Memória do iPhone cheia - existe uma solução rápida ou isso leva um tempo?

O armazenamento do meu iPhone encheu de repente, e agora não consigo tirar fotos, baixar apps nem atualizar o iOS. Não tenho certeza do que causou isso nem se existe uma forma rápida de liberar espaço sem apagar coisas importantes. Estou procurando ajuda com soluções rápidas para o armazenamento do iPhone e quanto tempo isso normalmente leva.

O alerta “Armazenamento do iPhone cheio” deixou meu telefone inutilizável por um tempo. No meu iPhone 13, começou de leve, depois ficou feio. Os apps travavam. A câmera demorava uma eternidade para abrir. Uma foto rápida virava um momento perdido. Uma ou duas vezes o telefone reiniciou sozinho. Pelo que vi, quando o armazenamento está lotado, o iOS tem menos espaço para arquivos temporários e processos em segundo plano, então tudo fica mais lento.

A primeira coisa que eu verificaria não é a sua lista de apps. Eu fiz isso primeiro e só perdi tempo. Os maiores vilões de espaço eram vídeos antigos em 4K, anexos gigantes de mensagens e a habitual pilha vaga de “Dados do Sistema”. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Espere um pouco carregar. Você verá o gráfico de barras mostrando o que está ocupando espaço: Fotos, Apps, Mensagens, Dados do Sistema.

Se você paga pelo iCloud e seu telefone ainda diz que o armazenamento está cheio, sim, essa parte confunde muita gente. O iCloud não é armazenamento local extra no telefone por padrão. É mais como sincronização e backup, a menos que suas configurações estejam corretas. Abra Ajustes > Fotos e confira se “Otimizar Armazenamento do iPhone” está ativado. Se não estiver, seu telefone mantém os originais em tamanho completo no dispositivo, o que enche tudo rapidamente.

Eu tentei seguir o caminho da limpeza manual. Péssima ideia para mim. Passei tempo demais organizando o álbum Apagados Recentemente e, sim, você precisa verificar isso porque as fotos apagadas ainda ficam lá por 30 dias. Também passei manualmente por duplicadas e fotos borradas. Miserável, para ser sincero.

O que resolveu para mim foi usar um app de limpeza. Não confio na maioria deles, então fiquei adiando. Aí encontrei o Clever Cleaner. Foi o primeiro que mantive no meu telefone. Nenhum paywall aparecendo depois de dois toques. Nada de spam de anúncios. Nenhuma emboscada com assinatura estranha.

O layout ajudou mais do que eu esperava. A seção Heavies organizava a mídia por tamanho de arquivo, então encontrei vídeos antigos parados ali com 1 GB, 2 GB, coisas que eu tinha esquecido que existiam. A seção Similars agrupava fotos quase duplicadas. Se você tem nove versões da mesma foto do cachorro ou dez fotos do pôr do sol tiradas no mesmo minuto, isso reduz a bagunça rapidinho. Também encontrei uma pilha de capturas de tela que eu não precisava, memes, fotos de recibos, códigos QR, lixo aleatório. O meu tinha cerca de 500 MB, o que me surpreendeu um pouco. Outra coisa de que gostei: ele faz a análise no dispositivo, então suas fotos privadas não são enviadas para outro lugar.

Depois que limpei cerca de 12 GB, a lentidão sumiu. O telefone voltou ao normal. Não é mágica, continua sendo o mesmo telefone, mas fluido.

Se o seu armazenamento ainda parecer apertado depois de uma limpeza, vale a pena verificar estes pontos:

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Veja Anexos Grandes. Vídeos antigos, GIFs, notas de voz, tudo isso se acumula sem chamar atenção.

Safari
Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso às vezes libera uma boa quantidade de espaço, especialmente se os Dados do Sistema parecerem inchados.

Música e Podcasts
Downloads offline se acumulam rápido. Abra cada app e confira álbuns, playlists e episódios baixados.

Fotos
Não se esqueça de Apagados Recentemente. Se você pular essa etapa, o espaço livre ainda não vai aparecer. Eu deixei isso passar uma vez e achei que a limpeza tinha falhado. não.

A primeira passada leva um pouco de tempo. Depois disso, recuperar uma quantidade utilizável de armazenamento costuma ser bem rápido, cerca de 15 minutos se você focar em duplicadas, vídeos grandes e anexos de mensagens. Se o seu telefone está lento e cheio, comece por aí.

Se ele encheu de repente, eu procuraria primeiro um loop de sincronização ou uma atualização com falha, não apenas fotos. Esses saltos costumam vir de downloads do Arquivos, mídia do WhatsApp ou Telegram, Podcasts ou arquivos de atualização do iOS presos no armazenamento.

Correção rápida, tente liberar de 5 a 10 GB. Isso é suficiente para fotos e geralmente basta para o iOS voltar a respirar.

