível” para “mal legível”. O Disk Drill ou ferramentas semelhantes podem ser úteis quando o problema é uma partição perdida, sistema de arquivos RAW, desconexão acidental etc., mas a ferramenta não faz milagres. Ela não pode tornar um Seagate com falha física mais seguro para leitura.
A parte chata que as pessoas esquecem é que você precisa de outro lugar para colocar os dados recuperados antes de começar. Não uma pasta na mesma unidade Seagate. Não o mesmo disco depois de uma formatação rápida. Uma unidade separada com espaço livre suficiente. Se o externo tem 4 TB e você só se importa com 200 GB de fotos e documentos, recupere isso primeiro em vez de tentar reconstruir a unidade inteira só porque o software oferece essa opção.
Meu limite seria bem simples: se ele mostra a capacidade correta, faz sons normais, permanece conectado, e você está apenas copiando ou escaneando a partir dele, fazer por conta própria é razoavelmente seguro. Se ele faz cliques, fica offline, mostra o tamanho errado, congela o computador inteiro ou fica se reconectando, pare. Nesse ponto, você não está mais resolvendo um simples problema de USB, está apostando com o tempo de leitura restante da unidade.
Depois de recuperar o que puder, eu não confiaria nesse Seagate como a única cópia de nada, mesmo se você conseguir fazê-lo funcionar de novo. Uma unidade que sumiu depois de uma desconexão pode realmente ter sofrido apenas danos no sistema de arquivos, claro, mas ela já merece ser rebaixada para “armazenamento temporário” até passar nos diagnósticos e você ter backups em outro lugar.