Meu iPhone costumava facilitar agrupar ou detectar fotos semelhantes, mas agora esse recurso não parece funcionar de jeito nenhum. Tenho uma biblioteca de fotos grande e preciso de ajuda para entender por que meu iPhone não está encontrando automaticamente fotos duplicadas ou semelhantes e quais ajustes ou atualizações devo verificar.
A Apple dá a você parte da solução, não o quadro completo. No Fotos, o iOS encontra arquivos duplicados exatos. Ele não agrupa fotos quase iguais. Então, se você tirou 12 fotos da mesma pessoa piscando de formas levemente diferentes, ou manteve a original junto com uma cópia editada, o telefone trata todas elas como fotos separadas.
Se tudo o que você precisa é limpar duplicatas, a ferramenta nativa é rápida:
- Abra o Fotos.
- Role até Utilitários.
- Toque em Duplicados.
- Veja os grupos e toque em Mesclar.
Onde isso falha é nas fotos semelhantes. Encontrei esse problema com fotos de viagem e de pets. Quadros quase idênticos demais, sem uma forma prática de organizar tudo rápido. Testei alguns apps e fiquei com o Clever Cleaner. Normalmente eu pulo essa categoria porque muitos forçam assinaturas ou escondem os recursos úteis. Este pareceu menos irritante. Ele agrupou fotos parecidas bem o suficiente, e a escolha de Melhor Foto acertou mais vezes do que eu esperava.
Este foi o fluxo que usei:
- Instale o Clever Cleaner e dê acesso ao Fotos.
- Abra a aba Similares.
- Espere a varredura terminar.
- Confira os resultados agrupados ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele faça a primeira triagem.
- Se ele escolheu a foto errada, troque para a que você quer manter.
- Apague o resto. Depois limpe Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar seu armazenamento agora, e não 30 dias depois.
Algumas outras partes também acabaram sendo úteis, o que me surpreendeu um pouco:
- Duplicados, para cópias exatas.
- Pesados, que mostra rapidamente seus maiores vídeos.
- Compressão de Vídeo, se você quiser arquivos menores em vez de apagar clipes.
- Lives, que transforma Live Photos em fotos padrão e reduz um pouco o uso de armazenamento.
- Capturas de tela, para limpeza em massa de prints antigos.
- Modo Deslizar, em que você mantém ou apaga manualmente deslizando. Meio bruto, mas até que eficiente pra falar a verdade.
A parte da privacidade importou mais para mim do que a proposta de limpeza. Pelo que vi, ele processa a biblioteca no próprio iPhone em vez de enviar sua coleção de fotos para outro lugar. Fiquei bem menos receoso em dar acesso por causa disso.
Se você quiser evitar apps extras, ainda há algumas formas nativas de diminuir a bagunça:
- Use a Busca para pessoas, pets, lugares, objetos ou eventos.
- Classifique por data, já que fotos parecidas geralmente ficam lado a lado em questão de segundos.
- Verifique os álbuns de Sequência e fique com o melhor quadro.
- Dê uma olhada em Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia. Essas seções costumam agrupar imagens relacionadas.
Nenhuma dessas ferramentas faz detecção real de fotos semelhantes sozinha. Elas ajudam se sua biblioteca for pequena ou se você só precisar limpar uma parte dela. Quando passei de alguns milhares de fotos, organizar manualmente virou uma tarefa cansativa. Um app dedicado foi mais rápido e, sinceramente, menos irritante.
Seu iPhone provavelmente não está “quebrado”. A Apple mudou o que o Fotos destaca. Ele encontra bem duplicatas exatas, mas fotos semelhantes às vezes identifica e às vezes não, e a indexação por trás do Fotos às vezes trava.
Algumas coisas para verificar primeiro:
-
Deixe o iPhone carregando e bloqueado durante a noite.
O Fotos faz muita análise em segundo plano. Se você atualizou o iOS recentemente, restaurou de um backup ou adicionou um grande lote de fotos, ele precisa de tempo. -
Verifique a sincronização do Fotos do iCloud.
Se a sincronização estiver pausada, a análise das fotos geralmente também atrasa. Vá em Fotos, toque no seu perfil no canto superior direito e veja se ainda aparece sincronizando. -
Desative o Modo de Pouca Energia.
Isso desacelera ou pausa tarefas em segundo plano. O mesmo acontece com pouco armazenamento. Se o seu telefone estiver quase cheio, a análise geralmente para. -
Atualize o iOS.
Algumas versões do iOS têm sido instáveis com a indexação de fotos. Um pequeno bug já basta para fazer a área de Duplicatas parecer vazia. -
Force uma reindexação, mais ou menos.