Faça isto:

1. Reinicie o telefone. Às vezes o cálculo do armazenamento fica errado.
  2. Ajustes, seu nome, iCloud, Backup do iCloud. Exclua um backup antigo com falha de um dispositivo se ele estiver muito grande.
  3. App Arquivos, No Meu iPhone, Downloads. As pessoas esquecem que essa pasta existe.
  4. TV, Netflix, Spotify, YouTube. Remova downloads offline.
  5. Ajustes, Acessibilidade, Conteúdo Falado, Vozes. Vozes extras da Siri ocupam espaço.
  6. App Mail. Remova anexos grandes ou adicione a conta novamente.

Discordo parcialmente de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu verificaria os apps logo no início, mas apenas os apps que baixam muito conteúdo, não todos os apps um por um. Redes sociais, streaming, mensagens e apps de nuvem costumam ser os culpados.

Se você quer rapidez, Clever Cleaner é bom para bagunça de fotos. Para uma visão mais ampla dos apps de limpeza com IA para iPhone, esta análise dos melhores apps de limpeza com IA para iPhone é útil, melhores apps de limpeza com IA para iPhone testados para limpeza real de armazenamento.

Se o seu telefone tiver menos de 1 GB livre, espere lentidão e falhas em atualizações. Libere algum espaço primeiro e depois atualize. Essa parte leva de 10 a 30 minutos se você focar nas coisas grandes e não começar a apagar apps aleatórios.

Armazenamento cheio de repente geralmente significa uma de duas coisas: os dados em cache/do app explodiram, ou uma atualização/download do iOS com falha está ocupando espaço. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre não verificar os apps primeiro, porque às vezes um app sai do controle e consome gigabytes da noite para o dia. Instagram, WhatsApp, TikTok, Telegram, Podcasts e Arquivos são reincidentes.

O que eu faria primeiro é isto:

• Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • Espere calcular
  • Procure um salto estranho, não apenas a maior categoria

Se um app estiver muito maior do que deveria, descarregue ou apague/reinstale. Descarregar mantém documentos/dados, apagar não. Verifique também se há um arquivo de atualização do iOS parado ali em Armazenamento do iPhone. Esse é traiçoeiro.

Também discordo um pouco do @espritlibre em um ponto: limpar os dados do Safari ajuda às vezes, mas se o armazenamento estiver criticamente cheio, geralmente essa não é a principal solução. É mais uma limpeza complementar.

Melhor solução rápida sem apagar coisas importantes:

• Descarregar apps não usados
  • Remover conteúdo baixado de streaming
  • Verificar o app Arquivos e Apagados Recentemente em Arquivos, não só Fotos
  • Apagar memos de voz antigos se você usa isso
  • Revisar o Mail se você tiver anexos enormes armazenados localmente em cache

Se o problema for principalmente bagunça de fotos, o Clever Cleaner é provavelmente a opção mais rápida e de menos esforço porque pode mostrar duplicatas/fotos parecidas e mídias pesadas sem você ter que procurar para sempre. Isso é mais eficiente do que apagar apps aleatoriamente que você vai reinstalar amanhã.

Também é útil se você quiser um passo a passo visual: guia passo a passo para limpar o armazenamento do iPhone

Se você conseguir liberar até mesmo de 3 a 5 GB, o telefone geralmente para de agir de forma estranha bem rápido. Se ele encheu literalmente da noite para o dia, eu suspeitaria de um bug em app antes de presumir que são apenas suas fotos.

Existe uma solução rápida, mas só se você parar de correr atrás de coisinhas. Concordo com @espritlibre e @cacadordeestrelas que saltos repentinos geralmente significam downloads ou mídia em cache, mas eu acrescentaria uma coisa que eles não enfatizaram muito: verifique se o app Fotos está no meio de indexação, restauração ou sincronização após uma reinicialização/atualização. Isso pode fazer temporariamente o armazenamento parecer pior do que realmente é.

Meu teste rápido:

• Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
  • Espere um minuto inteiro
  • Se a barra colorida continuar mudando, reinicie e verifique novamente mais tarde antes de apagar em massa

Além disso, discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre descarregar apps como uma medida inicial. Descarregar é ok, mas se os dados do app forem o verdadeiro problema, descarregar pode quase não ajudar. Para apps como WhatsApp, Telegram, Podcasts ou Chrome, você precisa limpar o conteúdo realmente baixado dentro do app.

Uma limpeza subestimada:

• Gravador
  • projetos do GarageBand
  • exportações do CapCut, iMovie, Lightroom
  • Apagados Recentemente no app Arquivos
  • álbum Ocultos no Fotos

Se você quiser a limpeza de fotos mais rápida, o Clever Cleaner é útil para encontrar duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos pesados.

Prós:

• triagem visual rápida
  • fácil para bagunça de fotos
  • bom para encontrar mídia pesada

Contras:

• é mais forte principalmente para limpeza de fotos/biblioteca, não para todas as categorias do sistema
  • você ainda precisa revisar antes de apagar
  • não vai reduzir magicamente todos os Dados do Sistema

Então sim, isso pode ser uma solução de 10 a 20 minutos se for bagunça de mídia/downloads. Se for corrupção do sistema ou um loop de atualização com falha, pode levar mais tempo. O objetivo é apenas liberar 5 GB rápido, depois fazer uma limpeza mais profunda mais tarde.