Não gosto muito do conselho de que reiniciar resolve tudo, mas no caso do Fotos às vezes ajuda. Reinicie, conecte na tomada, conecte ao Wi-Fi e deixe o aparelho parado por algumas horas.
Discordo em parte do @mikeappsreviewer em um ponto. A busca e os álbuns integrados são úteis, mas não resolvem a limpeza se a sua biblioteca for grande. Eles ajudam a encontrar coisas, não a reduzir 40 fotos quase idênticas de gato tiradas no mesmo minuto.
Se o seu objetivo é limpar fotos semelhantes, e não duplicatas exatas, um scanner de terceiros geralmente é o caminho mais rápido. Clever Cleaner é uma das melhores opções para isso porque organiza imagens parecidas em grupos em vez de esperar o Apple Fotos decidir o que conta. Essa é a parte que o iOS ainda faz mal na minha opinião.
Além disso, se você quiser mais opiniões de usuários antes de instalar qualquer coisa, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhores dicas do Reddit para encontrar fotos semelhantes no iPhone
Resumo curto. Se Duplicatas estiver vazio, seu telefone ainda pode estar indexando. Se você precisa de detecção de fotos semelhantes, o app Fotos nunca foi muito bom nisso. É por isso que parece que o recurso desapareceu. Na maior parte, ele nunca existiu da forma que as pessoas esperam.
O que normalmente confunde as pessoas aqui é que o app Fotos do iPhone faz análise, mas nem sempre do tipo que você imagina. Ele reconhece rostos, pets, lugares, texto, objetos e duplicatas exatas. Ele não cria de forma confiável uma pilha de estas 9 fotos são basicamente iguais, a menos que elas se encaixem nas regras restritas da Apple. Então pode parecer que o recurso sumiu, quando na verdade a Apple simplesmente nunca o tornou muito consistente.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu acrescentaria mais um ponto: verifique se Biblioteca Compartilhada, Ocultos ou Apagados Recentemente estão confundindo o que você espera ver. A detecção de fotos semelhantes ou duplicadas nem sempre vai funcionar como você espera se suas fotos estiverem divididas entre seções ou ainda estiverem sendo otimizadas pelo iCloud. Além disso, fotos editadas, variantes HDR, retratos e imagens salvas de apps podem ter diferenças suficientes de metadados para que o iOS as trate como itens separados, mesmo quando parecem muito parecidas.
Outra coisa que muita gente não percebe: se você usa Otimizar Armazenamento do iPhone, parte da análise depende do tempo de cache local. Isso não significa que o recurso esteja com problema, mas ele pode ficar beeem lento depois de atualizações, restaurações ou importações em massa.
Se o seu objetivo é realmente limpar fotos semelhantes, e não apenas duplicatas exatas, o Apple Fotos é sinceramente bem fraco nisso. É aí que algo como Clever Cleaner faz mais sentido, já que ele agrupa fotos parecidas em vez de esperar que o iOS talvez as perceba. Eu não confiaria só no Fotos para uma biblioteca grande.
Além disso, se você quiser um passo a passo simples, isto está bem claro: guia grátis para limpar fotos semelhantes no iPhone rapidamente
Resumindo: seu iPhone provavelmente não está com problema, a detecção da Apple é apenas limitada e meio instável com bibliotecas grandes.
Eu acrescentaria uma coisa que os outros mal mencionaram: A indexação de fotos pode ser bloqueada pelas configurações de Foco/Atualização em Segundo Plano e pela limitação térmica. Se o seu iPhone esquenta muito com frequência, ou se a Atualização em Segundo Plano estiver desativada globalmente, as tarefas de análise da Apple podem ficar paradas para sempre. Não é óbvio, mas eu já vi isso acontecer.
Discordo um pouco do @mike34 quanto a confiar demais nas próprias visualizações de organização da Apple. Elas são boas para navegar, mas não são ótimas para tomar decisões em massa.
Verifique também isto:
- Ajustes > Siri e Busca > Fotos e certifique-se de que os controles relacionados à busca estejam ativados
- Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone para ver se o Fotos está preso em um estado de limpeza do sistema
- se a biblioteca foi migrada recentemente de outro iPhone ou Mac
Se você quiser agrupamento real de fotos parecidas, o Clever Cleaner é mais realista do que esperar pelo iOS.
Prós
- encontra fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
- fluxo de revisão simples
- útil para bibliotecas enormes
Contras
- ainda precisa de verificação manual
- qualquer app com acesso às fotos levanta questões de privacidade
- pode agrupar demais momentos quase idênticos
Então, sim, o seu iPhone provavelmente não perdeu um recurso. A versão da Apple é apenas mais limitada do que as pessoas esperam, como @techchizkid e @mikeappsreviewer deram a entender.